terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Vancouver 2010


Faltam 45 dias para o início de um evento pouco falado no Brasil, mas de enorme repercussão acima da linha do Equador. Como muitos sabem (e o título da postagem sugere) os Jogos Olímpicos de Inverno serão realizados na cidade de Vancouver. Como Pequim teve Hong Kong como sede do hipismo, a cidade de Whistler receberá os esportes de montanha como esqui alpino, snowboard, entre outros.
Como há muita informação na internet vou tentar explorar a experiência que tive ao invés de apenas repetir o que vem sendo dito.
Ao menos em Park City, cidade que desempenhou o mesmo papel que Whistler em 2002, por ser uma cidade muito pequena o trânsito ficou praticamente interrompido, apenas moradores previamente cadastrados tinham acesso ao centro da cidade. Isso é claro se eles morassem nestas ruas. As principais avenidas (4 pistas, 2 para estacionar e 2 para rolagem) foram fechadas para a montagem de tendas de patrocinadores. Para ter acesso a cidade, era necessário deixar os veículos em imensos estacionamentos que foram construídos a 20 minutos do centro. Ônibus saiam de 5 em 5 minutos para os diversos locais de competições. Vale dizer que tudo funcionou muito bem!!!

Uma outra experiência inesquecível era que como os Jogos aconteceram em fevereiro de 2002, apenas 5 meses após o maior ataque terrorista da história dos Eua, podesse imaginar a tensão das autoridades para possíveis ataques. Como funcionário de um dos Resorts que recebeu competições, nosso acesso era livre para esquiar durante nosso horário de folga, mas em certos locais próximo a área de competição havia soldados armados (bem armados) com detectores de metais... não aqueles de boates, mas os de aeroportos!

Mesmo assim o clima era de muita festa e alegria! Gostaria muito de experienciar novamente toda essa energia. E foi por causa desta energia que resolvi postar sobre Vancouver. Durante a palestra do Daniel Gould em São Paulo, um dos convidados foi o Ms. Alexandre Nunes, estava com um casaco de Turino 2006. Seu comentário sobre as Olimpíadas de Inverno foi que não perderia mais nenhuma, seria voluntário em todas! Afinal participar de um grande evento esportivo pelo lado de dentro é uma oportunidade que deve ser aproveitada! Como nem todo mundo é o César Cielo para ir de Classe Executiva e tudo pago... vai a dica: Ainda estão aceitando voluntários para Vancouver 2010! Acesse o link Voluntários mas corra pois parece que é até o fim do ano!
Outra dica e que durante os Jogos tudo fica muito caro, portanto espero participar das Para-Olimpíadas de Inverno que acontecerá de 12 à 21 de março. Mas a minha expectativa é como em Congressos, primeiro envio o trabalho... caso seja aprovado verificamos a viabilidade de ir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor deixe seu e-mail para que possa contactá-lo! Obrigado por deixar sua opinião.