sábado, 14 de julho de 2012

Neymar e as Olimpíadas de Londres




           X





Uma matéria sobre como o Neymar irá tietar alguns dos atletas mais admirados do mundo, como Lebron James e Usain Bolt durante os jogos de Londres, me fez pensar sobre a postura de alguns atletas ao chegar a uma Olimpíada. Se por um lado temos os olímpicos com chances de medalhas com foco total na competiçāo, por outro lado a maioria dos atletas vão para participar da grande festa do esporte.
Dentre os competidores que partiram para os jogos para trazer medalhas, temos o exemplo de Jaque Silva e Sandra Pires, recompensadas com o primeiro ouro do volei de praia em Atlanta 1996. Elas alugaram uma casa próxima a uma quadra de areia para manterem os níveis de treinamento e diminuirem as distrações sofridas na vila olímpica. Para quem quiser um exemplo mais recente o César Cielo já declarou que durante os jogos olímpicos evitará ao máximo sair da rotina de treinamentos. Segundo o vídeo, César "evitará" contato com os pais,com a namorada e outros familiares que acompanharão os jogos em Londres.
Um livro que trata muito bem a quantidade de distrações sofridas pelos atletas durante este mega evento é o "Medalhistas Olímpicos" da Kátia Rúbio. São inúmeros casos de como a estrutura montada para atender os atletas pode ser um tiro no pé do desempenho esportivo. Um singelo exemplo dos perigos da vila é a disponibilidade de um Mc Donalds 24 horas onde os atletas podem "nutrirem-se" à vontade. Se lembrarmos do Pan no Rio, uma das matérias falava sobre "O recorde batido" de maior quantidade de preservativos distribuídos da história dos Panamericanos.
Mas vamos com calma, há uma grande diferença entre tietar o Usain Bolt e o Lebron e perder a linha na vila Olímpica. Entretanto essa linha pode ficar bem tênue caso não haja uma liderança firme que direcione a atenção dos atletas para o objetivo maior de uma equipe que vai brigar por medalhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor deixe seu e-mail para que possa contactá-lo! Obrigado por deixar sua opinião.