terça-feira, 27 de abril de 2010

Aprendizados em BH!

Estive em BH participando do workshop realizado pelo Instituto Milton Erickson de BH (já publicado aqui) e aproveitei para encontrar novamente com amigos que a Psicologia do Esporte me proporcinou. Eles são: Newton e Katya Vianna, John e Luci Salmela. Pra variar tive mais uma aula que transcendeu a Psicologia de Esporte. Fico pensando como fui afortunado de participar de congressos e eventos que me permitiram conversar com profissionais que são referências em suas profissões. Por causa da ONG Gente Nova, conheci pessoalmente pessoas como Lars Grael, Amir Klink, Steven Dubner, Homero Amato, Robert Wong entre outras personalidades brasileiras. Já a psicologia do esporte me possibilitou conhecer o Salmela, Bob Singer, Daniel Gould, Terry Orlick, Jean Coté, Nathalie Stambulova, Kátia Rubio, Regina Brandão... isso para citar apenas algumas das pessoas que tem construído esta área de maneira apaixonante.

Salvo raras exceções, tenho percebido que quanto mais "vivida" é esta pessoa, mais disposta a dividir seus conhecimentos ela está. Por diversas vezes percebi como alguns destes estavam absortos no que eu dizia, algumas vezes cheguei a pensar que EU deveria ouvir atentamente e aproveitar ao máximo o que ELES tinham para dizer. Era impressionante a capacidade deles de estabelecer rapport e fazer com que me sentisse ouvido.
Uma das grandes lições que aprendi com o Dr. Robert McNeally em BH foi sua resposta que dizia: "O psicólogo que quiser ajudar a todos seus pacientes deve antes aprender a andar sobre a àgua"! Em outra ocasião ainda respondeu que não poderia responder a todas as perguntas. Quanto mais viajo e frequento eventos com grandes nomes da Psicoterapia e da Psicologia do Esporte, mais percebo que há uma razão para estas pessoas terem chegado aonde chegaram e mais agradecido fico por ter a oportunidade de compartilhar com eles estes momentos preciosos de aprendizado.

Um comentário:

  1. Boa tarde, sou estudante do 9º período de psicologia em BH e me interesso muito por essa área. Nesse semestre terei a matéria Psicologia do Esporte, gostaria de saber se você pode me informar sobre onde conseguir estágio nessa área e, se possível me mandar alguns textos e autores sobre o assunto. Desde já agradeço a atenção. Att, Natália Fernandes (nataliafermaso@yahoo.com.br)

    ResponderExcluir

Por favor deixe seu e-mail para que possa contactá-lo! Obrigado por deixar sua opinião.