sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Transpor limites ou Transcender limitações?





Uma pergunta que permeia o contexto esportivo é qual o objetivo do esporte? Várias respostas que geram novas perguntas são encontradas, seria superar os limites do homem? ou transpor obstáculos? vencer o oponente ou vencer a sí mesmo? Dependendo da pessoa que responder a resposta muda bastante.

O Barão de Coubertin, pedagogo e historiador francês, reconhecido como o fundador dos Jogos Olímpicos da era moderna, baseado no lema olímpico cunhado pelos gregos Citius, altius, fortius "Mais rápido, mais longe (ou mais alto), mais forte", responderia que seria pouco apenas medir quem ganha, mas exaltaria o prazer no esforço!

Esta matéria da Globo consegue traduzir um pouco este prazer, prazer que vai além de vencer o outro, vai além de transpor limites da quadra, campo ou pista... para estes atletas imagino que seria transcender as limitações físicas impostas pela "tragédia" ou pela doença, transcender todos os problemas da vida cotidiana. Aproveitando todas as possibilidades que o esporte oferece!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor deixe seu e-mail para que possa contactá-lo! Obrigado por deixar sua opinião.