quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Renato Gaúcho seca Inter

Em 2006, senti algo estranho ao ouvir o Renato Gaúcho dizer que não queria que o Internacional de Porto Alegre fosse campeão do Título Mundial Interclubes. Vários gaúchos, todos colorados, acharam que ele não era brasileiro e que por ter sido o goleador do título interclubes gremista, ele estava com inveja do Inter.
Pois bem, no Bom dia Brasil da Rede Globo passou mais uma reportagem com o Renato em que ele dizia que iria secar o Inter no jogo contra o Chivas, mas dessa vez não achei nada de errado. Na verdade fiquei até feliz em ouvir isso. Há alguns anos atrás, observava meio incrédulo o que acontecia no futebol brasileiro, um jogador beijava as quatro camisas dos clubes cariocas, técnicos rasgavam elogios ao "Clube do Treze", essa é a melhor torcida do Brasil, esta outra é a maior, esta a mais colorida... Os chamados mercenários se proliferavam incentivados pelos próprios dirigentes que "convidavam" seus algozes com a desculpa de fortalecer o clube.
Mas peraí, Quem ou O que é o Clube?!?!

No início do século passado, as partidas serviam para verificar qual clube era o melhor. Clubes formados por associados que formavam seus times. Como associados le-se,  pessoas que pagam  uma taxa para fazer parte de uma agremiação esportiva por acreditar que esta representa sua categoria ou valores que estes compartilham. Naquele tempo os atletas vestiam as cores do clube que escolheram fazer parte, havia identificação com a camisa.
Os anos se passaram e futebo virou negócio. Vieram os mercenários, acompanhamos times inteiros que apenas usavam as cores do clube mas não possuiam nenhuma identificação com aquele grupo de pessoas.
Mas parece que agora há uma luz no fim do túnel, nas últimas temporadas os dirigentes começam a entender que é preciso mais do que craques, é preciso pessoas que representem ou pelo menos compartilhem os valores dos clubes. Talvez esta seja a razão da repatriação de ex-jogadores estar na moda. Afinal, dentre um universo de atletas tão vasto o que explicaria o Inter contratar novamente o Rafael Sobis, Tinga e Renan, o São Paulo contratar o Ricardo Oliveira entre tantos jogadores?
Nunca me imaginei dizendo isso, mas precisamos de mais Renatos Gaúcho. Pessoas que vivam o futebol com paixão pelo clube de coração. Só assim nós torcedores nos sentiremos representados integralmente pelos profissionais que vestem nossas cores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor deixe seu e-mail para que possa contactá-lo! Obrigado por deixar sua opinião.