sábado, 19 de dezembro de 2009

Barcelona FC

Acabo de assistir o jogo Barcelona X Estudiantes, onde o clube catalão venceu por 2 X 1 na prorrogação. Ao final do segundo tempo, pude observar algo que já havia sido dito pelo Dr. Joaquim Dosil no II Congresso Abrapesp. Em sua palestra, Dosil, utilizou um vídeo onde o  Guardiola (técnico do Barcelona)aparece conversando ajoelhado com seus jogadores antes do início da prorrogação.


Os pontos enfatizados pelo Dosil estavam relacionados a forma de comunicação utilizada pelo técnico. Ele fica no mesmo nível dos jogadores, facilitando a compreensão, mantendo contato visual com todo seu plantel. Guardiola faz parte da roda de conversa, o que difere do técnico argentino que fica em pé e no meio da roda de jogadores, dando as costas a alguns de seus atletas por parte do tempo.
Outro ponto enfatizado foi a manutenção do foco da equipe em fazer o que eles sabem, com paciência, sem dar muitas instruções... A única instrução que ele deu foi para iniciar o jogo jogando pelas laterais para que com a troca de passes os espaços seriam criados.

Achei este outro vídeo que gostei bastante. Aparece o "dia-a-dia" do técnico com sua equipe, a forma como ele participa dos treinos e a proximidade que mantém com seus jogadores. PS: apenas estou constando um vídeo editado do técnico... não posso afirmar que ele é assim todos os dias!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor deixe seu e-mail para que possa contactá-lo! Obrigado por deixar sua opinião.