sexta-feira, 22 de maio de 2009

Inglês, Ler ou não Ler? Eis a questão!


Se há uma coisa que percebi há algum tempo é que, em Psicologia deve-se ler MUITO!!!! Mas em Psicologia do Esporte deve-se ler MUITO em inglês!!! Isto mesmo, a língua de Shakespeare é não só a mais falada no psicologuês do esporte, como a mais escrita J !!! Felizmente percebi isso em uma viagem para os Estados Unidos, portanto não tinha muita dificuldade com o Inglês, mas tinha sim muita dificuldade com a leitura.

Posso dizer que eu não era um grande fã de Machado de Assis, Monteiro Lobato... entre outros grande imortais, há não ser é claro, quando eles eram "re-escritos" como novelas, filmes ou o Sítio do Picapau Amarelo.

A própria língua portuguesa tinha lá suas birras comigo, uma falta de acento aqui uma concordância discordante ali, e entre tapas e dedos no olho, ia levando minha vida sem me preocupar muito com isso.

Porém, esta paixão arrebatadora entre eu e a Psi do Esporte, fez com que percebesse que a área era relativamente "nova" (pelo menos era o que eu acreditava na época), densa e sem muitos livros (também não era muito chegado aos artigos) em português. Então, eu teria que ler muito e em inglês!!!

Para um bom entendedor me__ pala___ bas__! Teria que aprender a ler!!! Ou seria aprender a gostar de ler?! De qualquer forma, isso resultaria na inclusão de um novo hábito em minha vida!

Bem, tudo que eu colocar agora sobre como aprendi a gostar de ler poderá ser interpretado como auto-promoção... portanto, se alguém realmente quiser saber quais estratégias usei, basta me enviar um email que conversamos mais sobre o assunto.

O que importa agora é disponibilizar mais um local onde podemos encontrar bons artigos. A dica de hoje é o site da MCGill, uma das melhores Universidades Canadenses, situada na região do Quebec, ministra aulas em inglês. Possui um excelente laboratório de Psicologia do Esporte e oferece programas de mestrado e doutorado na área. Ambos vinculados ao departamento de Kinesiology and Physical Education.


O link é: http://sportpsych.mcgill.ca/publications.html

Lá você encontrará artigos sobre: Técnicos (Coaching), Agressão no Hockey de gelo, Lesões esportivas, Construção de coesão em equipes (Team Building), inclusive capítulos inteiros escritos pelo Dr. Gordon Bloom sobre Coaching.

Por hoje é só pessoal!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor deixe seu e-mail para que possa contactá-lo! Obrigado por deixar sua opinião.