quarta-feira, 14 de abril de 2010

Equipe Americana de Psicólogos do Esporte

Procurando sobre Psicologia do Esporte em outros países encontrei como o Comitê Olímpico Norte Americano trabalha com esta área.

Vale a pena dar uma olhadinha no site deles, mas de qualquer forma vou fazer alguns comentários...
De acordo com o USOC os atletas podem aprender facilmente Habilidades Mentais como visualização, auto conversação efetiva, concentração, auto-confiança e a lidar melhor com a pressão da competição.

O USOC trabalha de maneira individual e em grupo atendendo gratuitamente todos os hospedados no complexo. Não sei ao certo como funciona mas imagino que seja como Saquarema para o vôlei brasileiro ou a Granja Comari para o futebol. Ou seja, atletas das seleções de base e principais utilizam as instalações para treinasmntos, camps e concentrações. Eles encorajam os atletas e técnicos a darem uma "passadinha" mas sugerem que as marcações podem ser feitas com antecedência, principalmente se a demanda for para apresentações sobre temas diversos. Além disso ainda fornecem um manual de treinamento mental aos atletas e técnicos que não puderem comparecer ao Centro Olímpico de Treinamento pessoalmente.

Dentre os assuntos abordados nas palestras, são disponibilizados alguns com foco em rendimento como Estabelecimento de Metas, Planejamento Pré e Competitivo, Aumento de Concentração, Aumento de Motivação, Melhorando a Auto Conversação, Aumentando a Habilidade de Lidar com a Pressão, mas também são oferecidas palestras que estão relacionadas ao desempenho esportivo mas transcendem a performance imediata como Questões Familiares, Questões de Relacionamentos, Controle de Estresse, Distúrbios do Sono, Distúrbios Alimentares e de Imagem Corporal e Planejamento de Carreira.


Uma coisa que me chamou bastante atenção foi eles afirmarem que 50% dos atendimentos são relacionados a estas outras demandas "não relacionadas" às habilidades mentais necessárias ao alto rendimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor deixe seu e-mail para que possa contactá-lo! Obrigado por deixar sua opinião.