domingo, 26 de julho de 2009

Brasil 3 X 2 Sérvia

Minha proposta inicial era de nunca postar "achismos" sobre fatos ocorridos no cenário esportivo, afinal, não precisaria cursar 5 anos de psicologia para dar pitaco se fulano "amarelou" em tal momento... Por isso tento manter uma certa coerência com esta filosofia do Blog.

O que não posso deixar de fazer é não comentar sobre acontecimentos e suas possíveis implicações na forma como os atletas enfrentariam os mesmos. Isso é diferente de pressupor que algo aconteceu com fulano para que ele errasse. Seria uma falta de ética da parte de qualquer psicólogo julgar um atleta sem conhecer o caso a fundo. Portanto vamos aos fatos e suas possíveis implicações!

O jogo: Brasil X Sérvia final da Liga Mundial de Volei.
Local: Belgrado (Capital Sérvia)
Data: 26/07/09
Momento do jogo: 3 set, Brasil (2 sets) 21 x 21 Sérvia (1 set)

Situação: Em uma reportagem para o site terra, o levantador Bruno, disse que a torcida jogava moedas e isqueiros neles(no vídeo 2min 08)! Pressão total! Em um ataque de Ivan Miljkovic (maior pontuador pelo segundo ano consecutivo) a bola bate no nosso bloqueio e volta na cabeça do atacante sérvio! Para espanto de todos o juiz dá bola fora e ponto para a Sérvia. Bernardinho falta invadir a quadra. Todos os jogadores brasileiros reclamam da arbitragem. Quando acontece o inesperado. Os delegados do jogo chamam o juiz auxiliar e explicam que a bola bateu na cabeça do sérvio e que o ponto deve ser brasileiro.

Nas palavras do comentarista da SPORTV: "Nunca ví isso antes, a tecnologia interferindo no resultado de um jogo de volei!" O Brasil estava a frente no placar 22X21.

Pensei: - Agora vencemos o jogo! Com a Sérvia totalmente fora de si pela volta do ponto, é só marcar mais 3 pontos e fechar!

Mas quem voltou muito mais fortalecida do episódio foi a Sérvia, pois fecharam o set em 23X25. Foi isso o que mais me impressionou, a capacidade da seleção brasileira retomar o foco para o tie-break. O Brasil iniciou uma reação incrível e saiu de uma desvantagem de 5 a 8 para marcar 12 a 10. O resto é história!




Aos 2min e 40 segundos há um comentário muito bom do Murilo sobre uma técnica muito utilizada e disseminada pela Psicologia do Esporte que é a auto-fala (auto-conversação ou conversa interna) .
- Naqueles 3 segundos eu falava pra mim mesmo, muita calma, você trabalhou muito pra isso por muito tempo, o saque vai entrar!

Parabéns Seleção! É claro que não é só concentração que ganha jogo, mas nos momentos decisivos são os detalhes que decidem e este foi um detalhe muito bem trabalhado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor deixe seu e-mail para que possa contactá-lo! Obrigado por deixar sua opinião.