sexta-feira, 20 de maio de 2011

Vídeo sobre os corredores Jamaicanos

Fiquei muito tempo sem postar vídeos, afinal a forma como a Globo.com disponibiliza os mesmos me deixa um pouco desconfortável. É chato alguém que acaba de conhecer meu blog não ter acesso aos vídeos pois os links não estão mais ativados.
Então, peço desculpas desde já,  caso isto aconteça no futuro.


A reportagem "Investimento na base: o segredo do sucesso do atletismo da Jamaica" data do dia 14/05/2011 e pode ser encontrada no site do Sportv.


O tema da matéria foi muito bem escolhido, afinal a Jamaica desponta como grande favorita em diversas provas de velocidade. Um exemplo que ilustra bem esta tradição é que a pequena ilha do caribe coloca suas atletas no pódio dos 100 metros rasos desde 1984 nos jogos Los Angeles (exceção 1988, quarto lugar), tendo Pequin como ápice, onde as mulheres jamaicanas ocuparam os três lugares mais altos.  


Diversas são os relatos de medalhistas olímpicos que refletem a importância do "Jogo Mental" ou lado psicológico e de como a estrutura montada pela Jamaica fornece oportunidades de suas crianças irem aprendendo a vencer.

Uma boa parte da reportagem retrata o CHAMPS, campeonato com 100 anos de tradição onde meninos e meninas em idade escolar competem representando suas escolas. Competição que marca o imaginário de jovens e adultos, todos ligados na TV querendo saber quais serão os próximos Usain Bolt, Asafa Powell entre tantos outros nomes de recordistas mundiais jamaicanos. A atual campeã olímpica de 100 metros rasos, Shelly-Ann Fraser, fala sobre como a participação de atletas mirins nesta competição desde os 9 anos de idade é primordial para identificação de talentos desde cedo.

Aos 14m30 Bolt fala sobre como o CHAMPS o ajudou a adquerir maturidade para competir no cenário internacional. Ele comenta que entrava muito nervoso por ter que representar sua escola e saber que todos contavam com o resultado dele. Ainda afirma que toda essa pressão foi fundamental para que ele soubesse lidar com o nervosismo.

Germaine Mason, jamaicano naturalizado inglês, medalhista de prata em Pequim retrata algo muito semelhante com a cultura do futebol no Brasil. "O jamaicano cresce brincando de correr." Este é um dos principais princípios do LTAD (Long Term Athlete Development), onde os FUNdamentos de cada esporte deve ser passado de forma divertida (FUN), fazendo com que as crianças queiram continuar envolvidos no ambiente esportivo. É muito legal perceber neste vídeo as crianças correndo descalças em pistas de grama. Basta imaginar uma bola de futebol e "estaríamos" no Brasil! 


Aos 16min Usain Bolt fala sobre a importância de estar preparado para a vitória e para a derrota. "Você tem que aprender a perder antes de aprender a vencer. Você não vai vencer todas, e é preciso lembrar disso! A pessoas que acham que sempre vão vencer e quando perdem acabam desmoronando e não conseguindo voltar. O ponto chave é saber como reagir a uma derrota."

Mas para mim a cereja do bolo veio aos 21 minutos do vídeo, onde Gracy Jackson medalha de prata em Seul nos 200 metros nos brinda com o seguinte comentário: "Você pode identificar os que possuem um potencial, o que separa os que tem potencial e os que vão ser vencedores é o que acontece na mente. Eu acredito que aqueles que são mentalmente mais fortes sabem lidar melhor com os desafios e as adversidades".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor deixe seu e-mail para que possa contactá-lo! Obrigado por deixar sua opinião.