sábado, 28 de fevereiro de 2009

Onde nasceu a idéia!

Este espaço foi criado para tentar suprir as curiosidades e algumas necessidades de pessoas como Eu, apaixonadas pela Psicologia e pelo Esporte.

Em 2004, eu estava em Florence (South Carolina) e das várias reflexões que fiz durante aquele período, uma foi de que o esporte preenchia uma parte muito importante de minha vida. Até então meu olhar era muito voltado ao marketing (minha primeira formação), mas eu percebi que não era através do marketing que queria deixar minha contribuição ao esporte. Foi quando uma antiga paixão veio à tona, lendo o livro "Leading with the heart " do famoso técnico de basquetebol universitário Mike Krzyzewski, as idéias passadas transcendiam o esporte, isto é, o esporte era um instrumento de construção de valores morais. Esta sim parecia uma missão que valeria à pena! Comecei a procurar livros que tratavam deste assunto e o que encontrei foi uma enxurrada de material dentro da psicologia do esporte. O que achei, não poderia me deixar mais animado, era isso que eu queria, utilizar a Psicologia do Esporte para promover muito mais do que resultados esportivos!!!

Com a decisão de conhecer e estudar esta área, veio também a decisão de voltar ao Brasil e iniciar o curso de psicologia, pois na época meu entendimento era que o caminho mais lógico de ser um Psicólogo do Esporte era sendo Psicólogo! Hoje percebo a importância da formação de Educador Físico para quem estuda esta área.

Uma das minhas motivações em criar este espaço foi uma frase do Mark Andersen, "Doing sport psychology is endlessly fascinating", por acreditar no "fascínio infindável" da área acredito que dividindo estas informações e pensamentos poderemos fomentar novas paixões, que refletirão em avanços na área, afinal a Paixão move! Não pretendo contudo, esgotar nenhum assunto, mas considero a possibilidade de aprofundar diversas questões que venham favorecer a construção da Psicologia do Esporte no Brasil.

Abraços,
Tiago Duarte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor deixe seu e-mail para que possa contactá-lo! Obrigado por deixar sua opinião.