terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

O caso sobre a "censura" ganhando forças!

Isto mesmo, vários blogueiros e sites estão noticiando o quem vem ocorrendo com a Prof. Dra Kátia Rúbio.
Entre eles o Blog do José Cruz, envolvido com os bastidores da política e economia do esporte a mais de 20 anos.


Decisão antipática dos "Senhores dos Aneis"

         Num país de escassas publicações sobre temas olímpicos, um livro sobre o assunto nem sempre é bem recebido.
         O mais recente caso de “censura” a uma publicação do gênero – “Esporte, educação e valores olímpicos”– é do COB, a pretexto de que as expressões “olímpicos” e “olimpíada”, assim como os aros-símbolos dos tradicionais Jogos são propriedade do Comitê Olímpico Internacional.
Leia na íntegra! Vale a pena conferir, há até uma reportagem com a Dra Kátia Rubio.
Também recebi ontem uma reportagem que saiu na Folha de São Paulo publicada pelo Eduardo Ohata.
COB ENSAIA AÇÃO LEGAL POR PALAVRA "OLÍMPICOS"
Aros e "Olimpíada" também ferem Carta, afirma comitê

Gostaria de deixar minhas considerações também, em certa lista de discussões uma pessoa argumenta que o COI deve intervir em ações que busquem o ganho financeiro associando os nomes dos Jogos Olímp... (ops, quase que tenho que pagar royaltis). Acho apropriado zelar pela marca, afinal o COI quase viu a mesma desaparecer em detrimento de má administração e isso vem dando muito o que falar. Não consegui achar a matéria que li em dezembro, mas se tratava de uma empresa que estava sendo processada por vender camisetas com os dizerem: "Camiseta mais legal, dos Jogos mais legais que acontecerão em British Columbia em 2010". Vi outra postagem sobre a FIFA processando uma taberna de Pretória por utilizar as palavras Copa do Mundo de 2010 em diversos idiomas, tudo bem que a localização do bar é próxima a um estádio, mas parece claro que esta estratégia é usar um "bode espiatório" como exemplo. 
A Dra Kátia Rubio não deve servir de "boi de piranha" do COI, querer promover venda de camisetas e cerveja é uma coisa, basta ter tinta e máquinas não muito sofisticadas e no caso da cerveja um freezer, mas tratar uma acadêmica que dedica anos de sua vida divulgando e ampliando o conhecimento de milhares de pessoas sobre a psicologia, esporte e o Olimpísmo, é dar um tiro no pé das pretensões de um "legado real na educação". Vale lembrar que os autores que ganham dinheiro com livro no Brasil são Paulo Coelho, Augusto Cury, Padre Fábio de Melo... até tomei um susto ao ver o Luís Fernando Veríssimo na 15 posição... curiosamente nenhum acadêmico!
Não sei se esperar bom senso é pedir demais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor deixe seu e-mail para que possa contactá-lo! Obrigado por deixar sua opinião.