segunda-feira, 29 de março de 2010

Vídeos Psicologia do Esporte em Espanhol

Estes vídeos foram postados pelo Marcelo Roffé, psicólogo argentino que já trabalhou com as seleções de base dos Hermanos. A primeira vez que o encontrei foi em 2005, durante o Congresso Sul-Americano de Psicologia do Esporte no Uruguay. Lá comprei o livro "Alto Rendimiento: Psicologia e Deporte" editado pelo próprio Roffé juntamente com o Francisco Ucha. Um capítulo que gostei falava da experiência com o técnico José Pekerman (então na sub-20 argentina) que colocava pressão absoluta nos primeiros minutos da partida, liquidando com as mesmas logo no início. A estratégia baseava-se na idéia de que os jogadores entram em campo ainda sem estarem 100% focados e o time deveria aproveitar estes momentos de desconcentração para dominar a partida. Não me recordo a data, mas lembro de quando o Pekerman assumiu a seleção principal da Argentina de um jogo onde ele utilizou a mesma estratégia... pensei, "deveriam ter lido o livro do Roffé".








Gostei no vídeo quando o psicólogo do Sevilla diz que em seu clube eles evitam utilizar a "sorte", pois se a crença de que o jogo pode ser definido na sorte, perde-se o fator trabalho, e é justamente onde o foco deve estar. Tirando o foco dos comportamentos supersticiosos.

sexta-feira, 26 de março de 2010

I SIMPÓSIO DE PSICOLOGIA E SOCIOLOGIA DO ESPORTE DE PERNAMBUCO


Uma ótima oportunidade para quem vive no nordeste de aproximar-se da Psicologia do Esporte é o Simpósio realizado pelo Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Pernambuco.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
I SIMPÓSIO DE PSICOLOGIA E SOCIOLOGIA DO ESPORTE DE PERNAMBUCO
(Primeira Chamada)
DATA: 13, 14 E 15 DE MAIO DE 2010
ORGANIZAÇÃO: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA-UFPE E
NÚCLEO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTES – UFPE
LOCAL: NÚCLEO DE EDUCAÇÃO FÍSICA – UFPE
COORDENAÇÃO CIENTÍFICA: Prof. Dr. Antonio Roberto Rocha Santos e
                                                 Prof. Dr. Edilson Fernandes de Souza
ATIVIDADES: CONFERÊNCIAS, MESAS REDONDAS, OFICINAS, WORKSHOPS, APRESENTAÇÃO DE PÔSTERES E RELATOS DE EXPERIÊNCIAS.

segunda-feira, 22 de março de 2010

Estratégias mentais para corredores

Procurando vídeos sobre Psicologia do Esporte e estratégias mentais para competições esportivas, encontrei este vídeo da Psicóloga Especialista Carla Di Pierro falando sobre a São Silvestre.
Já conhecia a Carla Di Pierro por causa de alguns artigos escritos por ela, acho que por isso foi uma sensação legal encontrá-la no II Congresso Abrapesp durante uma apresentação Oral que eu fazia. Naquele evento ainda pude ouvir sobre o trabalho que ela desenvolve com triatletas principalmente de sua experiência com o Ironman, aquela prova "insana" em que o atleta deve nadar 3,8 km, pedalar 180 km e pra finalizar correr uma Maratona!
Ahhh... dá só uma olhadinha no troféu do Ironman Brasil que está atrás da Carla durante a entrevista.
Ela estará na I Jornada de Psicologia do Esporte do Núcleo Paradigma já postado aqui.


Bom proveito.
Abraços,
Tiago Duarte

sexta-feira, 19 de março de 2010

I Jornada de Psicologia do Esporte do Núcleo Paradigma

Por isso digo que o melhor lugar do país para aprender e trabalhar com Psicologia do Esporte é em São Paulo.
Acabo de receber este e-mail da Psicóloga do Esporte Carla Di Pierro sobre esta Jornada que ocorrerá na Cidade da Garoa.
O enfoque dado será na Análise do Comportamento. Mesmo quem não se identifica muito com a abordagem deveria conhecer o que é feito nesta área. Já para os que se identificam é um evento obrigatório. Uma dica extra pra quem bebe desta fonte é o livro: "Consultoria em Psicologia do Esporte: Orientações Práticas em Análise do Comportamento. Martin, Gary. Campinas: IAC.
Infelizmente o livro esteve esgotado por um bom tempo, mas ouvi dizer que já era possível conseguir uma nova edição.
Vale lembrar que um local para garimpar bons livros esgotados é o site estantevirtual.
Abraços,
Tiago Duarte

quinta-feira, 18 de março de 2010

"Frozen bananas": Olimpíadas de Inverno na mídia

Participei de um um Simpósio sobre Olimpísmo no ano de 2007 realizado na cidade do Rio de Janeiro. Lá tive a oportunidade de conhecer muitas pessoas envolvidas com esta área tão vasta de estudo. Na realidade foi a primeira vez que encontrei pessoalmente a Dra Kátia Rubio. Quando descobri que ela estaria no Simpósio resolvi participar, afinal não era sempre que haviam encontros onde poderia  ser discutida a psicologia do esporte.
Um trabalho que chamou bastante minha atenção tratava da imagem que a mídia brasileira passou sobre os jogos de inverno de Salt Lake City. Procurando um artigo para uma leitora deste blog, me deparei com o artigo em questão e resolvi compartilhar com vocês o resumo. Quem tiver interesse em receber o material completo deixe uma mensagem.


“FROZEN BANANAS”: ESPORTE, MÍDIA E IDENTIDADE BRASILEIRA NOS JOGOS OLÍMPICOS DE INVERNO

Qual a “gramática de identidade” que a mídia usa para engendrar a identidade nacional
brasileira por meio do esporte? O objetivo deste trabalho é analisar essa questão tendo
como objeto a cobertura da participação brasileira nos Jogos Olímpicos de Inverno de
2002. Para esse fim, foi feita uma análise hermenêutica de 25 reportagens do jornal Folha
de S.Paulo publicadas entre os dias 3 e 25 de fevereiro de 2002. Foi possível perceber a
dificuldade de estabelecimento de um signo icônico de identificação, a ênfase nas idéias
de acaso e improvisação e a presença de marcos simbólicos de identidade ambivalentes
estruturados segundo uma idéia de hierarquias. Esses elementos permitem pensar a respeito
da complexidade formativa da identidade nacional brasileira.

Achei também este blog que fala sobre a equipe de Bobsled Jamaicana considerados os "Frozen Bananas Originais". Equipe esta que ficou famosa por causa do filme "Jamaica abaixo de Zero".
Saiba mais sobre os esportes de gelo no Brasil acessando o site da Confederação Brasileira.


terça-feira, 16 de março de 2010

domingo, 14 de março de 2010

Regina Brandão no Juca Entrevista

Procurando alguns vídeos sobre Psicologia do Esporte, achei este da Profa Dra Regina Brandão no Juca Entrevista.
Gostei quando ela comenta que para conhecer o atleta profundamente deve-se conhecer a modalidade e as demandas psicológicas destas habilidades.





sexta-feira, 12 de março de 2010

Notícias do Canadá

Muitas coisas aconteceram nestes últimos dias...
Como o canadense mais ilustre que conheço é o PhD John Salmela vou falar bastante sobre ele nesta postagem.

1- Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher comemorado no último dia 8, gostaria de parabenizar em primeira mão a Profa. Dra. Luci Salmela por ter sido aprovada como Professora Titular da UFMG! Esta sem dúvida é uma grande conquista para a Instituição!!!
2- O Prof Salmela foi indicado para concorrer ao "Distinguished Alumni Award" da Univesidade de Alberta, prêmio oferecido para ex-alunos que contribuem de forma excepcional para suas áreas de conhecimento e levam o nome da Universidade aos mais altos patamares de reconhecimento.
Segue abaixo a carta do presidente da comissão que recebe estas indicações:

Tenho o prazer de apresentar a candidatura do Dr. John H. Salmela para o prémio de Alumni. Pode-se perceber sobre sua carreira exemplar através da leitura dos documentos em anexo(caso queira é só pedir, estão em inglês): desde sua própria declaração e através das cartas de referências, por isso não vou repetir as conquistas que foram citadas. Basta dizer que o homem e a carreira que eles descrevem é o John Salmela eu conheço  e este é o motivo pelo qual tenho o prazer de nomeá-lo. 

Tendo servido na Faculdade de Educação Física e Recreação em Alberta por mais de 30 anos, eu acredito que a carreira multi-facetada  do John o coloca dentro de um seleto e pequeno grupo, na parte superior de um corpo impressionante de acadêmicos e profissionais, de vários países , que conquistaram o grau de Ph.D. em nossa Faculdade e se tornaram líderes em muitas universidades e nas ciências desportivas internacionais. 

Sua carreira acadêmica, incluindo sua experiência como talentoso professor, orientador de alunos de pós-graduação, escritor de  livros e artigos em revistas especializadas, além das contribuições profissionais, foram bem documentadas aqui(anexo). Ele também mantém um pé nas trincheiras do desporto, investigação e escrita sobre o esporte que regem as organizações, no âmbito do desporto para crianças, métodos de treinamento, segurança no esporte, e psicologia do esporte aplicada, para reforçar tanto o crescimento pessoal e potencial de desempenho das crianças e atletas de classe mundial. 

Houve poucos, se houver, os acadêmicos no desporto e educação física (cinesiologia), que pode corresponder a gama de interesses e de qualidade do trabalho que ele fez. Em sua aposentadoria no Brasil, ele continua contribuindo de maneira prolífica em múltiplas áreas.O desporto Canadense e mundial estão melhor para sua energia e inspiração contínua. 
Ele é um candidato mais digno para o “Distinguished Alumni Award”. 
Respeitosamente, 

Murray Smith, Ph.D., R. Psych., 

Professor Emérito
 3- Por fim um vídeo sensacional (para quem entende inglês) que apresenta toda a campanha do ouro Olímpico do time de Hockey Canadense. Uma bela sátira!

Powerplay Golf


Durante uma viagem para São Paulo, assisti um vídeo abordo de um avião da Tam sobre algumas novidades no mundo dos esportes. Mas não eram apenas novidades para praticantes, pois a ênfase estava nos negócios que poderiam ser fomentados através de pequenas modificações nos formatos de determinados esportes.

Na reportagem comentavam do voleibol que mudou suas regras para ser mais atraente para as emissoras de TV, caindo assim as vantagens e inserindo tempo limite de cada set. Mas o exemplo que mais me chamou atenção foi o Powerplay Golf, pois a mudança veio para dinamizar o jogo, mas o custo disso foi introduzir variáveis que deixam o jogo mais emocionante. O resultado é uma necessidade ainda maior de preparação psicológica para um jogo que já é muito caracterizado por esta dependência do lado mental.

Lembrei da postagem no blog  do Rodrigo Falcão sobre pênaltis, que tratou de alguns aspectos também já discutidos por aqui outros não tão bem explorados. Um destes aspectos é como a descarga de adrenalina e cortisol podem interferir no rendimento esportivo. É justamente esta a idéia do Powerplay Golf, com a introdução de uma tomada de decisão que representa um aumento considerável na pontuação, o golfista precisa jogar de maneira muito estratégica, pois a escolha por este tipo de "jogada" pode definir a partida.
Um fator crucial para o desempenho no esporte é a capacidade de manter-se focado na tarefa. Muitos relatam que fazer um "Par" ou um "Birdie" é relativamente mais simples nos primeiros buracos do que nos últimos onde o jogo está sendo decidido. Daí a necessidade de desenvolver seu "jogo mental" objetivando um maior controle da ansiedade e da mudança do "medo" em energia. Habilidades desejáveis não só no golf como em qualquer esporte.
Vale à pena refletir sobre esta nova forma de jogar...

Conheça mais o powerplay golf aqui.






Abraços,
Tiago Duarte

terça-feira, 9 de março de 2010

Documentário sobre Roger Federer



Documentário muito legal sobre o Roger Federer... logo de cara aparece o Tiger Woods falando:
 "Ele tem a mentalidade certa para atingir a grandeza". 
Depois Rafa Nadal assumindo suas qualidades e Pete Sampras admitindo que Federer quebrará seus recordes.
Cada vez mais que procuro ler sobre grandes campeões me impressiono com seu "lado humano", isso mesmo, as vezes tendia a acreditar que estes atletas eram dotados de super-poderes e por isso seriam incapazes de errar. Acho que por isso me chamou tanta atenção sua conversação mental. Federer relata o que sentia e pensava na final do seu primeiro Grand Slam.
"Me lembro de ser o favorito ... e era tão estranho, como eu era o favorito era esperado que eu ganhasse e se eu perdesse eu ficaria tão desapontado e choraria por dias!!! Esse tipo de coisas  passavam pela minha cabeça".

Sobre seu primeiro título em Wimbledon ele afirma:
"E no momento em que tudo aconteceu... quase chorei antes do macht point pois eu sabia que eu seria o campeão!"
Contra Andy Rodick ele afirma que só venceu por ter lutado duro e mantido a calma.
"Aquela vitória liberou todo meu potencial, era incrível a sensação após aquele jogo, eu fiquei tão confiante e confiante você joga muito melhor e consegue mais resultados. Aquilo abriu as portas!"



Ele é o patrão de sua capacidade mental, o trabalho físico torna o lado psicológico mais forte, se ele consegue superar um exercício muito difícil isso também fortalece seu lado mental. Seu preparador físico (Pierre Paganini) compara o jogo com um quebra cabeça da mente, do tênis e do físico.

Me impressionou a declaração do Agassi após a derrota no US Open de 2005 relatada por um jornalista especializado:
"Eu fico desapontado com derrotas como essa, mas nessa não, pois em algum ponto é preciso admitir o óbvio que perdeu para um jogador melhor."
Legal também a áurea em torno dele, o narrador afirma que muitos atletas perdiam mentalmente antes mesmo de entrar em quadra.

Vários outros vídeos sobre tênis no site.

segunda-feira, 8 de março de 2010

3º Congresso SIPD 2010


domingo, 7 de março de 2010

OnG Right to Play

Recebi esta dica de uma amiga e companheira de psicologia do esporte daqui de Brasília. A Mohana comentou que tinha um amigo aventureiro que foi para a África trabalhar em uma organização chamada Right to play. O objetivo da organização é utilizar o esporte como meio de desenvolvimento de crianças que vivem em contextos sociais desfavorecidos para ajudá-las a superar seus desafios e perpetuar a paz.


Utilizei o Google Translator para facilitar meu trabalho!!! Só precisei fazer alguns pequenos ajustes ;)


O conceito de Esporte para Desenvolvimento e Paz "está enraizado no reconhecimento que o esporte possui atributos únicos que permitam contribuir para o desenvolvimento e processos de paz". 
Estes atributos incluem:Universal popularidade - superação das barreiras nacionais, culturais, sócio-econômicas e políticas, quando bem feito, o desporto é agradável para os participantes e espectadores e pode ser realizado em praticamente toda a comunidade no mundo.Capacidade como uma plataforma poderosa das comunicações globais - Porque os eventos desportivos oferecem a capacidade de atingir um grande número de pessoas, que são plataformas eficazes para a educação pública e mobilização social.Capacidade de se conectar - o desporto é um processo inerentemente social, reunindo jogadores, equipes, treinadores, voluntários e espectadores.Natureza transversal - o esporte pode ser usado para tratar uma ampla gama de desafios sociais e económicos.Potencial para capacitar, motivar e inspirar - o esporte tem a habilidade natural para desenhar, desenvolver e mostrar os pontos fortes e as capacidades individuais.
Conheçam mais sobre esta belíssima iniciativa no site oficial
Saiba mais sobre a metodologia aplicada.

sábado, 6 de março de 2010

Psicologia do Esporte sendo discutida na USJT

Foi publicado no blog da Abrapesp sobre um Encontro de Psicologia do Esporte na Universidade São Judas Tadeu no dia 12/05, quarta-feira, das 9:00 às 17:30h.
Pela manhã haverão palestras e à tarde a idéia é fazer um encontro de estudantes de pós-graduação, terminando com o lançamento dos 2 novos livros de psicologia do esporte.

O Encontro contará com a presença de doutores de diversas universidades do pais, entre eles: Kátia Rubio, Rui Krebs, Lenamar Fiorese, Afonso Machado e Regina Brandão. 

A proposta do evento nasce com o interesse no compartilhamento de idéias pelos estudantes, criando uma cultura de troca de informações e experiências. 
Aguardem maiores informações!

sexta-feira, 5 de março de 2010

Worshop Internacional sobre Abordagem Ericksoniana



Ocorrerá no Instituto Milton Erickson de Belo Horizonte um Workshop com o Dr Robert McNealy sob a luz do tema: Curando Trauma, desatando nós da complexidade e conectando-se ao coração da abordagem ericksoniana.

O curso é dinâmico, prático e divertido!
- Apresentação das idéias básicas método McNeilly de hipnose orientada à solução
- Utilização do questionário McNeilly para estruturação do processo de indução hipnótica
- Buscar conexões entre experiências positivas para orientá-las a solução
- Propiciar ao terapeuta desenvolver a disposição para utilizar a linguagem do cliente a favor de si próprio
- Desenvolver a habilidade de valorizar a forma singular como cada indivíduo expressa sobre si próprio
- Metáfora terapêutica - encontrando a história certa
- Certificar que a experiência hipnótica seja útil e que perdure
- Demonstrações
- Exercícios Práticos   
Saiba mais visitando o site oficial do Instituto Milton Erickson de Belo Horizonte.

quinta-feira, 4 de março de 2010

Pré-Olímpico de Vela em Brasília

Esta semana foi de muito aprendizado! Na quarta-feira recebi a Dra Kátia Rubio e fomos Iate Clube de Brasília, onde estava sendo realizado o campeonato que definiria a seleção brasileira de vela. Encontramos a Adriana Kostiw (razão da vinda da Kátia).
Em meio a muitas estórias e histórias pude compartilhar momentos de ouro, acompanhando mais e mais esta práxis tão privilegiada. Afinal, não é qualquer um que pode trabalhar de bermudas, boné e óculos escuros, sem falar de acompanhar as regatas na água.
Talvez seja isso que torne a Psicologia do Esporte tão fascinante, a emoção da competição com todas suas nuances... Não sou um grande conhecedor da vela, na verdade meus conhecimentos estão limitados aos comentários feitos durante as transmissões televisionadas dos Jogos Olímpicos. Pensando bem talvez não seja nem um pequeno conhecedor! Pode ter sido esta a razão de ter aproveitado tanto estes últimos dias.
Algo que fica claro aos olhos do leigo é o fato dos atletas terem de ficar horas aguardando a definição dos ventos. Principalmente durante esta competição os ventos não ajudaram muito, em alguns dias houveram regatas apenas na parte da tarde, sendo que as primeiras estavam marcadas para as 9h00 da manhã. Senão bastasse a incerteza do momento da prova, em alguns dias os atletas saíram do lago após o pôr do sol... Uma das regras diz que são necessárias quatro regatas para validar a competição e conforme vão acontecendo regatas os piores resultados vão sendo descartados. No começo da semana alguns atletas acreditavam que o campeonato corria o risco de não ser validado pela falta de ventos, fato que já marcou uma etapa realizada na cidade alguns anos atrás. Para algumas das pessoas envolvidas, havia até uma forçada de barra para que a etapa acontecesse.

Mas como isso tudo pode interferir no rendimento de um atleta? Todos estes fatores são fontes de estresse e ansiedade. De acordo com Weinberg e Gould(2008), tanto a importância da competição quanto a incerteza são fontes de estresse situacionais. Onde quanto maior a importância do evento, mais gerador de estresse ele será. Vale salientar que a seleção brasileira de vela conta com patrocínio do Brasdesco.
Como demorei um pouco para finalizar esta postagem não vou me alongar mais. Apenas pensem sobre como um atleta com ansiedade traço elevado, ou seja, que possui personalidade mais ansiosa pode lidar com essas longas esperas.

brços,
Tiago Duarte

terça-feira, 2 de março de 2010

Palestra e Mini Cursos



Durante a última semana a cidade de Brasília teve várias oportunidades de discutir sobre Psicologia do Esporte. Na quarta promovemos a palestra "Educação e Valores Olímpicos" no UniCEUB. Foi um momento muito especial, entre os presentes haviam alunos, atletas, professores, treinadores e pessoas ligadas ao Ministério dos Esportes que compareceram ao terceiro evento realizado por nós na instituição. Uma vez mais o número de pessoas superou a antecedente.
Na sexta-feira aconteceu o Mini curso sobre Transição de Carreira, enquanto no dia seguinte encerramos a programação de palestras com o Mini curso Preparação para Alto Rendimento, que contou com a presença de pessoas envolvidas com diversos esportes (futebol, basquetebol, tênis, saltos ornamentais e natação) dentre eles, o treinador de um atleta presente nas últimas duas Olimpíadas.
Ficou aberta a possibilidade de realizarmos outros cursos inclusive levando em consideração a demanda por assuntos trazidos pelos próprios participantes. O tema sugerido foi Comunicação entre Técnico e Atleta.
Só tenho a agradecer a Kátia por todas as oportunidades de aprendizado oferecidas nesta semana.

segunda-feira, 1 de março de 2010

Disk Psicólogo do Esporte


Plantão da AASP (Association for Aplied Sport Psychology) durante as Olimpíadas de Inverno de Vancouver. Achei esta idéia fantástica, afinal muitas pessoas acabam utilizando expressões e dando explicações com base no senso comum sobre processos complexos. Mas o que é o Disk Psicólogo do Esporte?!? É uma iniciativa onde a AASP, oferece para a mídia a possibilidade de contatar pessoas preparadas para dar entrevistas e explicar certos aspectos do desempenho esportivo à partir de suas práticas e do conhecimento científico produzido na área.

http://appliedsportpsych.org/files/AASP_ON_CALL_and_BIOS%20.pdf

Eles reuniram um time de 8 profissionais de primeira linha para atender as demandas da mídia, todos psicólogos com vasta experiência em jogos olímpicos... Esta não só é uma demonstração de como os Estados Unidos preparam seus atletas de alto rendimento, como também deixa claro como a categoria se mobiliza para informar a sociedade de quem está apto a falar sobre o tema, evitando assim a escolha de pessoas que podem até ser bem intencionadas porém desconhecem a forma de trabalho com este público específico.

Isso é para quem estava em Vancouver, agora se você deseja um psicólogo do esporte em Brasília, pode me contatar!