Comitê Olímpico Brasileiro – 08 e 09 de outubro de 2010
Prof Newton Santos Vianna Júnior, M. Sc.
A ideia foi apresentar para os técnicos, dirigentes e responsáveis pela preparação psicológica dos atletas e técnicos, algumas ideias, conceitos e experiências de atletas sobre a importância da preparação mental para a competição, principalmente no alto rendimento.
Na sexta-feira, na parte da manhã, logo após a abertura do evento aconteceu a palestra da Dra. Samia Hallage, sobre o trabalho que ela tem realizado ao longo dos anos com as equipes de voleibol feminino do Brasil, desde as categorias de base até a medalha olímpica em Pequim 2008. A seguir as atletas e medalhistas olímpicas de vôlei de praia Adriana Behar e Shelda Bede, contaram sua trajetória desde o início da participação no vôlei de quadra, sua transferência para a praia e o sucesso alcançado nos campeonatos mundiais e nas olimpíadas.
Na parte da tarde a abertura oficial pelo Dr. Carlos Arthur Nuzman, presidente do COB que esteve em reuniões com dirigentes cariocas na parte da manhã. Em seguida o Professor Newton Santos Vianna Júnior apresentou o OMSAT-3, uma ferramenta de avaliação das Habilidades Mentais no Esporte e as pesquisas já realizadas com atletas e técnicos no Brasil e algumas internacionais. Na sequência o Prof. Dr. Dietmar Samulski apresentou em sua palestra a sua experiência e o trabalho realizado sobre a preparação de atletas olímpicos e paraolímpicos no Brasil. Encerrando as palestras do dia foi a vez do Dr. Makis Chamalis, da França, co-autor do livro “Cabeça de Campeão” traduzido para o português e editado pelo COB, apresentar suas ideias e conceitos.
No sábado, os trabalhos começaram com a excelente apresentação do Prof. José Roberto Guimarães, técnico de voleibol da seleção brasileira adulta feminina, campeão olímpico com a equipe masculina em 1992 e com a equipe feminina em 2008. Ainda na parte da manhã o Psicólogo Guilherme Pineschi, apresentou a estruturação da Psicologia que será utilizada no Laboratório Olímpico do COB, onde é membro e um dos responsáveis.
Pela tarde, os trabalhos foram iniciados com a apresentação do Prof. Luís Eduardo Viveiros, responsável pelo Laboratório Olímpico do COB, sobre a estrutura e funcionamento desde esta fase inicial até a plena capacidade de avaliar e auxiliar os atletas e técnicos olímpicos para os próximos anos, com ênfase para o Rio 2016. A seguir a atleta Natália Falavigna, da modalidade tae-kwon-do, fez um relato de sua trajetória esportiva e a importância que a psicologia teve em sua carreira de sucesso. Finalizando as palestras o Dr. Makis Chamalidis falou sobre a aplicação da psicologia do esporte no esporte de alto rendimento na França.
As pessoas presentes elogiaram muito a iniciativa do COB e a possibilidade de terem acesso a informações tão importantes para o desenvolvimento do esporte no Brasil. Outras informações sobre o Laboratório Olímpico do COB podem ser acessadas no site:
Uma pena que aqui em São Paulo não haja cursos especificos de psicologia para o voleibol. Acredito que seja necessário que todos os profissionais da área de voleibol estejam interados com o que acontece e que a atualização seja acessível. A carência é gigantesca e poucos tem acesso. É necessário vasculhar, pesquisar por demais para encontrar algo do gênero.
ResponderExcluir