quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Vencendo o Jogo que Realmente Importa

meu trabalho ate novembro de 2009 era coordenar um projeto que atingiu mais de 12000 jovens do terceiro ano do ensino medio nos ultimos 3 anos. Eu e mais alguns voluntarios realizavamos uma palestra com o tema `Deixando Marcas`... um discurso que costumo fazer esta relacionado com minha experiencia no esporte.
Falo sobre uma pessoa que cresceu comigo, temos a mesma idade, jogavamos basquete, estudamos em boas escolas, mas com algumas diferencas afinal esta pessoa, o Ronaldo Isone, executava tudo com maestria, excelente aluno e atleta. Por praticarmos o mesmo esporte, mas jogando em times adversarios, sempre torci contra!!! Eramos mais que adversarios, quase inimigos, como quem bate esquece... ele nao liga pra esta estoria,  mas eu estava no time dos que apanham e muito.... dos 8 campeonatos ganhamos 1 e perdemos todas as outras finais pro time dele.
Mas esta estoria vai alem do esporte, um dia ao ve-lo, mais de sete anos depois de ter abandonado o basquete, um encontro com ele marcou minha vida. Consegui vencer aquele sentimento ruim que eu alimentava e disse: Oi Ronaldo!
Para minha desilusao ele nem respondeu, mas ao aproximar-se percebi que sua cabeca estava raspada e com uma imensa cicatriz... pensei: Acidente de carro...
 Ele pede desculpas e diz que nao tinha me visto.
Pergunto: carro?
 A resposta me rasgou por dentro... ele disse: Nao, cancer! Mas ja estou melhorando, Gracas a Deus deu tudo certo!

Fiquei a missa toda sem prestar atencao a uma palavra do padre, so pensando.... se fosse eu talvez eu nunca veria o rosto do filho que minha esposa esperava. Aquilo me fez parar e repensar algumas metas em minha vida.
Pois e... o esporte o ensinou a ter disciplina, perseveranca, coragem, forca de vontade, resiliencia, estabelecer metas, ser paciente!
Com estes ensinamentos ele venceu aquele "jogo"! Contrariando os "estatisticos" que o deram de 2 a 4 semanas de vida e tendo retirado 80% de um tumor cerebral do tamanho de uma laranja, ele  terminou Eng Mecatronica, formou-se em Matematica, tirou carteira de motorista novamente e Deixou Marcas em milhares de jovens com seu testemunho.

Ronaldo, voce e um vencedor e pode vencer mais esse jogo!

Boa sorte na cirurgia de amanha. Minhas oracoes estarao contigo!
Eu, Beta, Lipe e Lulu estamos na sua torcida!


ps: desculpem a acentuacao,mas estou em um bar em BH usando um pc emprestado para poder enviar esta postagem.

Um comentário:

  1. a todos os voluntarios e amigos do Ronaldo : não se preocupem, pois ele está na mão de Deus! e Deus tudo pode e tudo cura!
    firmeza aí irmãos!

    ResponderExcluir

Por favor deixe seu e-mail para que possa contactá-lo! Obrigado por deixar sua opinião.