quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Gatorade e Bob Singer

Tem uma postagem que gosto muito que fala sobre a importância de falar inglês... pois é... com o convite para traduzir o Bob Singer no II Congresso da Abrapesp, ganhei várias oportnidades em que eu deveria me ambientar e conhecê-lo. Com isso pude construir uma amizade muito bacana. Já comentei ontem sobre o que penso do Dr Singer. Nesta postagem vou falar de uma curiosidade para quem gosta de esporte e de um momento que foi especial para mim no II Congresso.

Em um dos jantares com os convidados internacionais, o Bob me perguntou se eu conhecia a historia do Gatorade. Respondi que não e ele começou mais ou menos assim...
O Gatorade foi criado em 1965 , quando pesquisadores da Universidade da Flórida, onde ele é reconhecido como professor emérito, foram procurados pelo técnico da equipe de futebol americano da universidade (Os Florida Gators). Ele estava frustrado com o desempenho dos atletas de sua equipe nos momentos finais de suas partidas e pediu auxílio aos estudiosos. Dr. Cade (obrigado Wikipédia) estudou os componentes do suor e começou a desenvolver uma bebida com composição “idêntica” da combinação de sais minerais e carboidratos perdidos durante a atividade física.
O Bob disse que a bebida foi desenvolvida e que era igual ao suor, inclusive o gosto! Justamente por esta característica é que os pesquisadores começaram a misturar a nova bebida com alguns sabores e uma mistura bem sucedida foi com suco de limão. Daí a origem do nome GATOR (Flórida Gators) + ADE (LimonADE ou limonada em inglês).




Bem esta foto é a foto de um copinho do Gators que ganhei após a palestra.

Outras duas curiosidades: 1. O que a princípio era uma jogada de marketing para associar o nome da bebida ao desempenho do time, hoje já está em fase de mudança nos Estados Unidos, sendo utilizado apenas a letra G. 2. A bebida representa um ganho milionário de royalties à Universidade da Flórida que detém os direitos da bebida.

3 comentários:

  1. Oi Tiago!

    venho acompanhando seu blog a algum tempo, mas nunca havia deixado um recado. Agente jah se cruzou em congressos algumas vezes (sou de Floripa e era psic. do Avai FC). Parabens pelo blog e pelo trabalho de tradutor no congresso. Gostaria muito de ter ido, mas eu estou fazendo meu mestrado aqui na Australia sob a supervisao da Prof. Stephanie Hanraham. Achei muito legal este congresso com tantos convidados de peso, mostra o crescimento da area da psicologia do esporte. Realmente o ingles e extremamente importante, especialmente para area da Psico do Esporte.

    Abraco,
    Fernanda

    ResponderExcluir
  2. Olá Fernanda,
    Lembro de você sim! Se não me engano você apresentou uma mesa redonda onde o tema era Futebol, certo? Realmente o Congresso foi excelente! Como estão as coisas na Austrália. Uma pessoa que me influenciou muito foi o Prof Mark Andersen da Victoria University. Você o conhece? Ele escreveu (editou) um livro sobre psicologia do esporte clínica muito bom! Como curiosidade o título é: Doing Sport Psychology.
    Mantenha contato e obrigado por acompanhar o Blog!

    ResponderExcluir
  3. Oi Tiago,
    entao encontrei o Mark Andersen em um congresso aqui em Brisbane. Participei de um workshop dele, ele eh muito figura, bem exigente e competente. Os livros dele realmente sao otimos! Tenho um e o outro peguei na biblioteca da faculdade. Ano que vem ele e minha supervisora vao publicar um livro muito bom, extremamente completo! Da dando um bom trabalho para eles!
    O blog tah otimo! Sempre que posso dou uma olhadinha!
    Abraco Fernanda

    ResponderExcluir

Por favor deixe seu e-mail para que possa contactá-lo! Obrigado por deixar sua opinião.