quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Juízes de Futebol e Psicologia do Esporte

Durante a Copa da África achei esta reportagem do terra que dizia como os árbitros estavam se preparando para superar o incômodo barulho das vuvuzelas. 
De acordo com a materia foram realizadas simulações na universidade Odendaal, em Pretória. No teste, eram realizadas jogadas de ataques contra defesa, além de diversas situações de jogo. Um alto falante foi colocado no campo, produzindo som em alto volume. Dessa forma os juízes ficariam familiarizados com o barulho "irritante" das mesmas.
Agora não lembro a fonte, mas os soviéticos já utilizavam estratégia semelhante para treinar a temida seleção de volêi de décadas passadas, ao invés de auto falantes que reproduziam os sons da tão falada vuvuzela, a antiga URSS utilizava torcedores reais que gritavam todo tipo de "elogios" aos atletas para que eles treinassem seu foco atenção ao que acontece dentro e não fora de quadra.
Lembro também de uma entrevista do então Ministro dos Esportes da Rússia quando o mesmo dizia que na época da URSS era mais fácil criar Grandes Atletas, que a democracia dificultava o processo. Hoje em dia deve ser bastante difícil achar 6 ou 7 mil torcedores dispostos a gritar para treinar os atletas. Que venham os alto falantes.
Outra matéria que recebí é da Dra. Marta Magalhães de Sousa, que trabalha desde 2004 com árbitros brasileiros. Vale a pena dar uma olhada na entrevista do site apitonacional.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor deixe seu e-mail para que possa contactá-lo! Obrigado por deixar sua opinião.