terça-feira, 20 de outubro de 2009

Rubens Barrichello

Acabo de ler o Blog do Flávio Gomes, polêmico com certeza, mas não deixa de nos fazer pensar sobre a forma como as notícias são passadas e com se criam (ou destroem) heróis... gostaria de fazer umas considerações...


Escolhido como um dos 50 maiores jogadores de basquete da história da NBA, John Stockton foi vice campeão duas vezes, ao lado de jogadores como Michael Jordan, Magic Johnson, Larry Bird, Wilt Chamberlain entre outros.

Pediram para Stockton  resumir qual era seu sentimento sobre aposentar-se da NBA sem nenhum título. 

"Uma grande parte é sobre a jornada", disse ele. "Tenho certeza que há pessoas que ganharam campeonatos que não tiveram de trabalhar muito duro para isso. Trabalhamos muito duro e não deu, mas ainda sinto-me recompensado pelo esforço que tive em competir. "
Quando finalizou sua carreira era o terceiro maior particiantes em jogos da NBA e era o 28 pontuador da história.




Para ser mais atual, vamos pegar o tenista Andy Murray, atual número 4 do mundo... Nunca ganhou nenhum Grand Slam. Mesmo assim está em quarto do  mundo na temporada. É motivo de orgulho para os britânicos, afinal é seu tenista melhor qualificado no ranking da ATP.  




Mas brasileiro gosta de Futebol... vamos pegar um ídolo mundial, Eusébio  português, vitorioso, ganhou 11 títulos pelo Benfica! Mas o mais próximo que ficou de ser Campeão do Mundo com Portugal foi um 3º lugar. Ok... Copa só de 4 em 4 anos, com o Poderoso Benfica foi vice 2 vezes do mundial interclubes. 










Agora vejamos o Rubens.... chega ao Grande Prêmio de Abu Dhabi de 2009 sendo o piloto com maior participação em grandes prêmios: 287, com 283 largadas (contra 256 de Patrese). Outras marcas destacam o desempenho do piloto:



  • 195 provas concluídas na zona de pontuação (perdendo apenas para Michael Schumacher, que pontuou em 197 corridas);
  • 68 pódios (sendo o quarto piloto a subir mais vezes ao pódio da Fórmula 1);
  • 602 pontos conquistados (sendo o 4º maior pontuador, apenas 12 pontos atrás de Ayrton Senna).


Se comparados com os GÊNIOS de seus esportes, tanto Pelé, como Federer, quanto Jordan dariam um baile em Euzébio, Murray e Stockton. Assim como o Schumacher dá um banho no Rubens. Mas isso não tira o valor de todo um trabalho realizado por estas pessoas. 


Ainda assim o consideramos como um cara derrotado, coitado, azarado... em qualquer outro esporte ele seria lembrado como um grande vitorioso, a não ser Murray que ainda atua em seu esporte, os outros dois atletas possuem estátuas em suas homenagens.


Isso me faz pensar sobre como mudei após descobrir a Psicologia do Esporte, lendo sobre desenvolvimento de jovens talentos, influencia das metas, fatores motivadores, impacto da derrota, valores através do esporte, percebi que a vitória é apenas uma parte deste imenso universo esportivo. Acho que por isso gostei tanto da declaração do Rubinho, (Sportvnews) onde ele falava que sempre teve seu pai para lhe apoiar e que neste GP Brasil quando chegou tinha o Dudu (seu filho) e que ao mesmo tempo que queria chorar e jogar o capacete longe era um momento para ele aprender e ensinar. "Afinal é isso que eu faço com o Dudu, ele perde um gol e eu digo, tem que continuar tentando filho. Amanhã tem outro jogo."


Acho que poderíamos repensar nossos conceitos...


Não deixem de ler o Blog do Flávio (link acima)!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor deixe seu e-mail para que possa contactá-lo! Obrigado por deixar sua opinião.