sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Mudança na Ginástica

Há dez anos... algumas promessas da Ginástica apareceram neste vídeo... fico pensando ao ver aos programas esportivos deste final de semana que traziam as mudanças no cenário da ginástica no Brasil. 


Alguns rostos duplamente novos, afinal estamos falando de atletas com 16, 17 anos que estão estreando em competições internacionais. Fico pensando como será ver este mesmo vídeo em 2019... 


O segundo vídeo sequer mostra a Bruna Leal, apenas cita seu nome... alguns dias mais tarde há vários vídeos só sobre ela. E assim a mídia segue buscando novos heróis para preencher nosso imaginário!


Falando em Heróis... minha sugestão é o livro: O imaginário esportivo: o atleta e o mito do herói da Dra. Kátia Rúbio. 

Quem gosta de Jung vai adorar este livro, reflexões profundas sobre a forma como o imaginário coletivo vai em busca deste seres míticos.
Já o último vídeo tem em sua chamada: 


Caçula da equipe, Bruna Leal é a única brasileira nas finais do Mundial de ginástica

Com apenas 16 anos, estreante supera nervosismo e chega à decisão do invididual geral da competição, disputada em Londres, na Inglaterra.
Em nenhum outro momento o nervosismo é citado. Vale lembrar que algumas ginastas brasileiras foram achadas mais "velhas" como a Daiane com 11 anos enquanto a Laís Souza iniciou aos 4 anos de idade. Portanto é um esporte que normalmente expõe os jovens atletas desde muito cedo à pressão competitiva. Gostei do comentário da Bruna, este é como se fosse nosso trabalho... demonstrando que pro repórter pode até ser uma surpresa ela ir à uma final, mas para ela é fruto de trabalho bem feito.

Façam bom proveito!














Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor deixe seu e-mail para que possa contactá-lo! Obrigado por deixar sua opinião.