terça-feira, 10 de novembro de 2009

Histórias que valem a pena contar

Me pediram se eu conhecia alguma história ligada ao esporte brasileiro que pudesse ser contada em um contexto de adolescentes. Com objetivo de passar algum valor através do esporte. 

Ao ler o email sorri, felizmente o Brasil está recheado de belos momentos.


Divido com vocês um pouco de uma história bem conhecida mas que vale a pena ser lembrada!



Milagre do Basquete Brasileiro -

O dia 23 de agosto de 1987 ficou marcado com um dos momentos de maior superação do basquete brasileiro. A cena do Pan-Americano de Indianápolis ficará registrada na história.
O time americano, formado por universitários, tinha jogadores que brilhariam na NBA, como David Robinson, Danny Manning e Rex Chapman, além deser invicta em toda a sua história jogando em casa.
No intervalo de jogo na Market Square Arena, a seleção dos Estados Unidos tinha 14 pontos (68 a 54) de vantagem na grande final dos Jogos Pan-Americanos de 1987. Na arquibancada, mais de 16 mil tocedores davam o ouro como certo. Só não contavam que, nos 20 minutos seguintes, o Brasil faria história. Comandados por Oscar Schmidt (46 pontos) e Marcel de Souza (31pontos ), a Seleção masculina de basquete surpreendeu os donos da casa e viraram a partida  tornando-se o primeiro time a derrotar os americanos jogando na casa deles, com uma virada espetacular.
 Com um segundo tempo perfeito, de defesa forte e chutes certeiros da linha de três, a seleção venceu por 120 a 115. Anotando 10 bolas da linha de três apenas na etapa final. Oscar foi o grande nome da equipe na conquista do título histórico, o "Mão Santa", anotou 35 pontos só no segundo tempo e eternizou a vitória com uma imagem que emocionou o país: o choro incontido no chão da quadra, ao fim da partida.
- Quando você vê as imagens do fim do jogo, a gente não sabia nem como festejar. Nós não acreditávamos que ganharíamos aquele jogo, aliás, ninguém na época acreditava - afirmou Oscar em entrevistas que celebraram o aniversário de 20 anos da conquista.

Os 16.408 torcedores que lotaram a Market Square Arena foram embora decepcionados. O ginásio, mais tarde, seria demolido para dar lugar ao moderno Conseco Fieldhouse. Caiu também a certeza de que dava para vencer todo mundo usando apenas universitários.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor deixe seu e-mail para que possa contactá-lo! Obrigado por deixar sua opinião.