domingo, 26 de setembro de 2010

Aguardem novidades!!!

Jà estou nô Canada, portanto em brève postarei noticias sobre a psicologia do esporte por aqui. Comores estou teclando do iPhone imaginem a dificuldade... Ah este corretor ortografico Frances nao ajuda muito! Mas eh vida que segue! Abracos

terça-feira, 14 de setembro de 2010

I Simpósio de Psicologia do Esporte em Goiânia

I Simpósio de Psicologia do Esporte trará a Goiânia maior especialista na área no Brasil

         Docente de Psicologia da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo, com mais de 20 livros e mais de 40 artigos publicados sobre o tema, a professora doutora Kátia Rúbio virá a Goiânia na próxima semana para dois compromissos: proferir a conferência de abertura do ‘I Simpósio de Psicologia do Esporte: Psicologia e Esporte em tempos de Copa do Mundo e Jogos Olímpicos, no dia 21, às 20h, no auditório da Reitoria da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, na Área 4, quando falará sobre “O que é Psicologia do Esporte?”, tendo como coordenadora dos debates a professora doutora Adriana Bernardes Pereira, diretora do Departamento de Psicologia da PUC Goiás; e no dia 22, às 14h, fará a conferência final do ‘Simpósio’, sobre “Psicologia e esporte em tempos de Copa do Mundo e Jogos Olímpicos”, devendo atuar como coordenador do debate o professor doutor Sebastião Benício da Costa Neto.
         No dia 22, no auditório da Reitoria da PUC Goiás, na Área 4, às 9h30min, haverá uma mesa-redonda com o tema “Futebol enquanto profissão e campo de atuação”; às 9h30min, palestra sobre “O jogador de futebol profissional”, a cargo da professora Adriana Bernardes; e às 10h15min, palestra sobre “O trabalhador atleta profissional de futebol”, com a professora mestre Kássia Kelly Gomes. No período da tarde, haverá um bate-bola sobre “O papel/função do Psicólogo (a) na Psicologia do Esporte”, com exposição da professora doutora Kátia Rúbio, que enfrentou recentemente uma polêmica diante da tentativa do Comitê Olímpico Brasileiro de embargar um de seus livros; a professora Adriana Bernardes será a moderadora. Às 16h será divulgada a pesquisa “Crepop.

                   SIMPÓSIO
         O ‘Simpósio’ é uma iniciativa do Conselho Regional de Psicologia da 9ª Região e da Integração, com apoio do Departamento de Psicologia da PUC Goiás. A professora Adriana Bernardes, que coordena o Grupo de Trabalho de Esportes do CRP/09, considera o esporte um dos maiores fenômenos da época em nível mundial e que “pensar e atuar de forma crítica perante as temáticas que envolvem os esportes requer uma construção coletiva”. Essas temáticas estão situadas, segundo a Psicologia do Esporte, em várias subáreas que perpassam a iniciação esportiva e a reabilitação psicomotora. Conforme disse, cada uma dessas áreas pode e deve ser pensada como um campo de atuação do Psicólogo, que deve utilizar seu saber como ferramenta crítica e sua forma de fazer como uma atuação reflexiva, que leva em conta as redes de relações sociais, repletas de sentidos e significados que constituem e atualizam a sociedade e os fenômenos que a constituem.
         Como o Brasil assumiu a responsabilidade de sediar uma Copa do Mundo em 2014 e as Olimpíadas em 2016, “cabe ao País e seus cidadãos, além de propiciar as condições objetivas de possibilitar a realização dos eventos, criar, finalmente, condições para o estabelecimento de uma política pública de esportes, diante da qual a Psicologia tem muito a contribuir expondo suas competências e práticas”, disse.
Outras informações pelo site do CRP-09.

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

XIV Congresso Brasileiro de Psicologia do Esporte

Esta postagem vem um pouco atrasada, mas devido as circunstâncias ainda está em tempo.

Foi através da presença em diversos Congressos, Seminários, Simpósios e outros encontros que discutiam a Psicologia do Esporte que minha "paixão" virou "amor". Hoje não sou mais tão iludido com um mundo ideal onde todas as grandes equipes dispõem de um Psicólogo do Esporte e que ele resolveria "todos" os problemas. Estou mais consciente de que um trabalho de alto nível só é pode ser realizado com profissionais, estrutura e é claro atletas de alto nível.

Mas esta postagem é para compartilhar alguns momentos de encantamento que a PE me proporciona, afinal em tantos encontros pude (re) encontrar amigos que levarei comigo onde estiver. E a eles dedico esta postagem.
 Foi muito legal saber que vocês souberam do Congresso por meio do meu Blog! :)









Já nesta foto a Camila se juntou a pessoas muito queridas que pude conhecer ao longo de tantos encontros como a Carla di Pierro, Sâmia Hallage e minhas grandes amigas Catalina Kaneta e Renata Ianni.







Adriana e Dani, colegas cariocas da Abrapesp.












Mais amigos de Londrina, Curitiba, São Paulo e Campinas!
Comitê organizador do Congresso.












terça-feira, 7 de setembro de 2010

Estratégias Psicológicas de Marcelinho Huertas

Gostei da matéria publicada pelo Terra onde o Marcelinho Huertas descreve com utiliza a visualização como rotina pré-competitiva com auxílio de vídeos dos oponentes.
No discurso do atleta aparecem vários "falas" da psicologia esportiva, como: foco, concentração, visualização... selecionei algumas partes da matéria: "Concentração é a arma de capitão do Brasil contra argentinos" publicada no dia 07 de setembro de 2010 • 11h32 • atualizado às 11h37 por: Solly Boussidan.

"O importante é estar com a cabeça no lugar para poder dirigir o time dentro da quadra. Eu sei que o time depende muito de um armador. Assim como a Argentina depende do Pablo (Prigioni), nosso time depende de eu estar bem e saber guiar dentro da quadra. Isso é o mais importante. Estar com a cabeça preparada, estar concentrado, para que as coisas saiam naturalmente", explicou Marcelo Huertas, o capitão da Seleção Brasileira.

"A gente não tem que ficar muito preocupado com a imprensa. Eu tento não ter muito contato com o que sai na imprensa para estar mesmo focado no basquete e não ter nenhum tipo de outra preocupação", afirma.

"Durante a preparação eu tento visualizar a partida. Assisto vídeos, os esquemas de ataques deles para ver como defender. Vejo como é a defesa deles para imaginar situações de como atacar. Tento visualizar um pouco o jogo", completa Huertas, que espera que a concentração ajude.

"O mais importante é estar preparado, estar concentrado e não deixar que nenhum fator externo te atrapalhe. É estar focado sem que nada incomode nem a mim nem a meus companheiros", concluiu.

VAMOS BRASIL!

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Novo Livro do Dr. John Salmela

Mais uma contribuição do Prof Salmela para a Psicologia do Esporte. Posso dizer com orgulho que faço parte de um grupo seleto que recebe informações do próprio John e tive a alegria de conversar com ele sobre este projeto nas minhas estadas em Belo Horizonte.
Parabéns John pelo mais recente livro!
 
The Science of Gymnastics
Edited by Monèm Jemni
Contributors:
William A. Sands, John H. Salmela, Patrice Holvoet & Maria Gateva
The Science of Gymnastics provides a comprehensive content of the fundamental physiological (including nutrition), biomechanical and psychological applied principles underpinning this sport. It is essential reading for all students, researchers and coaches with an interest in gymnastics. All supplied in an easy language and supported by: brief introductions of the main concepts, brief conclusion and review questions and answers of each section. With contributions from leading international sport scientists.
Table of Contents
Part 1: Applied Physiology of Gymnastics
Part 2: Applied Biomechanics in Gymnastics
Part 3: Applied Psychology in Gymnastics
Part 4: Interaction between Physiological, Biomechanical and Psychological Aspects of Gymnastics Performance