terça-feira, 14 de setembro de 2010

I Simpósio de Psicologia do Esporte em Goiânia

I Simpósio de Psicologia do Esporte trará a Goiânia maior especialista na área no Brasil

         Docente de Psicologia da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo, com mais de 20 livros e mais de 40 artigos publicados sobre o tema, a professora doutora Kátia Rúbio virá a Goiânia na próxima semana para dois compromissos: proferir a conferência de abertura do ‘I Simpósio de Psicologia do Esporte: Psicologia e Esporte em tempos de Copa do Mundo e Jogos Olímpicos, no dia 21, às 20h, no auditório da Reitoria da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, na Área 4, quando falará sobre “O que é Psicologia do Esporte?”, tendo como coordenadora dos debates a professora doutora Adriana Bernardes Pereira, diretora do Departamento de Psicologia da PUC Goiás; e no dia 22, às 14h, fará a conferência final do ‘Simpósio’, sobre “Psicologia e esporte em tempos de Copa do Mundo e Jogos Olímpicos”, devendo atuar como coordenador do debate o professor doutor Sebastião Benício da Costa Neto.
         No dia 22, no auditório da Reitoria da PUC Goiás, na Área 4, às 9h30min, haverá uma mesa-redonda com o tema “Futebol enquanto profissão e campo de atuação”; às 9h30min, palestra sobre “O jogador de futebol profissional”, a cargo da professora Adriana Bernardes; e às 10h15min, palestra sobre “O trabalhador atleta profissional de futebol”, com a professora mestre Kássia Kelly Gomes. No período da tarde, haverá um bate-bola sobre “O papel/função do Psicólogo (a) na Psicologia do Esporte”, com exposição da professora doutora Kátia Rúbio, que enfrentou recentemente uma polêmica diante da tentativa do Comitê Olímpico Brasileiro de embargar um de seus livros; a professora Adriana Bernardes será a moderadora. Às 16h será divulgada a pesquisa “Crepop.

                   SIMPÓSIO
         O ‘Simpósio’ é uma iniciativa do Conselho Regional de Psicologia da 9ª Região e da Integração, com apoio do Departamento de Psicologia da PUC Goiás. A professora Adriana Bernardes, que coordena o Grupo de Trabalho de Esportes do CRP/09, considera o esporte um dos maiores fenômenos da época em nível mundial e que “pensar e atuar de forma crítica perante as temáticas que envolvem os esportes requer uma construção coletiva”. Essas temáticas estão situadas, segundo a Psicologia do Esporte, em várias subáreas que perpassam a iniciação esportiva e a reabilitação psicomotora. Conforme disse, cada uma dessas áreas pode e deve ser pensada como um campo de atuação do Psicólogo, que deve utilizar seu saber como ferramenta crítica e sua forma de fazer como uma atuação reflexiva, que leva em conta as redes de relações sociais, repletas de sentidos e significados que constituem e atualizam a sociedade e os fenômenos que a constituem.
         Como o Brasil assumiu a responsabilidade de sediar uma Copa do Mundo em 2014 e as Olimpíadas em 2016, “cabe ao País e seus cidadãos, além de propiciar as condições objetivas de possibilitar a realização dos eventos, criar, finalmente, condições para o estabelecimento de uma política pública de esportes, diante da qual a Psicologia tem muito a contribuir expondo suas competências e práticas”, disse.
Outras informações pelo site do CRP-09.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor deixe seu e-mail para que possa contactá-lo! Obrigado por deixar sua opinião.