sexta-feira, 21 de maio de 2010

Nike - Write the Future

Vídeo fantástico...
Uma das habilidades fundamentais para um atleta de alto nível é a capacidade de manter o foco na ação imediata, do contrário a pressão de "não poder errar", ou "o país inteiro depende de você", pode ser extremamente danosa não apenas para o rendimento esportivo mas para a saúde mental deste atleta.
Claro que na propaganda o tema é representado com um caracter épico, onde perder uma bola modifica o destino de uma pessoa, impactando a sociedade que o rodeia. Mas se forçarmos nossa memória virá a tona a estória de Escobar, jogador de futebol colombiano, supostamente assassinado por ter feito um gol contra que ajudou a equipe americana a eliminar a Colômbia da copa.
Fica a reflexão de como é importante não só a preparação psicológica destas pessoas que representam os sonhos e anseios de milhões de pessoas. Mas quem sabe até blindar os mesmos de fatos e manchetes que possam elevar os níveis de tensão. Parafraseando o Prof. Dr. Mauricio Neubern, viver no passado é uma "receita" para desenvolver comportamentos depressivos, enquanto viver no futuro é a "receita" para desenvolver comportamentos fóbicos. A última coisa que eu, como psicólogo e torcedor, desejo de nossos jogadores é que pensem demais nos seus erros durante uma partida. Avaliar a repercussão de um erro é válida, mas deixar de ousar, tentar ou levar isso pra fora das quatro linhas pode ser trágico.

Um comentário:

  1. Como sempre, Tiago Duarte, dá um show a parte quando os assuntos são esporte e psicologia. Parabéns pelo trabalho desenvolvido no Brasil.

    ResponderExcluir

Por favor deixe seu e-mail para que possa contactá-lo! Obrigado por deixar sua opinião.