quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Melhor mesa redonda!!!

Posted by Picasa

Recordar é viver! Em 2008, estive em Belo Horizonte participando do Congresso Sul Americano de Psicologia de Esporte na UFMG. Durante aquele evento pude ouvir grandes nomes da Psicologia do Esporte mundial, entre eles os Doutores Gershon Tenenbaum, Joaquim Dosil, Michael Kellmann e John Salmela.

O Prof. Dr. John Salmela falou sobre um estudo com mais de 200 atletas iranianos durante as seletivas para os Jogos Asiáticos, que estão para o Brasil como os Panamericanos, destes 110 foram selecionados para os jogos e 38 conquistaram medalhas. O estudo é muito interessante e compara o grupo de atletas selecionados com o grupo de não selecionados encontrando maiores habilidades mentais nos primeiros. Ao comparar atletas medalhistas com os não medalhistas, é observado que a única diferença significativa entre estes dois grupos é a reação ao estresse. Para o artigo completo deixe seu e-mail que eu lhe envio!

Ao comentar em uma rodinha no intervalo com o Newton Viana sobre a qualidade da apresentação do Salmela, ele disse que quando fosse até a casa dele (Salmela) daria o feedback. Achei estranho, eu sabia que o Salmela era da UOttawa, mas logo fui informado que ele havia casado com a Dra. Luci, uma brasileira que havia estudado no Canadá e estava em BH havia alguns anos. Comentei que gostaria de morar e estudar no Canadá e que até pretendia fazer uma viagem para fazer network e conhecer os campus.
O Newton riu, ligou pro Salmela e perguntou se nós não gostaríamos de ir até a casa dele! Claro que como um bom cara de pau aceitei de imediato, afinal minha avó já dizia: "Se alguém lhe convida para algo vá por duas razões, a primeira é que se convidou gostaria de sua companhia e a segunda é que se foi apenas por educação você lhe ensina a não fazer mais isso". :)

Ao chegar lá nem parecia que estava na presença de uma pessoa com 17 livros publicados. Ele sorriu e disse: "Welcome to Univesity Salmela". As próximas horas foram acompanhadas por um ótimo bate-papo, cerveja gelada e muita psicologia do esporte. Isso é claro em Inglês. Acho que já postei algo sobre a importância deste idioma.... hehehe. Aquele momento foi denominado a "Melhor Mesa Redonda do Congresso". Como estou indo para Belo Horizonte na próxima semana, fazer um curso de formação Ericksoniana, resolvi reviver um pouquinho esta mesa! Depois posto como foi.

Um comentário:

  1. Olá, gostaria de receber o artigo completo de Salmela.
    O email é: ana.lanconi@yahoo.com.br
    Grata

    ResponderExcluir

Por favor deixe seu e-mail para que possa contactá-lo! Obrigado por deixar sua opinião.