quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Crianças sonham em participar da Olimpíada de 2016

mais trabalho para os Psicólogos do Esporte!

Achei esta matéria bem interessante...




Vale a pena refletir sobre como a mídia vai criando um cenário de pressão sobre as crianças, adolescentes e até atletas de ponta.

Será que esta "expectativa" exacerbada não pode gerar mais pontos negativos do que positivos? O que dizer do Chinês recordista mundial dos 110 com barreiras, que não conseguiu largar de dor. A cena da multidão abandonando o "ninho de pássaro" é impressionante.

Como o elevado nível de expectativa pode gerar castelos de sonhos e oceanos de desilusão. É claro que sonhar não custa nada, mas como manejar este sonho, transformando-o em metas claras (específicas, mensuráveis, temporais, relevantes e alcançáveis) sem jogar todo o "peso" em cima dos atletas.

Até hoje não acredito no que ouvi durante as Olimpíadas de Atenas, onde havia um a grande expectativa de que ela pudesse conquistar o ouro, afinal havia conquistado a medalha de ouro em etapas da copa do mundo... mas essa estória vocês já sabem... o que me deixa indignado é o fato de repórteres minutos antes da sua apresentação de solo perguntarem:

- Daiane, como você se sente podendo se tornar a primeira negra da história da ginástica a conquistar uma medalha de ouro?

A resposta pouco importa, saber que será a primeira brasileira já era uma grande responsabilidade, ter que carregar o Brasil todo nas costas é duro, mas carregar toda uma história de injustiça racial... não se compara! É muita pressão... não estou dizendo que foi isso que fez com que ela errasse!!! Mas minutos antes da prova é o momento onde o atleta deve esquecer do mundo, concentrar na plano de competição!

Espero que até 2016 possamos aprender com nossos erros e com os acertos de tantos outros países!

Lembre também o post sobre a influência dos pais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor deixe seu e-mail para que possa contactá-lo! Obrigado por deixar sua opinião.