quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Sidônio Serpa Confirmado no Congresso Abrapesp

Foi confirmada a participação do Prof. Dr. Sidônio Serpa no II Congresso da Associação Brasileira de Psicologia do Esporte.

Mais informações sobre o Congresso no Blog.

Segue abaixo uma matéria bem interessante com ele.

«Dirigentes e treinadores não sabem o que é a psicologia desportiva»
Sidónio Serpa ganha Prémio Internacional de Psicologia do Desporto
2009-07-09
Por Luísa Marinho




Sidónio Serpa está orgulhoso pelo reconhecimento dos pares
Galardoado com o Prémio Internacional de Psicologia do Desporto, Sidónio Serpa tornou-se no primeiro português a ser distinguido pela «Association for Applied Sport Psychology». Professor universitário, investigador foi o único psicólogo português a integrar a equipa olímpica em Sydney e Atalanta.

Em conversa com o «Ciência Hoje», Sidónio Serpa revela gratidão pelo reconhecimento dos seus pares e mostra-se amargurado por Portugal, a nível da psicologia desportiva de alta competição, estar atrasado em relação a outros países.


A actividade de Sidónio Serpa realiza-se a vários níveis. Faz trabalho prático com atletas de alta competição e é também professor responsável pela área de psicologia do desporto tanto a nível de licenciatura, como pós-graduação e mestrado na Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa.

Como investigador, trabalha sobre os diversos aspectos da psicologia de alto rendimento, como as relações entre treinador e atleta. É o primeiro português presidente da Sociedade Internacional de Psicologia do Desporto.

Sidónio Serpa congratula-se por ter sido reconhecido pelos seus colegas. “Foram entregues várias propostas ao comité que avalia as candidaturas. Do ponto de vista pessoal é muito relevante o meu trabalho ter sido reconhecido pelos meus pares, pois são elementos importantes para a validade do meu trabalho”.

«Não temos estrutura estatal nem apoio formal»

Ao contrário de outros países com ambições desportivas, Portugal não tem apostado na área da Psicologia Desportiva. “É uma característica negativa que nos distingue”, considera o professor.


Atletas chineses fizeram-se acompanhar de 25 psicólogos
e tiveram 47 medalhas
Nos Jogos Olímpicos de Pequim havia psicólogos em quase todas as equipas olímpicas.

"Só os chineses tinham 25 psicólogos. Das 51 medalhas que obtiveram, 47 tiveram a intervenção destes profissionais", diz.

Mesmo países mais pequenos que Portugal, como a Islândia ou o Chipre - assinala - levaram um psicólogo”.

Este “tendência actual dos países integrarem os aspectos psicológicos não está formalizada em Portugal”, considera. “Não temos estrutura estatal nem apoio formal neste âmbito”, acrescenta, lembrando que o trabalho da unidade de Psicologia do Centro de Alto Rendimento do Jamor, da qual fazia parte, foi interrompido o ano passado.

Para o psicólogo isto deve-se ao desconhecimento que existe sobre a área. “Os dirigentes e os treinadores não sabem o que é a psicologia desportiva. Ainda existe a ideia de que é para quem tem problemas psicológicos. Mas isto não é psicologia clínica, nem eu sou psicólogo clínico. A tarefa de um psicólogo do desporto é conhecer os pontos fortes e fracos do atleta e assim orientá-lo para que este desempenhe melhor o seu papel e tenha um maior rendimento”.

Em vez dos “responsáveis se informarem acerca desta área, ignoram-na”, conclui.

domingo, 27 de setembro de 2009

Sedes Sapientiae

Por sorte na última sexta estive em São Paulo e pude participar do primeiro dia do IV Simpósio de Psicologia do Esporte no Instituto Sedes Sapientiae.

Comecei a escrever esta postagem com o Simpósio em mente, mas enquanto as palavras chegavam resolvi mudar um pouco o rumo dessa prosa. Isso pelo fato do Instituto Sedes fazer parte de uma fase muito importante da psicologia do esporte no Brasil. Algo que foi muito bem dito pela Dra Kátia Rúbio na abertura doIV Simpósio, é que foi justamente após o I Simpósio, realizado para que os formandos em suas turmas de Especialização em Psicologia do Esporte, que um grupo de professores e especialistas decidiu criar a ABRAPESP, desde então diversos livros foram produzidos, vários seminários e outros eventos de nível internacional, além é claro de mais de 60 especialistas em Psicologia do Esporte espalhados pelo Brasil disseminando um conhecimento claro não apenas sobre o fenômeno esportivo, mas sobre seu principal protagonista, o Ser-humano.

Um detalhe importante é que o curso continua sendo o único reconhecido pelo Conselho Federal de Psicologia a formar especialistas!

Vou entrar em contato com algumas pessoas que estavam no Simpósio e solicitar que eles escrevam algo sobre este evento de excelente nível! Aguardem!

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Gosto de Você e dos meus filhos!!!

Neste domingo, 20 de Setembro (Dia do Gaúcho), dormi mal... rolava na cama, estava ansioso por participar da minha primeira corrida de 5 km! Engraçado escrever sobre isso afinal, minha paixão por Psicologia do Esporte faz com que eu saiba teoricamente sobre muitas coisas que envolvem o contexto esportivo, alem claro de estratégias psicológicas pra controle de ansiedade... mas nesse domingo eu não estava muito preocupado em baixar ou aumentar nada, queria mesmo era aproveitar a sensação ao máximo.

Estava torcendo para que o Lester fosse correr comigo... afinal foi ele o responsável pela minha decisão de enfrentar uma corrida oficial. Já havia um tempo que eu queria correr com a Beta, mas ainda havia um receio que não conseguisse chegar bem ao fim... afinal correr não e meu forte.

Ao chegar na Esplanada dos Ministérios fiquei impressionado ao ver a quantidade de pessoas que acordaram cedo para correr! Sabia que essas corridas atraiam bastante gente, mas aquilo era alem das minhas expectativas. Tinham em torno de 3000 pessoas.

Encontrei o Lester na tenda da Equipe Lo-Rã, achei otimo essa estoria de equipe, afinal ao descer do carro a única coisa que pensei era, onde vou colocar as chaves do carro?

Mas vamos ao que interessa, afinal estou me alongando... ao iniciar a corrida o Lester me perguntou se eu gostava de correr?

Respondi que não! E contei uma estoria. Nunca gostei de correr, mas com o tempo passando, meus filhos crescendo, chegou um momento em que conversando com a Beta, digo que precisávamos fazer alguma atividade física, afinal saber de todos os benefícios do exercício para mente e corpo e não praticar não me parecia muito inteligente! Pois começamos a caminhar, após algumas semanas minha esposa me pergunta quando começaríamos a correr? Respondo: Nunca! Não gosto de correr, mas se isso for importante pra você, podemos começar! Afinal gosto muito de Você e de nossos filhos! E se isso for importante pra que eles percebam que a pratica de uma atividade física deve ser uma das prioridades em suas vidas, então devemos correr.

Assim que fui parar na corrida da Adidas. Meu tempo de iniciante foi otimo! 31 min 07 seg. Como corri contra minha marca anterior, ganhei afinal nunca havia corrido 5 km antes!

Outra coisa que me impressionou foi quantidade de pessoas com aparelhos MP3!!!! Na próxima vou fazer uma pesquisa... ou tirar umas fotinhos para o Blog.... essas coisas!

comecei colher os frutos do exemplo na semana passada meu filho nos pediu para correr conosco, resultado ao chegarmos da corrida fomos ate o fim da rua com ele e a Lulu!
Antes que esqueça: Beta, Lipe e Lulu, Papai ama muito vocês!!!

Simpósio em São Paulo

Esta é uma oportunidade excelente de conhecer pessoas que fazem um trabalho sério em Psicologia do Esporte!

CLIQUE NA IMAGEM PARA VER MELHOR!!!


terça-feira, 22 de setembro de 2009

Copa Davis


Este fim de semana ganhei um novo ídolo, Marcos Daniel!

Ele defendeu o Brasil no confronto decisivo contra equatoriano Nicolas Lapentti por 3 sets a 2 (parciais de 6/4, 6/4, 1/6, 2/6 e 8/6), em batalha de quatro horas e 42 minuto...

Mesmo perdendo o jogo, foi uma das partidas, com Brasileiros, mais emocionantes que assisti nos últimos anos. Foram 4 match points salvos e muita garra dispensada por este atleta!

Buscando saber mais sobre ele para postar aqui no Blog descubri algumas coisinhas... uma delas que ele eh gaúcho, fato importante não por eu também ser (rsrs), mas pelo jogo ter ocorrido justamente no dia 20 de Setembro, ou seja, dia da Revolução Farroupilha, considerado o Dia do Gaúcho.

Outra curiosidade: atualmente ele ocupa o 56 lugar no ranking da ATP, sendo assim o brasileiro melhor posicionado atualmente. Tendo faturado, aproximadamente U$ 1.000.000! Isso me impressionou, as cifras que envolvem um esporte como o tenis são impressionantes.


Parabéns Marcos Daniel, espero poder presenciar momentos tão emocionantes novamente.

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Aberto dos Estados Unidos

Neste esporte, o jogo mental faz parte do vocabulário dos atletas. Concentração, foco, ensaio mental, estratégia mental, plano de jogo, até a forma como se comemora ou lamentasse pode ser analisada e estudada pelos adversários...



Várias frases retratam isso:

"Tênis é um jogo 95% mental".Jimmy Connors

"Todos ficam frustrados, têm dificuldade na quadra. É um ogo mental. Dois cérebros lutando entre sí". Marat Safin

"O exercício de fortalecimento mental é fundamental, porque se eles fizerem isso no treino vão lembrar na hora do jogo". Larri Passos

"Se não treinar como deve ser, então não jogarei como sei que posso". Ivan Lendl


Porém alguns fatos chamaram minha atenção:
1- Como o sexto do ranking pode ser considerado um "azarão"?

É claro que vale ressaltar que o Roger Federer venceu os últimos 5 US Open, portanto ele é favorito em qualquer disputa nesta quadra. Mas daí colocá-lo como "surpresa ou azarão" é demais!


2- O segundo fato foi da "convidada" Kim Clijsters conquistar o título feminino.
Após 2 anos e meio afastada do mundo do Tênis para dedicar-se a maternidade, com apenas 2 meses disputando torneios, ao receber o convite para participar do US Open.

Que excelente exemplo de como as mulheres estão ganhando cada vez mais espaço para serem o que elas desejarem... executivas, mães, atletas... sem deixar de ser Mulheres.

Parabéns Del Potro e Clijsters!

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Mais Música

Como gosto de tentar unir o conhecimento acadêmico com o que é divulgado na mídia, ou seja, para leigos... (acredito que esta seja uma estratégia de aproximar os dois mundos).

Lá vai mais uma reportagem da CBN sobre Música e o controle da dor.

Este é outro link para CBN onde fala sobre como a música é capaz de mudar a freqüência das ondas cerebrais e trazer benefícios físicos e mentais.



é eu sei.... toda vez que abrem a página toca automaticamente! Mas é bom para motivar-me a postar mais mensagens!

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Hardcore Sitting

Ví este vídeo no mês passado mas ainda não tinha virado sócio da Globo Vídeos (rsrsrs), ou seja, ainda não sabia muito bem como procurar e postar vídeos... mas achei incrível o que esses caras estavam fazendo!



Outro site muito legal é do Aaron com vários vídeos sobre o assunto inclusive vários backflips, ou pra nós brasileiros o Mortal!





Sem palavras!

Fim de semana Verde e Amarelo


Pois é, nem só de esquadrilha da fumaça vive o feriado de 7 de setembro!

Neste fim de semana vários atletas brasileiros se destacaram no cenário internacional. Começou com o jogo da Seleção Brasileira de Futebol e sua vitória emblemática sobre os "Hermanos"!

Mas também teve a equipe Brasileira de Basquete que garantiu a Copa América de Basquete, assegurando a classificação para o mundial de 2010.


E para encerrar, no Brazilian Day, em Nova York, brasileira festeja quinto ouro na Copa do Mundo de Maratonas Aquáticas com Poliana Okimoto.

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Palestras UniCEUB!

Para quem mora em Brasília vai a dica de uma oportunidade de escutar alguns medalhistas olímpicos!

Quem promove estes encontros é o UniCEUB, confira mais informações nos links abaixo.

- Palestra com a Ricarda e a Leila do vôlei
Dia 09/09, às 9h, no Ginásio do bloco 10
Inscrições aqui.

- Palestra com Lars Grael, o campeão das águas turbulentas
Dia 09/09, às 19h, no Ginásio do bloco 10
Inscrições no site : www.dialogosuniversitarios.com.br

Participe e veja o que esses grandes nomes do esporte têm a dizer sobre motivação, carreira de sucesso, responsabilidade social e muito mais.