Documentário muito legal sobre o Roger Federer... logo de cara aparece o Tiger Woods falando:
"Ele tem a mentalidade certa para atingir a grandeza".Depois Rafa Nadal assumindo suas qualidades e Pete Sampras admitindo que Federer quebrará seus recordes.
Cada vez mais que procuro ler sobre grandes campeões me impressiono com seu "lado humano", isso mesmo, as vezes tendia a acreditar que estes atletas eram dotados de super-poderes e por isso seriam incapazes de errar. Acho que por isso me chamou tanta atenção sua conversação mental. Federer relata o que sentia e pensava na final do seu primeiro Grand Slam.
"Me lembro de ser o favorito ... e era tão estranho, como eu era o favorito era esperado que eu ganhasse e se eu perdesse eu ficaria tão desapontado e choraria por dias!!! Esse tipo de coisas passavam pela minha cabeça".
Sobre seu primeiro título em Wimbledon ele afirma:
"E no momento em que tudo aconteceu... quase chorei antes do macht point pois eu sabia que eu seria o campeão!"Contra Andy Rodick ele afirma que só venceu por ter lutado duro e mantido a calma.
"Aquela vitória liberou todo meu potencial, era incrível a sensação após aquele jogo, eu fiquei tão confiante e confiante você joga muito melhor e consegue mais resultados. Aquilo abriu as portas!"
Ele é o patrão de sua capacidade mental, o trabalho físico torna o lado psicológico mais forte, se ele consegue superar um exercício muito difícil isso também fortalece seu lado mental. Seu preparador físico (Pierre Paganini) compara o jogo com um quebra cabeça da mente, do tênis e do físico.
Me impressionou a declaração do Agassi após a derrota no US Open de 2005 relatada por um jornalista especializado:
"Eu fico desapontado com derrotas como essa, mas nessa não, pois em algum ponto é preciso admitir o óbvio que perdeu para um jogador melhor."Legal também a áurea em torno dele, o narrador afirma que muitos atletas perdiam mentalmente antes mesmo de entrar em quadra.
Vários outros vídeos sobre tênis no site.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Por favor deixe seu e-mail para que possa contactá-lo! Obrigado por deixar sua opinião.