sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Lições em psicologia do esporte

Li uma postagem no facebook tão legal que resolvi pedir autorização da psicologa do esporte Marisa Markunas para repostar aqui no blog. Como ela gentilmente autorizou aqui vai. Espero que gostem tanto quanto eu!
 
Hoje estou debutando. Nesta data, há exatos 15 anos eu iniciava minha prática profissional em Psicologia do Esporte. Então, já vai um bom tempo... Mas e daí ? Minha biografia ou minhas idéias não devem interessar publicamente. Contudo, aind...a insisto: o que é ser debutante ? É "virar gente grande", é ter status social prá opinar, prá participar da sociedade. Então, achei justo, que como tal, eu pudesse aproveitar este espaço aqui e em meio às minhas reflexões, falar algo sobre o mercado de trabalho de Psicologia do Esporte. Penso que minha trajetória permite algum palpite, e que ser debutante me credencie. Minha contribuição neste espaço público aqui é responder à tal pergunta: "como eu faço prá entrar no mercado de trabalho, em PE ?" Vou arriscar algumas dicas: você precisa estudar; participar de atividades academicas, científicas e também assistir muito esporte. Voce precisa mostrar-se para o mercado. É bom ter gosto pela prática mas não é essencial ser praticante. É útil transitar no meio esportivo, isto facilita os acessos, mas também ilude. Para ingressar neste mercado muitas vezes basta conhecer alguém que te 'abra uma porta'. E então, como ocupar este lugar no mercado ? Sugestões: manter-se atualizado, em psicologia (afinal esta é sua profissão), e em acontecimentos esportivos ! Não ter preconceitos (de formação, linha teórica, local de trabalho ou segmento de atuação...); Ouvir. Colher opiniões e visões variadas. Ler livros de diferentes e porque não autores 'opostos'. Isso tudo basta ? Óbvio que não ! O essencial, penso: é saber que tudo é transitório. Hoje sou debutante, amanhã não mais. Quanto já realizei e quanto já deixei passar... Além de saber que tudo é transitório, deve-se então exercitar a humildade. A vaidade, em Psicologia te leva prá longe dos reais propósitos da profissão (e o esporte tem essa armadilha !), portanto, para ingressar no mercado: cuidado com a vaidade. Por fim, posso insistir: para ingressar no mercado alguns bons contatos podem resolver, mas para permanecer nele deve-se cultivar muita resiliência. Não há psicólogo que sobreviva a toda a transitoriedade deste mercado se não cuidar muito de seu próprio stress. Sucesso a todos e, se me permitem: parabéns prá mim ! rs... Afinal, desenvolvi muita resiliência, o que já é um belo resultado !
 
*Escrito por Marisa Markunas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor deixe seu e-mail para que possa contactá-lo! Obrigado por deixar sua opinião.