quarta-feira, 21 de março de 2012

Bellucci e Federer - Uma imagem vale mais...

Fiquei um pouco surpreso ao ver na internet uma foto aonde Thomaz Bellucci, tenista Brasileiro melhor qualificado na atualidade, aparecia tendo  uma "atitude questionável." Os comentários mais leves eram duros.

Primeiramente como psicólogo, a imagem me inquietou. A foto é clara!!! E como diz o ditado, uma imagem vale mais que mil palavras.

Tentei entender quais os motivos que o levariam a ignorar o grande Federer. Minha mente de psicólogo do esporte entrou em cena e um "brainstroming" sobre possíveis hipóteses surgiu rapidamente:
- Motivação extrinsica (só o resultado importa)?
- Baixa resistência a frustração?
- Pouca resiliência?
- Outros problemas pessoais?
- Provocações extra quadra?

Meus pensamentos iam por essas e outras bandas quando me ocorreu que estava reduzindo um ser-humano complexo a imagem que é estática...

Outras hipóteses vieram à tona:
- E se o problema estivesse na MINHA interpretação da imagem?
- Será que o MEU viés sobre o que é ser um "bom" competidor influenciou na forma como interpretei a foto?
- Qual o contexto da foto?
- Existe outras informações que complementem o que estou vendo?

Como um pesquisador qualitativo, não acredito que a "verdade" seja objetiva, portanto eu precisava "construir" e buscar em outras fontes algo que me auxiliasse a compreender melhor (não encontrar a verdade) o que ocorreu.

Pois bem, fui em busca do vídeo da partida (o vídeo está abaixo das fotos)
Olha que interessante o que achei:

Pensei em narrar os acontecimentos, mas uma imagem vale...

 Foto 1
 Foto 2
 Foto 3
Foto 4










Foto 5 - Ao observar as imagens anteriores percebemos que esse não era o momento em que ele foi parabenizá-lo mas o momento em que soltava sua mão. Dúvidas?









Observe o vídeo no 3:44.


Que sirva como reflexão.

11 comentários:

  1. Pra ser sincero, achei a sequência pior ainda, poderia até dizer que é o retrato do tenista brasileiro, começa bem e termina mal, sempre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gian,
      o meu objetivo era apenas mostrar uma visão mais ampla. Eu não seria um construtivista se acreditasse que existe uma única "verdade." Embora eu discorde da sua opinião, agradeço por te-la colocado aqui, assim todos temos uma nova oportunidade de refletir ao invés de se conformar com o que nos é dito.

      Abraço,
      Tiago

      Excluir
  2. É de suma importância tipos de imagens expressivas das vitórias e derrotas!

    A falta de companheirismo no esporte pode ocasionar diversas distorções de individualidade, levando em si próprio um orgulho que expressa sua personalidade de insegurança de sua capacidade física, mental e pessoal. No modo Geral os atletas muitas vezes, não conseguem ter a capacidade de obter a esportividade, muitas vezes por falta de não querer saber o que é realmente saúde no Esporte! E sim a competitividade radical, adversário com intrigas, atletas que acha que só existe ele e ponto final! E esses fatores individualistas consequentemente não terá um bom desempenho em seu Auto- estima como profissional social e esportivo... Ao olhar está imagem me veio em mente que supostamente ha um orgulho no individuo por parte da perda do jogo. E sua expressão facial e saudação desagradável me remetem duas visões. A primeira “não tem espírito esportivo”. A segunda “o orgulho tomou conta dele”. Penso simplesmente que foi uma ignorância em fluência a vitória de Federer, é principalmente não só sua vitória e sim seu nome no esporte um dos melhores do mundo, ranking etc...
    Minha interpretação não está bem reflexiva, pois não fui atrás de conhecer ambas as histórias mais preferir analisar diante da imagem exportas. Espero está contribuindo com a minha opinião.

    "O sucesso é o resultado de um processo que envolve dedicação, disciplina, determinação e que perder e ganhar faz parte do jogo".
    Katia Rubio
    Email. gerliara@hotmail.com
    Att.
    Gerlane Iara

    ResponderExcluir
  3. Oi Tiago, eu também publiquei a foto sem maiores reflexões.Ainda assim acho que ele cumprimentou o Federer com descaso, sem reconhecer a vitória, por mera formalidade, o mais rápido possível. Não fosse assim a foto não existiria, tanto que o Federer ainda estava lá, olhando pra ele. Perde-se o jogo, não a compostura ou o espírito esportivo. Mas achei muito bacana o texto que vc publicou para que a gente fique atento a refletir sobre o que se "vê". Um abraço
    Ana Godoy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana,

      você não tem idéia do quanto gosto de suas visitas ao blog(quando comenta no Facebook)! Obrigado por acompanhar!!!
      Escrevi uma reposta ao Pedro (abaixo) mas você também faz parte dessa refleção.

      Outro ponto interessante para refletir é como o esporte acaba promovendo estas saias justas disfarçadas de "fair play." Outra pesquisa interessante seria saber o que os atletas acham desse aperto de mão ao final das partidas... Qual o significado deste "simples" gesto?

      Abraços,
      Tiago

      Excluir
  4. Tiago, acredito que você foi feliz em seu texto ao dizer que é preciso investigar a imagem e etc mas acho que muita gente (pelo menos quem viu o jogo ou os highlights) sabia que o Bellucci não chegou pra cumprimentar o Federer daquele jeito, de fato não virou a cara imediatamente. O que não muda em nada minha opinião, só reforça a tese. Ao acompanhar o cumprimento inteiro dos dois eu tenho a mesma impressão, de que o Bellucci foi antipático e agiu como aqueles meninos de 12 anos que perdem um jogo pra um cara que jamais imaginavam perde e por isso de certa forma desdenham da situação. A foto retrata bem a situação. É isso que eu vejo. O BOM competidor também se mostra nas derrotas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Pedro,
      mesmo concordando em parte com sua opinião ela me deu uma idéia sobre uma boa proposta de pesquisa!!!

      Qual a face da vitória/derrota (afinal andam juntas)? Onde observando retratos após partidas poderíamos fazer uma análise das expressões... sem dúvidas a foto acima estaria lá!
      Imagina agora relacionando o discurso do IMPORTANTE É COMPETIR!

      Agradeço pelo comentário. Afinal isso é refletir, trazer novas perspectivas e ampliar nossas visões.

      Abraço,
      Tiago

      Excluir
  5. Parabéns por sua análise, pela dedicação e por seu blog; realmente está muito bom!
    O maior problema que temos quanto à avaliação por imagens é que não podemos afirmar nem isto e nem aquilo, ainda mais quando temos muitos fatores envolvidos. O correto, e melhor, seria podermos separar os fatores que podem influenciar e provocar uma atitude/postura/expressão mas como você sabe isto ( e colocou muito bem em seu texto) é muito complicado e complexo.
    Ainda assim fico feliz em ver pessoas bem intencionadas e que buscam ver outras faces das coisas que nem sempre são o que realmente parecem ser.
    Parabéns e obrigado pelas contribuições!
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelas palavras Lucas! Fico até mais motivado em continuar contribuindo para que mais reflexões surjam.
      Grande abraço,
      Tiago

      Excluir

Por favor deixe seu e-mail para que possa contactá-lo! Obrigado por deixar sua opinião.