terça-feira, 30 de junho de 2009

Ski Paraolímpico


Na última postagem falei sobre os chinelos, nessa vou contar o conteúdo.

Uma das histórias que ele contou foi de um de seus atletas da seleção canadense de Ski Alpino Paraolímpico. Este atleta tinha apenas 6% de visão no olho esquerdo (zero no direito) e ao serem "pegos" no radar de velocidade, marcavam 89 quilômetros por hora. No dia seguinte este skiador competiu atingindo 114 km/h em um esporte onde é necessário o início do movimento do próximo obstáculo. Vou tentar explicar melhor... o ski alpino é aquele esporte onde os atletas descem uma montanha fazendo zigue-zague, no caso de atletas com deficiência visual é necessário que um outro atleta vá próximo a ele "cantando" as curvas. Alguns guias utilizam mais tecnologia como microfones e fone de ouvido, mas o que é impressionante é o nível de confiança que o atleta tem que adquerir para depositar sua vida, afinal um acidente a 114 km/h pode ser fatal!

Foi justamente sobre o controle do medo que o John pode compartilhar conosco.

Bem quem quiser saber mais:

http://www.paralympiceducation.ca/Content/Athletes/01%20Chris%20Williamson.asp?langid=1

Este é o link do Chris Wiliamson. Medalhista ParaOlímpico de que falei.

Onde estão meus chinelos de dedo?



Um dos momentos altos que tive no Congresso da ISSP foi o último Simpósio de sábado, sobre esportes olímpicos.

Antes de comoçar a falar sobre o simpósio em si, vale um breve comentário. O john (foto acima) é canadense e mora em uma cidadezinha nas montanhas de 13 mil habitantes na alta temporada (cai pra 8 mil na baixa) próximo a Calgary. Participamos de um workshop com o Terry Orlick onde fizemos parte do mesmo grupo.

O John é um cara com uma energia muito boa, sempre sorridente e alegre. Mas o que me chamou bastante atenção é o estilo dos americanos e canadenses, afinal enquanto eu estava todo preocupado com a roupa que iria vestir no meu poster, eles aparecem com camisa social, bermuda e chinelo de dedos (bem americano)!

Mas o que mais gostei foi ele subindo ao palco principal do Congresso descalços e a primeira fala ao microfone foi: "I don't know where are my flip flops! (Não sei onde coloquei meu chinelo de dedos!" "Ah, estão alí!" e continuou sua fala sem incomodar-se com o fato de estar descalço.

Em um ambiente com muitos psicólogos, haveriam diversas explicações para este ocorrido como: esse pessoal excêntrico gosta de aparecer... ou algo do gênero. Prefiro pensar sobre o discurso dele, afinal ele falou sobre foco e demonstrou que segue o que fala, afinal seu objetivo ali era passar algo sobre sua experiência em Ski Alpino Paraolímpico e conseguiu conversar com a platéia em alto nível.

terça-feira, 23 de junho de 2009

Música melhora a performance esportiva

No último dia tive o prazer de participar do Simpósio do Dr Costas. Ele ficou bem conhecido no meio esportivo no Brasil após aparecer no SPORTV Repórter sobre a influência da Música no desempenho esportivo. O programa foi recheado de histórias sobre atletas com o hábito de ouvirem músicas antes das competições como forma de auto-regulação, seja para ativar ou para baixar o nível de ansiedade.

Pesquisas apontam que ouvir música para relaxar momentos antes de uma competição pode melhorar a performance atlética substancialmente, pois diminui o cansaço e aumenta a concentração.

Professor de uma universidade de Londres, o inglês Costas Karageorghis é o principal especialista sobre a relação entre a música e o esporte. Doutor em psicologia esportiva, ele conta ao SporTV como provou, em laboratório, que a música pode ajudar o atleta a melhorar até 10% do seu resultado.

O judoca brasileiro Leandro Guilheiro foi um dos entrevistados do programa. Ele tem o hábito de ouvir a Nona Sinfonia de Beethoven para se concentrar antes de um combate. O costume, segundo o judoca, mudou sua postura no começo das lutas.

Em outro depoimento, Haile Gebresalissie, corredor etíope, dono de dois ouros olímpicos, conta como quebrou o recorde mundial dos 20.000 metros sincronizando suas passadas com a animada música Scatman, que foi tocada nos alto-falantes do estádio durante a prova.

Este é o link do video no site do Sportv (Espero que funcione):

http://sportv.globo.com/Sportv/2009/videos/0,,SRI1031701-17088,00-SERA+A+MUSICA+UM+AUXILIO+AO+ESPORTE.html

Algo que também me impressionou foi receber no dia 23 um e-mail do Dr David-Lee, assistente do Prof Costas com 14 artigos sobre música e desempenho esportivo!

Fica o recado, quem quizer artigos sobre o assunto terei o prazer de compartilhar!

Abraços,
Tiago