Uma pergunta me motivou a escrever esta postagem. Quem a fez foi o Fernando, outro "apaixonado" pela psicologia do esporte. Sua pergunta foi simples, "Você recomendaria a Laurentian University para eu fazer meu mestrado? mas a resposta não poderia ser. É uma responsabilidade muito grande indicar um curso em um país tão distante.
O que farei então será abordar as vantagens de estudar e morar no Canadá, afinal este foi o país que decidi morar e fazer meu mestrado.
Não estou aqui para fazer propaganda do Canadá, mas é importante dizer que
ocupa a oitava posição na lista de desenvolvimento humano da ONU e é um país que acolhe muito bem o imigrante.
Agora passando ao aspecto acadêmico, vou listar algumas vantagens de estudar Psicologia do Esporte aqui:
- Em encontro com o Dr Gordon Bloom da McGill University, o mesmo comentou que o Canadá é o melhor lugar para estudar PE no mundo. Isto pela quantidade de grandes programas de mestrado no país, aliados a uma rede de pesquisadores que trocam muitas informações entre si.
- São dois congressos por ano, o SCAPS e o ECSEPS. O primeiro de profissionais e o segundo com enfoque em estudantes de mestrado e doutorado.
- Alto nível das Universidades. Citando as duas que me inscrevi para o programa de mestrado, a McGill University, está no ranking das 20 melhores Universidades do mundo em todas as áreas do conhecimento, enquanto a University of Ottawa possui o maior quadro de professores (são 10 doutores) de Psicologia do Esporte e do Exercício das Américas.
- Preço dos cursos X oferta de bolsas de estudo. Além dos valores dos programas serem bem abaixo das universidades americanas, existem vários programas de bolsas de estudos que possibilitam que o estudante pague todas as taxas administrativas e o auxilie no dia-a-dia.
Abraços,
Tiago