terça-feira, 17 de julho de 2012

Curtas 17/07/2012

Basquete
Publiquei uma postagem sobre  Marcelinho Huertas  e as estratégias mentais que ele utiliza para manter seu alto nível em competições. Pois bem, ontem ele fez uma excelente exibição em jogo amistoso entre o Brasil e os Estados Unidos. O fato que me chamou atenção foi uma matéria da ESPN Brasil onde mostrava o comentarista americano referindo-se ao Marcelinho como o Steve Nash brasileiro. O comentarista elogiava o armador mas ressaltava que ele não jogaria na NBA pela excelente situação que se encontra no basquete espanhol.

Natação
Saiu uma matéria no terra sobre as mudanças de postura da natação brasileira. Enquanto em Atenas os nadadores eram autorizados a permanecer na vila olímpica após suas competições, em Pequim essa prática foi proibida para coibir a perda de foco dos atletas que ainda não haviam competido. Esse pensamento vai ao encontro do que expus na postagem sobre a tietagem do Neymar publicada há alguns dias. Bom saber que os técnicos estão aprendendo com a experiência!

Volei de praia
Na Folha de São Paulo de hoje saiu uma reportagem sobre o Crytal Palace (sede do Brasil). Entre as várias adaptações exigidas pelos dirigentes brasileiros a que nos interessa é a montagem de aparelhos 'idênticos" aos que serão utilizados pelos atletas. Por exemplo, as quadras de volei de praia utilizam a mesma areia das arenas oficiais e estão na mesma direção, ou seja, os atletas poderão treinar com a mesma posição do sol. A simulação é um tipo de estratégia comentada pelo PhD Terry Orlick em seu livro "Em busca da excelência".


Atletismo
Keila Costa foi entrevistada pela ESPN e mostrou algumas diferenças entre seus objetivos pessoais para os jogos de Atenas (participação), Pequim (final) e Londres (pódio). Já escrevi sobre metas em outras postagens, entre elas uma das que mais gostei de ter escrito é sobre o Rubens Barrichello.


Alguma matéria sobre o tema que lhe permetiu refletir? Compartilhe conosco!

Jogos de Londres e as postagens no blog

Com a proximidade dos Jogos Olímpicos de Londres o esporte começa a fazer parte do cotidiano de uma gama muito ampla de pessoas. Esse aumento de interesse, vem seguido pelo aumento da produção de conteúdo pelos veículos de comunicação. Para tentar cobrir o que vem sendo produzido pela mídia que diz respeito à Psicologia do Esporte vou utilizar uma estratégia diferente de postagens aqui no blog. Continuarei trazendo reflexões sobre matérias publicadas (com seus links), porém as postagens serão mais curtas. Espero que gostem do novo formato!

Abraços,
Tiago Duarte

Good Luck and Git’er Done in London 2012

Em 2010, o Canadá inteiro parou para celebrar os jogos de Vancouver. O Canadá estava em uma posição um tanto constrangedora pois era o único país da história a receber os jogos Olímpicos sem conquistar medalhas de ouro em seu solo (Montreal 1976). Era preciso mudar essa situação! Um sentimento de patriotismo misturado a honra ferida tomou os canadenses. Muito trabalho, organização e investimentos foram colocados para que Vancouver fosse um marco no esporte canadense. O resultado foi além do esperado. Além de liderar no quadro de medalhas o país conquistou recorde de medalhas de ouro em edições de jogos de inverno.

Após quebrar a "maldição" do ouro em casa e cravar seu nome na história dos jogos, o Canadá tem o desafio de conseguir um bom resultado nos jogos de Londres. Porém, esta é uma tarefa bem mais complicada pois quando não há neve envolvida, o resultado costuma ser mais modesto. Para dar uma forcinha para os atletas que vão ao Reino Unido neste verão europeu, o campeão Olímpico Jon Montgomery (skeleton) fez um vídeo que deve viralizar o país da folha de plátano. Espero que funcione! Afinal o país parou em há dois anos, é hora de parar novamente! Good Luck and Git’er Done in London 2012.


sábado, 14 de julho de 2012

Neymar e as Olimpíadas de Londres




           X





Uma matéria sobre como o Neymar irá tietar alguns dos atletas mais admirados do mundo, como Lebron James e Usain Bolt durante os jogos de Londres, me fez pensar sobre a postura de alguns atletas ao chegar a uma Olimpíada. Se por um lado temos os olímpicos com chances de medalhas com foco total na competiçāo, por outro lado a maioria dos atletas vão para participar da grande festa do esporte.
Dentre os competidores que partiram para os jogos para trazer medalhas, temos o exemplo de Jaque Silva e Sandra Pires, recompensadas com o primeiro ouro do volei de praia em Atlanta 1996. Elas alugaram uma casa próxima a uma quadra de areia para manterem os níveis de treinamento e diminuirem as distrações sofridas na vila olímpica. Para quem quiser um exemplo mais recente o César Cielo já declarou que durante os jogos olímpicos evitará ao máximo sair da rotina de treinamentos. Segundo o vídeo, César "evitará" contato com os pais,com a namorada e outros familiares que acompanharão os jogos em Londres.
Um livro que trata muito bem a quantidade de distrações sofridas pelos atletas durante este mega evento é o "Medalhistas Olímpicos" da Kátia Rúbio. São inúmeros casos de como a estrutura montada para atender os atletas pode ser um tiro no pé do desempenho esportivo. Um singelo exemplo dos perigos da vila é a disponibilidade de um Mc Donalds 24 horas onde os atletas podem "nutrirem-se" à vontade. Se lembrarmos do Pan no Rio, uma das matérias falava sobre "O recorde batido" de maior quantidade de preservativos distribuídos da história dos Panamericanos.
Mas vamos com calma, há uma grande diferença entre tietar o Usain Bolt e o Lebron e perder a linha na vila Olímpica. Entretanto essa linha pode ficar bem tênue caso não haja uma liderança firme que direcione a atenção dos atletas para o objetivo maior de uma equipe que vai brigar por medalhas.

quinta-feira, 5 de julho de 2012

III Congresso Brasileiro de Psicologia Aplicada ao Esporte e à Motricidade Humana


LOCAL: UNIP– Campus JK - Rio Preto
DATA: 06 a 08 de setembro de 2012
CONCEPÇÃO: LEPESPE - Laboratório de Estudos e Pesquisas em Psicologia do Esporte – IB – UNESP - Rio Claro-sp
ORGANIZAÇÃO: Secretaria de Esportes e Lazer de São José do Rio Preto
PARCERIA:  UNIP – Campus JK | Secretaria de Esportes e Lazer
APOIO :
- Universidade Paulista – UNIP
- Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão de São José do Rio Preto - FAPERP
SITE: http://psicologiadoesporte.esp.br/
APRESENTAÇÃO
Em 2012 o evento chega com algumas perspectivas diferentes e ainda mais provocativas para os interessados nesta área; com a temática “O desempenho humano e as novas tecnologias: da reflexão à prática”.
Assim, a promoção de um encontro para discutir os avanços e as novas possibilidades de intervenção no campo da Psicologia do Esporte, merece que seja realizado por meio de um evento, como o III CONGRESSO BRASILEIRO DE PSICOLOGIA APLICADA AO ESPORTE E À MOTRICIDADE HUMANA, para que possa contribuir na formação de profissionais aptos e com competência.
OBJETIVOS
- Incentivar as discussões acadêmicas e técnicas das áreas de intervenção dos profissionais da saúde, do esporte e da educação;
- Socializar conhecimentos a respeito de temas que interferem no desempenho do cidadão comum, do aluno e do esportista em seu ambiente de prática;
- Mostrar e contextualizar as interferências das novas tecnologias no desempenho esportivo e nas relações interpessoais.
- Integrar os profissionais das diferentes áreas de atuação, tendo como base a multidisciplinaridade de conteúdos e conhecimento.

HISTÓRICO
2009 - O I Congresso Brasileiro de Psicologia Aplicada ao Esporte e à Motricidade Humana foi realizado de 05 a 07 de novembro de 2009, contou com a participação de 308 participantes e com a presença do Prof. Dr Antonio Ruy Gomes da Escola de Psicologia da Universidade do Minho, da cidade de Braga, Portugal, como convidado internacional. 
2010 - O II Congresso Brasileiro de Psicologia Aplicada ao Esporte e à Motricidade Humana foi realizado de 11 a 13 de outubro de 2010 e em sua segunda edição obteve a participação 319 pessoas.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES
Inscrições de trabalho: até as 23h59 do dia 29/07/2012
Investimento: - Profissional = R$ 100,00
                     - Estudante = R$ 50,00


Postagem feita por
Lucas Ribeiro Cecarelli
Bacharel em Educação Física pela UNESP – Rio Claro
Licenciando em Educação Física pela UNESP – Rio Claro
Membro do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Psicologia do Esporte
Bolsista de Iniciação Científica CNPq/PIBITI
Contato: lucas_cecarelli@lepespe.com.br







Corinthians Campeão da América

Eu já sabia!!! Invicto! O Tite é (escolha seu adjetivo)... Fez com que o esquema tático blablabla... O time jogou unido, com garra... Aquela defesa do Cássio valeu a taça... O gol do Romarinho foi blablabla... E a minha preferida "o lado psicológico do Timão foi decisivo!" Após ler algumas dessas pérolas da superficialidade resolvi escrever uma postagem sobre as regras de ouro do blog futebolístico! Claro que meu blog está longe de ser referência no tema, mas é justamente isso que torna essa postagem tão pertinente. Todos (inclusive eu, se acham experts)! Como escrever um blog sobre futebol com vários hits(a razão de ser de um blog é ser lido e ter publicidade $$$): 1- Escolha um time em evidência, 1.1- Seja pelos bons resultados (torcedor adora elogio) 1.2- Seja pelos resultados negativos (o torcedor rival adora ver o outro afundando e gera polêmica) 1.3- prefira sempre a segunda opção, polêmica é traduzida em hits no seu blog 2- Felizmente no Brasil os times possuem férias tão pequenas que os jogadores não conseguem descansar, gerando espaço para críticas ferrenhas e insensatas do ponto de vista fisiológico (mas torcedor não fala o fisiologuês) entre outros (seja evasivo). 3- Não perca tempo falando de fisiologia, treinamento psicológico, ciclo de treinamento, estratégia de longo prazo (torcedor quer saber de resultado, do que acontece nos 90 ou quando muito nos 180 minutos) 3.1- os únicos casos em que tais áreas devem ser mensionadas são: o jogador aparentava cansaço - culpe o preparo físico (fisiologia contempla aspectos mais amplos, portanto use o termo preparo físico), o jogador "amarelou" - culpe o lado psicológico (treinamento psicológico é algo planejado, portanto "lado" psicológico cumpre melhor o papel), o jogador foi expulso (uma boa oportunidade para teorias da conspiração) 4- Cenários possíveis: 4.1. Time GRANDE perde de time pequeno (prato cheio!!!) 4.1.1- critique tudo (estrutura do time, gramado, altitude...) e todos(jogadores,técnico, diretoria...), se tiver um desafeto então essa é a hora. 4.1.2- aponte soluções embasadas em times da europa ( torcedores adoram se comparar com a europa!!! Infelizmente o Barcelona perdeu... Mas continua sendo o melhor comparativo) 4.1.3- menospreze o time pequeno que ganhou (mesmo sabendo que ele não é só figurante isso gera polêmica com sua pequena e fanática torcida o que gera HITS) 4.1.4. Ache um culpado!!! Use camera lenta e acha um dedo mindinho fora do lugar, mas ache o motivo da derrota! 4.2. CLÁSSICO 4.2.1- siga as etapas anteriores com o foco no perdedor ( ah como a crítica gera polêmica) 4.2.2- torça pra ter algum tipo de erro de arbitragem (polêmica), briga de torcida (lições de moral estão em alta), envolvimento com vencedores em festas com garotas de programa (garante postagem a semana toda) ou plante uma notícia (um amigo próximo do massagista do irmão do agente do Ronaldinho me confidenciou uma informação bombástica) 4.3. Time GRANDE vence/empata com time pequeno 4.3.1- levante dúvidas quango ao desempenho do time ao enfrentar um time grande 4.3.1- aponte as soluções que lhe convém 4.3.2- utilize as estratégias do clássico 4.4. FINAL de campeonato 4.4.1- utilize as frases do início da postagem rasgando elogios a todos que você criticou durante todo o torneio. 4.4.2- nessa situação não pega bem criticar o perdedor (a não ser em casos de Copa do Mundo onde o Brasil foi o perdedor, nesses casos qualquer time é time pequeno!!!) 5- REGRA DE OURO- se você não estiver sendo ofendido sua popularidade está em baixa, aumente as críticas ou melhore a pontaria ;) 6- E o Corinthians?!?! Não se preocupe com o tema da sua postagem, palavras-chave instigam os leitores e geram HITS!!! 7- Faça a lista dos 7 erros dos times perdedores (force a barra para encontrar os erros, isso gera polêmica) 8- repita o formato DESTA POSTAGEM! Aos que leram até aqui, desculpem o desabafo, mas foi até divertido! Alguma sugestão de como escrever postagens com conteúdos questionáveis?!?