quarta-feira, 15 de julho de 2009

Aposentadoria ou Transição na carreira?


O primeiro momento onde percebi que a transição de carreira estava mais próximo do que eu  imaginava foi no I Congresso da Abrapesp em 2007. Lá fiz uma apresentação oral sobre: "O significado do corte para jovens atletas de basquetebol" foi ao fim de uma apresentação sobre aposentadoria no esporte que percebi como os temas estavam entrelaçados.
Na fundamentação teórica, havia uma clara diferenciação sobre Transição de Carreira e Transição na Carreira, onde o primeiro significa a famosa e temida (para muitos atletas) aposentadoria seja por "burnout", "dropout" ou só out e o segundo significa uma mudança nos caminhos que a carreira toma, mudanças estas caracterizadas pela entrada no time profissional, no caso de atletas recém-contratados, ou pela mudança de país o que demanda assimilações de uma nova cultura.
Daí me veio o estalo (insight), se alguns atletas jovens (16 e 17 anos) param de jogar basquetebol por terem sido cortados do time. O corte pode influenciar (para não ser maniqueísta) em como se dá a transição na ou da carreira esportiva destes jovens!
Felizmente, este é um tema que foi bem discutido ultimamente. Houve o Seminário Internacional de Destreinamento e Transição de Carreira Esportiva, um evento promovido pela Abrapesp (Associação Brasileira de Psicologia do Esporte) e pela SBME (Sociedade Brasileira de Medicina Esportiva) com apoio do Ministério dos Esportes, no mês de fevereiro em São Paulo. O evento contou com quase 15 Doutores entre eles Prof. Dr Francisco Ucha (Cuba), Prof. Dr. Ramon Alonso Lopez (Cuba/Br.).
Contou ainda com Ana Moser (ex-atleta voleibol), Lamond Murray (ex-atleta NBA), Sócrates Brasileiro Souza Vieira de Oliveira (ex-atleta futebol), Vanderlei Cordeiro de Lima (ex-atleta atletismo) entre outros.
Outra forma pela qual a discussão veio à tona foi graças ao programa Dossiê SPORTV gravado com alguns dos convidados do Seminário. Para quem quiser acompanhar o programa, ele está disponível no site do SPORTV e foi dividido em duas partes. Portanto clique em parte 1 e parte 2 e assista.
Bem, me perguntava o que eu poderia acrescentar ao assunto após ter sido discutido em alto nível durante o Seminário e de forma muito bem explorada pelo Sportv. Eis que aparece minha esposa e me conta a novidade: "Estava navegando no site do RBC ( Royal Bank of Canada) e descobri algo que vai te interessar.
Pois bem, o RBC possui uma área especializada em atletas e técnicos esportivos para assessorá-los com suas finanças, com uma equipe multidisciplinar de gestores em finanças e ex-atletas que orientam de forma personalizada as aplicações de seus clientes atletas. Favorecendo a chegada da aposentadoria sem a preocupação de que "agora a vaca foi pro brejo".
Quem quiser saber mais sobre este serviço clique em RBC.
Abraços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor deixe seu e-mail para que possa contactá-lo! Obrigado por deixar sua opinião.