terça-feira, 12 de maio de 2009

Informações sobre a Psicologia do Esporte no Brasil

Estava navegando pela rede e achei um discussão sobre a problemática da PE no Brasil... e resolvi escrever lá e aqui!

pra quem tiver orkut eis o link:
http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs.aspx?cmm=23664&tid=5320005969191210912&na=2&nst=25

Bem, vocês lembram da histórinha que dizia que dois vendedores de sapatos foram para Africa, pois bem um escreveu deprimido dizendo: " chefe, aqui ninguém usa sapatos." o outro escreveu " CHEFE, PREPAREM OS NAVIOS!!!! Aqui ninguém usa sapatos!"

Com a PE no Brasil estamos em uma fase semelhante!!!

A Prof Kátia Rúbio esteve em Brasília (onde moro e estudo Psicologia, ahhh estou cursando uma mat optativa de PE, faço particular) e deu uma pequena aula.

Ela começou dizendo que a PE só crescerá quando estas iniciativas (acadêmicas) forem estimuladas e deu um dado bem interessante.

Em 2000 teve inicio a primeira turma do curso do Sedes Sapientae, como o estágio é 0brigatório para formar-se (motivo de ser um curso de especialização profissional) os professores começaram a bater perna para buscar clubes e locais onde os estagiários fossem aceitos. Vale ressaltar que neste estágio o aluno já é Psicólogo formado e estagia de graça!!! Continuando, conseguiram se não me engano 4 clubes que firmaram convênio. Ao final do curso os clubes contrataram ao menos um dos estagiários. Mas o dado mais interessante é que hoje 2009, são mais de 18 clubes com parceria firmada e que possuem psicólogos no seu quadro!

Não sei hoje, mas o Finasa Volei (antes de acabar com o time profissional) possuia 8 pessoas entre psicólogos do esporte e estagiários trabalhando com a base!!!

Acho que isso mostra é que quando as pessoas capacitadas começam a mostrar a cara, a demanda pelo serviço aumenta.

Abraços,
Tiago Duarte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor deixe seu e-mail para que possa contactá-lo! Obrigado por deixar sua opinião.