quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Programa Rumo ao Podio

Alcançar uma medalha olímpica é o sonho de qualquer atleta. É nesse contexto que está inserido o Programa Rumo ao Pódio Olímpico, patrocinado pela Tetra Pak e implementado pelo Instituto Joaquim Cruz, em parceria com o Governo do Distrito Federal. O Programa é direcionado ao esporte de alto rendimento, referindo-se somente ao atletismo (meio fundo e fundo).
Para selecionar os 30 jovens que fazem parte do Programa, foi realizado um longo processo seletivo. A princípio, houve mais de mil jovens inscritos. Os testes consistiam em corridas de 600 metros, sendo que os jovens com os melhores tempos avançavam para as outras etapas. Ocorreu um total de quatro testes, um a cada final de semana. Então os jovens com os 50 melhores tempos, de acordo com divisões de faixa etária e de sexo, conquistaram a oportunidade de treinar durante dois meses com equipe do Programa. Naturalmente foi testada a persistência dos jovens ao longo dos testes. Alguns desafios e dificuldades foram enfrentados por eles, mas isso não fez com que eles desistissem. Essa é uma das características que definem os grandes campeões.
Antes de o treinamento iniciar, logo após a definição desses 50 atletas, houve uma reunião que envolveu a equipe do Programa, esses jovens e seus familiares. Isso teve um significado muito importante, pois realmente todos fazem parte dessa iniciativa. Foi um dia maravilhoso, no qual percebemos o significado que essa oportunidade tem para eles. Esclarecemos rapidamente o papel dos profissionais envolvidos e realizamos avaliações físicas. Destaca-se também que foi aplicado um questionário tanto para os pais como para os jovens, com a finalidade de obter informações sócio-demográficas e psicológicas. Os jovens ficaram muito entusiasmados com o começo do treinamento.
Então esse período de treinamento foi iniciado. Todos os 50 jovens e a Equipe do Programa aprenderam bastante nesses dois meses. Agora já foram definidos os 30 atletas que farão parte do Programa. Para chegarmos a essa definição, diferentes aspectos foram observados: psicológicos, sociais, físicos e técnicos. Todos esses fatores foram considerados na hora de selecionar os jovens. O Programa tem se preocupado tanto com os 30 atletas que foram selecionados, como com os 20 atletas que não foram. Outras alternativas têm sido buscadas, fazendo com que os jovens permaneçam na prática do atletismo e mantenham contato com a equipe do Programa Rumo ao Pódio Olímpico. Destaca-se que, antes da definição dos 30 atletas, houve a preocupação de preparar todos os jovens para a possibilidade de serem selecionados e também para a possibilidade de isso não acontecer. A Equipe também se preparou para esse momento de definição, que naturalmente mexe com sentimentos adquiridos durante essa convivência.
Foi muito gratificante notar o empenho dos 50 jovens ao longo desse período de dois meses treinamento. Alguns descobriram o atletismo a partir desses testes e mostraram um potencial enorme. Eles apostaram em um sonho e deram chance a uma nova possibilidade. Eles arriscaram e encararam o desafio. Os treinos foram realizados de manhã ou de tarde, de segunda a sexta. Há exemplos de jovens que acordavam 5 horas da manhã para chegar pontualmente aos treinos. Há exemplos de jovens que saíam do treino às 18 h e chegavam em casa somente às 22 h. Não é qualquer um que faz isso, principalmente quando se tem 16 anos de idade.
Um dos diferenciais do Programa é a formação de uma equipe multidisciplinar para auxiliar os atletas, contribuindo para a saúde e rendimento deles. Diversos fatores influenciam no desempenho dos atletas e é justamente por isso que essa equipe foi formada, sob a coordenação da Profa. Katia Rubio. Esses jovens serão preparados para lidar com as demandas envolvidas nos treinamentos e competições. Haverá vários desafios durante a trajetória dos atletas e eles estarão prontos para enfrentá-los.
A Psicologia do Esporte tem um importante papel na construção da mentalidade de campeão. Além de conquistar medalhas olímpicas (objetivo final), busca-se fazer com que os atletas assimilem valores relacionados à educação, ética, persistência, trabalho e respeito mútuo. O Programa não busca apenas descobrir atletas, mas principalmente desenvolvê-los. Atividades variadas serão realizadas, envolvendo atletas, a equipe técnica, a equipe multidisciplinar e também os familiares dos atletas. Tem sido fundamental a presença da Psicologia desde o início do programa, o que faz com que os atletas e a equipe técnica assimilem melhor a importância desse tipo de trabalho. A rotina de atuação tem sido estabelecida, com grande reconhecimento e aceitação dos jovens e da equipe técnica. Eles sabem que além do treinamento na pista, haverá outras atividades relacionadas à equipe multidisciplinar e que também fazem parte do treinamento. Essa será a rotina deles.
Desde já, avaliações têm sido realizadas com a finalidade de conhecermos melhor características desse grupo de atletas. No momento, as atividades têm sido desenvolvidas coletivamente, mas em breve haverá a realização também de atividades individuais. Estamos em um momento de elaboração de um planejamento anual, relacionado às ações da equipe técnica e também da equipe multidisciplinar. É claro que mudanças podem ocorrer nesses planos, mas sempre é importante definir um ponto inicial, com base nos objetivos definidos e nas fases de treinamento. O planejamento também será fundamental para a Equipe se organizar, dividindo tarefas e o tempo disponível com os atletas. A Equipe está comportando-se cada vez mais como equipe, percebendo que o compartilhamento de informações, a colaboração e a confiança mútua são fundamentais para a realização das tarefas e alcance dos objetivos.
Levando-se em conta que o Programa Rumo ao Pódio Olímpico é a longo prazo, é muito importante manter os atletas motivados ao longo desse tempo. É fundamental que eles desenvolvam satisfação pela atividade e por tudo que ela proporciona (motivação intrínseca). A Equipe tem ficado atenta às condições que fazem com que o treinamento seja mais agradável. Por exemplo, todo mês um dos treinamentos é realizado na Floresta Nacional, o que quebra a rotina e acrescenta às atividades um contato maior com a natureza.
O estabelecimento de metas também será aspecto chave para a manutenção da motivação dos jovens. Falar em medalha olímpica soa como algo muito distante se não forem estabelecidos os passos necessários para chegar até esse objetivo final. Esses degraus sucessivos serão estipulados, tendo em vista o ritmo de desenvolvimento de cada atleta.
O Programa busca a excelência. É necessário que tanto os atletas como os profissionais envolvidos não se acomodem, superando-se a cada momento. O planejamento, a avaliação constante das atividades realizadas e o aperfeiçoamento contínuo são imprescindíveis para que os objetivos sejam alcançados. Todos os integrantes da Equipe são cobrados em relação à busca por informações, tendo a responsabilidade de multiplicar o conhecimento adquirido a partir das ações realizadas. A ideia é compartilhar o que for aprendido e desenvolvido.
Para maiores informações, acesse o site do Instituto Joaquim Cruz: http://www.ijcdf.org/. Estamos também no facebook: https://www.facebook.com/podioolimpico.ijc?ref=tsLá você pode visualizar fotos e diversas informações referentes às ações realizadas até o momento. Em breve postaremos informações mais detalhadas sobre a conclusão do processo seletivo e o começo do treinamento com a equipe de 30 atletas.

Equipe do Instituto Joaquim Cruz – Programa Rumo ao Pódio Olímpico