terça-feira, 17 de julho de 2012

Curtas 17/07/2012

Basquete
Publiquei uma postagem sobre  Marcelinho Huertas  e as estratégias mentais que ele utiliza para manter seu alto nível em competições. Pois bem, ontem ele fez uma excelente exibição em jogo amistoso entre o Brasil e os Estados Unidos. O fato que me chamou atenção foi uma matéria da ESPN Brasil onde mostrava o comentarista americano referindo-se ao Marcelinho como o Steve Nash brasileiro. O comentarista elogiava o armador mas ressaltava que ele não jogaria na NBA pela excelente situação que se encontra no basquete espanhol.

Natação
Saiu uma matéria no terra sobre as mudanças de postura da natação brasileira. Enquanto em Atenas os nadadores eram autorizados a permanecer na vila olímpica após suas competições, em Pequim essa prática foi proibida para coibir a perda de foco dos atletas que ainda não haviam competido. Esse pensamento vai ao encontro do que expus na postagem sobre a tietagem do Neymar publicada há alguns dias. Bom saber que os técnicos estão aprendendo com a experiência!

Volei de praia
Na Folha de São Paulo de hoje saiu uma reportagem sobre o Crytal Palace (sede do Brasil). Entre as várias adaptações exigidas pelos dirigentes brasileiros a que nos interessa é a montagem de aparelhos 'idênticos" aos que serão utilizados pelos atletas. Por exemplo, as quadras de volei de praia utilizam a mesma areia das arenas oficiais e estão na mesma direção, ou seja, os atletas poderão treinar com a mesma posição do sol. A simulação é um tipo de estratégia comentada pelo PhD Terry Orlick em seu livro "Em busca da excelência".


Atletismo
Keila Costa foi entrevistada pela ESPN e mostrou algumas diferenças entre seus objetivos pessoais para os jogos de Atenas (participação), Pequim (final) e Londres (pódio). Já escrevi sobre metas em outras postagens, entre elas uma das que mais gostei de ter escrito é sobre o Rubens Barrichello.


Alguma matéria sobre o tema que lhe permetiu refletir? Compartilhe conosco!

Um comentário:

  1. Metas de resultado, processo e desempenho, Tiagão! hehe...Vc já viu o ´´Segredos do Esporte´´ na ESPN? Parece que é todo dia às 22h! Presença da Prof. Kátia Rubio! Abraços.

    ResponderExcluir

Por favor deixe seu e-mail para que possa contactá-lo! Obrigado por deixar sua opinião.