sexta-feira, 15 de julho de 2011

Técnicos do Qatar

Durante o mês de maio tive a oportunidade ímpar de trabalhar com duas grandes instituições canadenses ligadas ao esporte. A primeira é a CAC (Coach Association of Canada) ou a associação de técnicos canadense, enquanto a CNMM (Centre National Multisport-Montréal) é responsável por fornecer estrutura para os atletas de alto rendimento da província de Québec. Através de um convênio firmado com o Comité Olímpico do Qatar, dois técnicos de seleções de base (15-17 anos) vieram à Montréal para participar de um curso orientado a treinadores de nível olímpico.
Diferentemente do Brasil, no Canadá não é obrigatória a formação em educação física para que alguém possa ser treinador de uma equipe esportiva, seja ela infantil ou adulta.O curioso é que mesmo alguém que não tenha a menor intimidade com o esporte pode ser "pressionado" a virar técnico. É muito comum o papel do Pai-Técnico-Voluntário que reune as crianças do bairro para "treinar" o esporte que o filho gostaria de jogar. O conselho de Educação Física Brasileiro, nos faz lembrar constantemente como este tipo de tapa-buraco pode por em risco a saúde das crianças. Pensando nisso a CAC criou o NCCP (National Coaching Certification Program), ou seja, programas de aprendizado com intuito de aumentar os conhecimentos específicos em mais de 67 esportes, reduzindo assim a ocorrência de possíveis acidentes devido a não-formação destes "treinadores".
Nas próximas postagens vou contar algumas das estórias que ouvimos ao longa dessa caminhada de descoberta do esporte Canadense/Quebecois.
Um dos aspectos que mais me impressionaram, foi a qualidade dos facilitadores do curso. Todos eram técnicos de alto desempenho(ou ex-técnicos) e doutores em suas áreas (fisicologia, psicologia do esporte, pedagogia do exercício), ou seja, eles conseguiam unir o conhecimento acadêmico ao conhecimento prático! Um dos facilitadores foi o técnico dos campeões olímpicos no revezamento 4x100 de Atlanta. Muita imformação!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor deixe seu e-mail para que possa contactá-lo! Obrigado por deixar sua opinião.