terça-feira, 21 de julho de 2009

Psicologia do Esporte e Segurança Pública

Unicef: 33 mil jovens serão assassinados
no Brasil até 2012

Esta é a manchete no site da Rádio CBN sobre uma pesquisa divulgada no dia de hoje sobre as perspectivas de morte por arma de fogo entre adolescentes Brasileiros.

A entrevista na íntegra está no link abaixo. Porém vale ressaltar alguns pontos importantes.
Foram pesquisadas cidades com mais de 100 mil habitantes. A média brasileira foi de 2 mortes
para cada 1000 habitantes, o que representa o SEXTO lugar no mundo! Estamos falando de adolescentes entre 12 e 18 anos!

Nestes últimos dias tenho lido muito sobre música e psicologia do esporte (ver posts anteriores) e um deles me chama atenção, pois como ficou comprovado a música pode aumentar a participação e permanência em atividades físicas e por isso o autor trata a Psicologia do Esporte como questão de saúde pública!!!

Se levarmos este raciocínio mais adiante perceberemos que há diversas OnGs que desenvolvem trabalhos fantásticos seja com música (Afro Reggae), cultura (Picasso não Pichava) ou esporte (Vila Olímpica da Mangueira). Com objetivos muito mais amplos do que formar artistas, cantores ou campões, mas evitar que este índice alarmante de fatalidades cresçam!

Este é um livro que fala de um projeto de Psicologia do Esporte realizado com adolescentes da ex-Febem e que mostra como podemos utilizar esta grande metáfora para a vida que é o esporte.

Parabéns Fábio Silvestre da Silva por abrir as portas no Brasil para uma solução tão viável e um caminho tão bonito para esta área que tanto amamos!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor deixe seu e-mail para que possa contactá-lo! Obrigado por deixar sua opinião.