sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Rumo a Londres

Já estava com saudades de postar vídeos. Como por aqui no Canadá tenho visto pouca tv, me falta matéria prima.
Agradeço a dica do vídeo ao meu irmão Rodrigo Duarte, ele também é psicólogo e vem trabalhando com um atleta do tiro que está na briga por uma vaga olímpica.




Muito legal este programa.
Gostei muito da parte(9 minutos) que fala sobre o melhor mesatenista do mundo. Sua fala demonstra o comportamento típico de um atleta que desempenha seu jogo de forma relaxada e com máximo desempenho no início dos jogos. Com seu medo de perder, ou como ele fala, sua vontade de vencer, ele tomava decisões mais conservadoras que facilitavam a vida de seus oponentes.
Logo depois ainda é citado sobre a importância da autoconfiança. Aquele cenário dos atletas chineses estarem entre os melhores do mundo lembrou-me do livro "Doing Sport Psychology" editado pelo PhD Mark Andersen. Lá ele relata uma situação semelhante chamada "Big fish in a Small pot, and Small fish in a big lake" (peixe grande em lago pequeno, peixe pequeno em lago grande). Que nada mais é do que grandes atletas regionais que dominam os treinos em seus clubes de origem, quando vão para clubes maiores sentem-se sobrecarregados pelo fim das regalias ou pela alta competitividade. No Brasil temos atletas que souberam lidar muito bem com este cenário, entre eles o César Cielo. Deu no que deu!

Abraços
Tiago Duarte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor deixe seu e-mail para que possa contactá-lo! Obrigado por deixar sua opinião.