quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Crer no seu desempenho

Este vídeo foi produzido por Kurt Browning um dos patinadores artíticos mais renomados do Canadá. Além de ser 4 vezes campeão mundial, Kurt foi o primeiro patinador a realizar um salto quadruplo. No vídeo ele fala da importância de compartilhar o peso da competição com alguém (por exemplo um psicólogo do esporte) e de acreditar na qualidade do trabalho realizado antes do evento.
Aproveitem.

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Quais as lições do último lugar? DIA 12

Selecionei manchetes de dois dias seguidos. Ambas reportagens retratam o desempenho da equipe brasileira de Bosled feminino nos jogos de Sochi. Na primeira (esquerda), o repórter ironiza a participação das mesmas enfatizando a celebração da penúltima colocação com um ponto de exclamação. No dia seguinte(abaixo), o mesmo site compara o bobsled brasileiro com a patinação de velocidade holandesa.  
Começando com a segunda matéria. Alguns fatos sobre tal comparação. Primeiro, a Holanda é o único país do mundo que possui equipes profissionais de patinação de velocidade. Eles não so venceram o maior número de medalhas em patinação de velocidade em Sochi, como estão batendo todas os recordes de medalhas na modalidade em uma única edição. Normalmente há duas varridas de pódio, isto é, quando atletas de um só país conquistam todas as medalhas. Entretanto nesta edição, já houveram 4 varridas da Holanda apenas na patinação de velocidade de pista longa. Segundo, Sven Kramer, o atleta holandes é 6 vezes campeão mundial, bicampeão olímpico da prova de 5.000 e só perdeu a prova de 10.000 em Vancouver 2010 por causa de um erro do seu treinador que indicou a linha errada. Mas o que isso nos ensina? Bem, metas são pessoais e estabelecidas de acordo com a capacidade de cada um de atingimento. Se você é um dos favoritos a expectativa de vencer é enorme e a frustração de não vencer também.
 
Voltando para a primeira reportagem aqui, pude tirar proveito do que foi dito pelas atletas. Apesar do repórter (e 90% das pessoas que comentaram) desconsiderar(em) a relevância da performance brasileira, as atletas mencionaram duas estratégias consagradas de qualquer treinamento de habilidades psicológicas, o estabelecimento de metas e a retomada de foco. A teoria diz que as metas devem ser focadas em processo e não apenas em resultados. Entretanto caso sejam em resultados, as mesmas tem que ser realistas e atingíveis. Nem todos concordam, mas para o bobsled brasileiro, participar dos jogos olímpicos já é por si só uma conquista. Vamos mais além. Observem o comentário da atleta: 

"A gente está aqui pra competir. Queríamos fazer em menos de 1min00s e conseguimos fazer isso [em cada descida]. Batemos a Coreia, que era uma meta nossa, que a gente queria bater. Fizemos uma descida limpa, boa. Amanhã (quarta) é melhorar esse resultado que a gente fez hoje", afirmou Sally Mayara após a performance do dia.

Diversas metas que foram atingidas. Descida limpa ou sem erros - meta de processo. Descer em menos de 1min - meta que mistura resultado e processo. Finalmente, bater a Coreia, essa sim meta de resultado. O reestabelecimento de foco ficou claro na segunda fala da atleta.

"Com certeza. Nós tivemos um probleminha no último treino. Foco total para hoje, e graças a Deus nós conseguimos fazer um bom push, uma boa descida, e uma somatória de tempos satisfatória. Vamos para amanhã"

Probleminha no último treino?!?! (elas tiveram um acidente em que tombaram o trenó!) Que resposta fantástica! Em uma situação como essas remoer o passado e valorizar o acidente só serveria para aumentar a ansiedade (somática e cognitive) de descer de uma pista de gelo a 120km/hr para competir novamente. Mudança total de foco no que pode presente e controlável. A atleta ainda divide a prova em processos, um bom push + uma boa descida = somatório de tempos satisfatório.

Para finalizar, o bosled é a Formula 1 dos jogos olímpicos de inverno e os trenós, bem como os bólidos da F1, são produtos de anos de pesquisa e muitos dólares de investimento. Portanto, será que alguém que chega tão atrás tem realmente algo a comemorar?!?! Ou aprender?!?! Será que esta pessoa tem futuro no esporte?!

Confira esta matéria curta de 2002 e tire suas próprias conclusões.
 
Webber foge da última fila e comemora
Sábado, 30 Março de 2002, 16h53


São Paulo – O australiano Mark Webber, da Minardi, vibrou após ter escapado de ficar na última fila. Ele conseguiu o 20º posto na sessão de classificação deste sábado deixando o brasileiro Enrique Bernoldi, da Arrows, em penúltimo lugar. “Foi um bom treino e os mecânicos fizeram um grande trabalho. Poderia te ter tirado um pouco mais do carro, mas fiquei feliz com minha melhor volta nesta tarde. Estamos fazendo progresso. Ficamos mais perto dos tempos dos dez primeiros colocados.”

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Esqui estilo livre. DIA 9


Durante a apresentação do atleta canadense de esqui estilo livre (moguls) Mikaël Kingsbury, o comentarista afirmou que Mikaël era tão forte mentalmente que não utilizava um psicólogo do esporte. A princípio achei que esse comentário era ruim para quem trabalha com psicologia do esporte, afinal outros atletas poderiam seguir o exemplo de Mikaël. Mas com um pouco de reflexão percebi a GRANDE diferença entre as realidades brasileira e canadense. Enquanto no Brasil o trabalho do psicólogo é pouco lembrado e muitas vezes ainda é visto como um apagador de incêndios, aqui no Canadá o trabalho é tão reconhecido que o estranho é quando um atleta de alto desempenho não utiliza desse tipo de serviço.

Detalhe: o psicólogo do esporte do time de aerial do Canada é o Wayne Halliwell da postagem do DIA 1.

Esse vídeo conta um pouquinho da estória do Mikaël


O vídeo seguinte é uma entrevistapara a CBC do Alex Billadou (ouro) e Mikaël Kingsbury (prata) onde eles descrevem as descidas. Interessante perceber como Alex revela quais suas palavras-chave antes e depois de iniciar a descida. "Soft and tight." Suave e junto. Isso porque nessa modalidade o esquiador tem que descer suavemente e apresentar pouca movimentação na parte de cima do corpo  e ao mesmo tempo as pernas tem que permanecerem o mais próximas possíveis. O posicionamento das pernas são tão importantes que há cores diferentes nos joelhos para que os juízes possam perceber qualquer variação.


Especialização em Psicologia do Esporte e da Atividade Física

Curso em Psicologia do Esporte e da Atividade Física*

Código: 
4478
Especialização
Objetivos:

- Apresentar aos profissionais interessados na área, temas abrangentes que tem como contexto institucional: clubes e associações esportivas; escolas e academias de ginástica; assessorias esportivas; grupos independentes de práticas esportivas (educacionais, recreativas, entre outros); projetos sociais; bem como hospitais e clínicas de reabilitação.
- Formar profissionais capazes de analisar e produzir conhecimento e práticas interventivas em Psicologia do Esporte e da Atividade Física, a partir de suas especificidades, observando as interfaces com as outras áreas envolvidas.
*Este curso foi credenciado no Conselho Federal de Psicologia em 31 de janeiro de 2003 para Especialização em Psicologia do Esporte, em conformidade com a Resolução CFP 013/07.
Obs: O curso possibilita a concessão do Título de Especialista (CFP) na área somente aos Psicólogos que completarem os 02 anos de curso.
Corpo docente:

Luciana Ferreira Angelo, Marina Penteado Gusson, Marisa Markunas, José Aníbal de Azevedo Marques, Simone Meyer Sanches e professores convidados.
Conteúdo Programático:

 - Introdução à Psicologia do Esporte e da Atividade Física;
 - História da Educação Física e do Esporte;
 - Psicologia do Esporte e Educação Física Escolar;
 - Princípios do Treinamento Esportivo em Longo Prazo;
 - Psicologia do Esporte em Projetos Sociais;
 - Psicopatologias, reabilitação e transtornos emocionais no esporte;
 - Teoria e dinâmica de grupos esportivos;
 - Estratégias de preparação e treinamento mental para o atleta;
 - Psicodiagnóstico e medidas de avaliação em Psicologia do Esporte;
 - Metodologia científica aplicada à Psicologia do Esporte;
 - Ética do contexto esportivo;
 - Psicologia da Reabilitação em Populações Especiais;
 - Psicofisiologia;
 - Psicologia do Esporte nas práticas de tempo livre;
 - Estratégias de intervenção em Psicologia do Esporte.
Destinado a:

Psicólogos, educadores físicos, técnicos esportivos, fisioterapeutas, nutricionistas, médicos e demais profissionais da área esportiva com formação universitária.

Duração / Horário



Duração:

Atualização - certificado em  “Atualização em Psicologia do Esporte e da Atividade Física”- 01 ano (2014) – Aulas quinzenais divididas em 02 módulos. Total de 229h, divididas em 162h/aula, 27h/supervisão e 40h de visita às instituições parceiras.
Especialização - certificado em  “Especialização em Psicologia do Esporte e da Atividade Física”– 02 anos (2014 e 2015) - O curso será constituído pelo primeiro ano nos moldes descritos acima (juntamente com a turma de Atualização). No segundo ano, as disciplinas serão divididas em 02 módulos de caráter prático, com a inclusão das horas de Atividade Prática Profissional, Supervisão destas atividades, Orientação de Monografia e Seminário de apresentação das monografias. Carga horária total de 519 h, divididas em 399 horas teóricas (306h/aula, 54h/supervisão, 27h/orientação de monografia e 12h de Seminário) e 120h de Atividade Prática Profissional.
Horário:

Atualização – 01 ano (2014) As aulas serão quinzenais de março a dezembro (com algumas exceções em decorrência de feriados) e com recesso no período da Copa do Mundo. Horário: sextas-feiras das 18h00 às 22h00 e sábados das 08h00 às 13h00.  Haverá também carga horária prática para visita a instituições (40h) e Supervisões (27h).
Especialização – 02 anos (2014 e 2015) Primeiro ano, conforme descrito acima. No segundo ano, as aulas serão quinzenais de janeiro a novembro (com algumas exceções em decorrência de feriados) e com recesso no mês de julho. Horário: sextas-feiras das 18h00 às 22h00 e sábados das 08h00 às 13h00. Inclusão de carga horária para as Atividades Práticas Profissionais (no mínimo 80h), Orientação de monografia (27h), Supervisão (27h) e Seminário de apresentação das Monografias (12h).
As Supervisões acontecerão uma vez ao mês com 3 horas de duração a partir de Abril de 2014 até dezembro de 2014; e com 2h por mês de fevereiro a novembro de 2015 (exceto nos meses de recesso). E a Orientação de Monografia será de 3h, uma vez ao mês, a partir de fevereiro a outubro de 2015.

Informações para Inscrições


Nº vagas: 36 (trinta e seis).
Inscrição até: 21 de fevereiro de 2014.
Processo seletivo para inscritos até o dia 31/01/2014: Será dividida nas seguintes fases: Análise do CV, Dinâmica de Grupo e Redação (03/02/2014), Entrevista Individual (04 e 05/02/2014). Todas as fases serão eliminatórias.
Processo seletivo para inscritos a partir do dia 01/02/2014dias 24 e 25 de fevereiro, segunda e terça, da seguinte forma: 24/02 - 18:00 - dinâmica de grupo e redação. Nesse momento, será agendado entre professores e o candidato uma entrevista individual que poderá ocorrer após a dinâmica no próprio dia 24, ou no dia 25, a partir das 08:00.
Publicação dos resultados para inscritos até o dia 31/01/2014: 14 de fevereiro de 2014, às 14h00.
Publicação dos resultados para inscritos a partir do dia 01/02/2014: 28 de fevereiro de 2014, às 14h00.
Início do ano letivo: 14 de março de 2014.
Anuidade de 2014: matrícula - R$ 650,00 mais 10 parcelas de R$ 650,00.
Inscrição: 80,00 (oitenta reais)
Documentos necessários e outras informações para inscrição, clique aqui...

domingo, 16 de fevereiro de 2014

Atletas e a dor. DIA 4

Video sobre a dor no esporte as "explicações" mais estudas pela ciência.

Shani Davis. DIA 5


Em dezembro uma reporter entrevistou Shani Davis atleta americano da patinação de velocidade. Na época ele poderia se tornar o recordista americano com 3 medalhas em 3 edições consecutivas dos jogos. Ao perguntar sobre o peso que isso teria durante as Olimpiadas ele respondeu: "Eu não permito que isso pese em mim. Eu simplesmente irei lá e farei o meu melhor. Se eu for o melhor naquele dia, eu ficareibem feliz em trazer uma medalha para minha casa e adicionar a minha coleção. Eu tentar o meu melhor e isso é o melhor que eu posso fazer." 
Resposta fantastica!
Do ponto de vista da psicologia do esporte, inúmeros estudos mostram a importância de metas que foquem o processo e não o resultado.

Apesar de não conseguir uma medalha na prova dos 1000 metros o norte americano já foca na próxima prova, a de revezamento. 

Mais informações sobre o americano aqui.