terça-feira, 7 de julho de 2009

Música e Desempenho Esportivo


Como um bom contador de estórias tenho que começar por uma...

em 2002 estava morando em Coal Ville, cidadezinha (põe zinha nisso) no estado americano de Utah. Isso porque estava trabalhando no Deer Valley Resort, mais especificamente no Silver Lake Restaurant, quando ao chegar em casa ligo a TV e está passando os Jogos Olímpicos de Inverno de Salt Lake City, até ai nada de novo, afinal foi justamente a oportunidade de vivenciar os jogos de inverno que me fizeram escolher a cidade de Park City para trabalhar durante minhas férias da faculdade... quando de repente vejo um snowboarder na competição de Half pipe usando fones de ouvido, não do tipo ipod (branquinho), mas uns meio grande mesmo, acho que na época nem existia ipod, lembro ter comprado um disc-man com anti-choque que evitava pular com impactos hehehe coisa de velho...

Sei que aquilo me chamou atenção!!! O porque dele utilizar a música em uma competição tão importante... ahh resultado ele arrebentou, dava pra perceber que ele estava solto na prova, curtindo o momento com o público e fazendo a parte dele. Desde então comecei a esquiar com fones de ouvido e acho que devo meus 5 pinos no ombro direito a influência que a música exerce na performance esportiva, afinal todas as vezes que eu tentava um novo salto ou "truque" colocava Dave Mathews Band e "mandava ver"!
É engraçado perceber que foi apenas 2 anos após que em outra viagem aos EUA que decidi fazer Psicologia do Esporte, afinal desde 2002 já era facinado pela influencia da mente no desempenho esportivo.

Para encerrar, este será meu tema de monografia no UniCEUB: a influencia da música no desempenho esportivo.

Um comentário:

  1. Realmente a música bem trabalhada com o atleta pode encaminhá-lo para uma melhor performance.
    Ameiseu blog, sou estudande de psicologia e quero me encaminhar para áre de psi do esporte, que é bem difícil por falta de material e abertura aqui no Brasil.
    Fiz um curso há pouco tempo de extensão de psi do esporte, muito bom, gostaria de me comunicar com você para trocar informações.
    =)
    Maria Clara

    ResponderExcluir

Por favor deixe seu e-mail para que possa contactá-lo! Obrigado por deixar sua opinião.