Uma pergunta me motivou a escrever esta postagem. Quem a fez foi o Fernando, outro "apaixonado" pela psicologia do esporte. Sua pergunta foi simples, "Você recomendaria a Laurentian University para eu fazer meu mestrado? mas a resposta não poderia ser. É uma responsabilidade muito grande indicar um curso em um país tão distante.
O que farei então será abordar as vantagens de estudar e morar no Canadá, afinal este foi o país que decidi morar e fazer meu mestrado.
Não estou aqui para fazer propaganda do Canadá, mas é importante dizer que
ocupa a oitava posição na lista de desenvolvimento humano da ONU e é um país que acolhe muito bem o imigrante.
Agora passando ao aspecto acadêmico, vou listar algumas vantagens de estudar Psicologia do Esporte aqui:
- Em encontro com o Dr Gordon Bloom da McGill University, o mesmo comentou que o Canadá é o melhor lugar para estudar PE no mundo. Isto pela quantidade de grandes programas de mestrado no país, aliados a uma rede de pesquisadores que trocam muitas informações entre si.
- São dois congressos por ano, o SCAPS e o ECSEPS. O primeiro de profissionais e o segundo com enfoque em estudantes de mestrado e doutorado.
- Alto nível das Universidades. Citando as duas que me inscrevi para o programa de mestrado, a McGill University, está no ranking das 20 melhores Universidades do mundo em todas as áreas do conhecimento, enquanto a University of Ottawa possui o maior quadro de professores (são 10 doutores) de Psicologia do Esporte e do Exercício das Américas.
- Preço dos cursos X oferta de bolsas de estudo. Além dos valores dos programas serem bem abaixo das universidades americanas, existem vários programas de bolsas de estudos que possibilitam que o estudante pague todas as taxas administrativas e o auxilie no dia-a-dia.
Abraços,
Tiago
Gostaria de obter informação do Mestrado em Psicologia do Esporte;tenho formação em Educação Física pela UFES(Universidade Federal do Es)e Pós Graduação em Fisiologia do Exercicio pela Uva, Universidade Veiga de Almeida, e tambem Sou Psicanalista.Tenho interesse!!!
ResponderExcluirOlá Mariangela, obrigado pelo comentário e visita ao blog. Por decorrência do programa do governo Federal "ciências sem fronteiras" há algumas parcerias que estão surgindo para facilitar a ida de brasileiros ao Canada. Se você visitar o site www.cienciasemfronteiras.gov.br e procurar "CALDO" encontrará várias informações sobre um consórcio de 4 universidades canadenses que recentemente firmaram um acordo com a Capes. Pode ser um bom começo.
ExcluirAbraço,
Tiago
Olá Tiago, Parabéns por sua iniciativa de incentivo ao estudo da psicologia do esporte no Canadá. Tenho grande interesse nessa área, termino minha graduação ao final de 2013, e gostaria muito de participar de um programa assim. Minha área de estudo é na análise do comportamento, gostaria de saber se existem orientadores nessa abordagem ai, se as pesquisas são fortes também.
ResponderExcluirObrigado!
Olá Lucas, obrigado pelo comentário. Na minha Universidade a análise do comportamento não é uma corrente de pensamento muito utilizada. Certamente a pesquisa é um ponto alto da Universidade de Ottawa, porém teorias como Self Determination Theory e outras mais cognitivas são mais populares por aqui.
ExcluirAbraços,
Tiago