quarta-feira, 23 de junho de 2010

Graduação em Psicologia do Esporte

Encontrei um curso de graduação e Psicologia do Esporte no Canadá, como um grande amigo está estudando na mesma universidade que oferece o programa, pedi a ele que escrevesse sobre o mesmo. Espero que gostem deste post, afinal é o resultado do tempo gentilmente gasto pelo Claus para que mais brasileiros soubessem de como a área se desenvolve em outros países, além é claro de qual realidade encontrará por lá. Valeu Claus, ficou show!!!

Antes de falar sobre o curso de Psicologia Esportiva vou contar um pouco da minha historia. No dia 31 de Dezembro de 2008, eu (Claus) me mudei para o Canadá com o objetivo de terminar meu curso de Educação Física e Esportes. Depois de um ano de preparações, papelada e visto entre outros, consegui transferir meus créditos da Universidade Católica de Brasília para Laurentian University. O melhor disso tudo foi ter meus créditos reconhecidos, me permitindo a continuar o meu curso do ponto onde parei no Brasil.
Ainda no Brasil fui técnico de basquete da Escola Americana de Brasília por quatro anos, assim como parte da comissão técnica da seleção de basquete do Distrito Federal em diversas categorias e estagiário da Companhia Atlética de Brasília. O meu chefe da Escola Americana, se formou na Laurentian University. Devido a nossa amizade, em uma de nossas conversas surgiu a possibilidade e o talvez de vir pro Canadá. Com a ajuda dele e após algumas ligações a mudança estava encaminhada. Hoje faz um ano e meio que estou no Canadá, trabalhando, estudando e levando uma vida feliz, grato a cada minuto por estar bem e capaz de viver da forma que estou vivendo. Hoje falta apenas um ano pra eu me formar e sou empregado de uma empresa chamada Healthy Living – Professional Coaching & Health Education, na qual treinamos atletas e pessoas.
Laurentian University e estudando no Canada:
Laurentian University, fica em Sudbury, Ontario – Canada. A universidade hoje possui por volta de 8mil estudantes e oferece inúmeros programas de graduação e pós assim como doutorado. Falando de esportes a Laurentian oferece cursos únicos no pais. O departamento de Human Kinetics engloba os seguintes cursos: Sport & Physical Education, Kinesiology, Health Promotion, Outdoor Adventure & Leadership e finalmente Sport Psychology. Todos esse cursos podem ser combinados com licenciatura para o meio da educação.
Aqueles que tem a vontade de estudar por aqui tem que prestar atenção a algumas coisas... Primeira delas o FRIO. Durante o inverno (outubro a abril) frio chega a -40C (sensação térmica)!!! Porem, a cidade de Sudbury e conhecida por ser uma das cidades mais ensolaradas do Canada, alias da pra contar nos dedos quantas vezes tive dias de chuva por aqui desde que cheguei. No verão, brasileiros “quase” conseguem se sentir em casa, onde as temperaturas podem chegar a 30C. Por se encontrar em uma região de lagos, Sudbury, oferece boas pedidas de lazer como por exemplo canoagem, caiaque, escalada e boas caminhadas. Opcoes de moradia no campus facilitam muito a vida dos estudantes. Com apartamentos de preços acessíveis, já mobiliados e com acesso a internet.
Ai vai meu conselho, você não vai querer pegar um ônibus num frio desses. Morando no campus o estudante esta a 10 minutos de distancia de qualquer sala de aula. Não se deixe levar pelos hábitos alimentares canadenses que não são dos mais saudáveis, em supermercados voce encontra todo tipo de comidas.
Em termos de custos, estudantes devem esperar gastar por volta de 20mil dólares canadenses incluindo moradia, estudos e alimentação.
Resumindo, o Canada vale muito a pena. Opcoes de emprego não faltam, ate mesmo porque com um visto de estudante, você pode trabalhar no campus da sua instituição de ensino. Por aqui existe toda uma estrutura voltada para facilitar a vida de estudantes, como por exemplo a carteira de estudante canadense também usada como passe de ônibus na sua cidade.
O curso de Psicologia Esportiva:
Depois de pesquisar um pouco, descobri que o curso de psicologia esportiva da Laurentian é o único no Canadá. Devido a tal, é referencia nacional  e mundial. O departamento conta com professores de renome como Robert Schinke (Ph.D) e por aqui já passaram nomes como Mark Eys (Ph.D). O curso é  de quatro anos de duração, permitindo que assim que formados, os alunos já terão o cartão de entrada para uma pós ou mestrado que posteriormente os levara ao título de Psicólogos Esportivos. Infelizmente para ser um psicólogo esportivo no Canadá você precisa de um mestrado no mínimo. Na verdade se trata de um Bacharel em Artes (B.A) designado para introduzir estudantes ao campo de estudo da Psicologia Esportiva teórica e prática, a maior parte deste tem como base psicologia e educação física, levando um entendimento multidisciplinar da preparação mental de atletas. Trabalhando ou atuando como técnico esportivo, professor, educador físico, personal trainer ou pesquisador do meio esportivo, as experiencias e conhecimentos oferecidos através do programa levam o profissional a estar apto para ingressar o meio de trabalho. Os graduados do programa de Psicologia Esportiva da Laurentian University geralmente entram para meios de pesquisa em áreas da psicologia esportiva como treinamento mental, pesquisas esportivas, educação e treinamento.
Aqui vai a copia do currículo escolar do curso de Psicologia Esportiva:  

1 st year (31.5 credits) (Ano 1) 
PHED 1099 E - Outdoor School I (Atividades ao ar livre I)
PHED 1106 E - Human Movement (Movimento Humano)
PHED 1206 E - Perspectives of Physical Education and Sport (Perspectivas do esporte e Educacao Fisica)
PHED 1507 E - Anatomy and Kinesiology (Anatomia e estudo do movimento)
PHED 0150 E** - Sport Psychology Colloquium (Convencao Psicologia Esportiva)
PSYC 1105 E* - Introduction to Psychology (Introducao a Psicologia)
COSC 1701 E - Computer Applications (Computacao)
PHIL 2536 E - Ethical Issues in Contemporary Sport (Questionamento Etico no Esporte Contemporaneo) 
+ electives (6 cr) (Eletivas)
* Minimum grade of 60% required.
** No credit.  

2 nd year (30 credits) (Ano 2) 
PHED 2116 E - Biomechanics I (Biomecanica I)
PHED 2206 E - Motor Skill Learning and Motor Control (Aprendizagem Motora)
PSYC 2126 E* - Scientific Method and Analysis I (Metodo Cientifico e Analitico I)
PSYC 2127 E - Scientific Method and Analysis II (Metodo Cientifico e Analitico II)
PSYC 2005 E - Developmental Psychology (Psicologia do Desenvolvimento)
PSYC 2707 E - Motivation (Motivacao)
PHED 4216 E - Sport Psychology (Psicologia Esportiva) 
+ elective (6 cr)(Eletivas)
* Minimum grade of 60% required.  

3 rd year (30 credits) (Ano 3) 
PSYC 3306 E – Learning (Aprendizado)
PHED 3406 E - Mental Training in Sport Psychology (Treinamento Mental na Psicologia Esportiva)
PHED 3996 E - Special Topics in Sport Psychology (Aspectos Especificos da Psicologia Esportiva)
PHED 4516 E - Stress Management (Lidando com Stress)
PSYC 3206 E - Fundamentals of Psychometrics (Fundamentos da Psicometria)
PSYC 3256 E - Design and Analysis I (Design e Analise I)
PSYC 3805 E - Social Psychology (Psicologia Social)
+electives (6cr)(Eletivas)  
4 th year (30 credits) (Ano 4)  
PHED 4107 E - Human Development and Physical Activity (Desenvolvimento Humano e Atividades Fisicas)
PHED 4217 E - Sports in Society (Sociedade no Esporte)
PHED 4996 E** - Sport Psychology Internship (Estagio Psicologia Esportiva)
PSYC 4104 E - Student’s Investigation (Tese de curso)
PSYC 4205 E - Fundamentals of Clinical and Counselling Psychology (Fundamentos da Psicologia Consultiva e Clinica)  
+ electives (6 cr)(Eletivas)
* No credit.
** Minimum 40 contact hrs for this internship course
Vale a pena lembrar que a escolha do estagio fica a critério do aluno, porém, é obrigatório. Muitas vezes os professores do curso divulgam vagas para estes. 

Minha experiência com o curso:

Como estudante de Educação Física faz parte do meu currículo pegar algumas matérias do curso de psicologia esportiva. Em qualquer um dos cursos do departamento de Human Kinetics, cada aluno precisa pra formar, de algumas matérias em psicologia geral (Introduction to Psychology), psciologia esportiva (Introduction to Sport Psychology) assim como matérias eletivas na qual cada aluno escolhe o que quer. No meu caso peguei duas matérias muito interessantes. A primeira delas foi Cultural Diversity in Sport Psychology (Diversidade Cultural na Psicologia Esportiva) na qual discutimos sobre as diferenças culturais e como elas afetam o meio esportivo. A segunda foi Mental Training for Athletes (Treinamento Mental para Atletas) onde abordamos técnicas de motivação para atletas, técnicas de concentração entre outros.
Treinando atletas todos os dias, é o meu dever mante-los motivados e com a cabeça no lugar. E um trabalho desafiador e intrigante e sem duvida uma grande experiência.
Cursos de Pós em Psicologia Esportiva:
Laurentian University oferece  curso de mestrado em todas as suas áreas de atuação, dentro do departamento de Human Kinetics você pode desenvolver um mestrado em psicologia esportiva. Alunos interessados devem primeiramente ter um bacharel na área. Fora isso, devem entrar em contato, propor uma tese e esperar que alguma dos professores se torne seu coordenador.
Valeu pela oportunidade de expor aqui um pouco da minha experiência no exterior. Para aqueles que quiserem entrar em contato ai vai meu email, clausantunes@gmail.com . Grande abraço ao meu amigo Tiago, parabens pelo blog e obrigado pelo convite.
Abraços,
Claus Souza
Se você esta interessado em mais informações aqui vão alguns links:
Laurentian University Human Kinetics: http://laurentian.ca/Laurentian/Home/Departments/Human+Kinetics/Welcome.htm?Laurentian_Lang=en-CA
Laurentian University Sport Psychology Program: http://laurentian.ca/Laurentian/Home/Departments/Human+Kinetics/Programs/Undergraduate+programs/Sport+Psychology/Sport+Psychology.htm?Laurentian_Lang=en-CA
Laurentian University: www.laurentian.ca
Contatos dos coordenadores de curso do departamento de Human Kinetics: http://laurentian.ca/Laurentian/Home/Departments/Human+Kinetics/Contact+Us/Contact+Us.htm?Laurentian_Lang=en-CA

4 comentários:

  1. Galera.. retificando... 20mil dolares canadenses por ano e a media que se precisa pra se manter por aqui.. valeu

    ResponderExcluir
  2. Claus, que honra ser amigo de um cara como você! Dedicado, feliz, irmãozão, inteligente, batalhador!!!
    Um grande exemplo para todos nós.
    Sou teu fã cara!
    Claussest Saturno (Saturno é o planeta da Sabedoria).

    ResponderExcluir
  3. Muito bom, sou graduando em Psicologia na UFPB e sou apaixonado pela área, esse curso parece ser espetacular, parabéns ao Claus e Tiago, esse blog é muito bom

    ResponderExcluir

Por favor deixe seu e-mail para que possa contactá-lo! Obrigado por deixar sua opinião.