quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Reportagem Magic Paula

Matéria muito boa que foi copiada do Blog do PFB. 

Além dos treinos, retaguarda psicológica é muito importante para os atletas, diz Paula

Denise Mirás, do R7
Um ano pré-olímpico é muito importante para os atletas no aspecto psicológico, na observação de Paula, campeã mundial de basquete na Austrália-1994 e vice-campeã olímpica em Atlanta-1996. Agora em 2011, portanto, é hora de controlar a ansiedade e encarar a temporada como um “vestibular para a Olimpíada”. E os dirigentes devem dar retaguarda profissional a seus atletas também nesse aspecto, a partir das comissões técnicas de cada esporte.
- Não se pode ficar pensando muito na frente – na Olimpíada – e esquecer que se tem um obstáculo grande, que podem ser índices ou torneios classificatórios, nas modalidades individuais, ou um pré-olímpico, nas coletivas.
Além de importante para os atletas que já se firmaram internacionalmente, o ano pré-olímpico também é fundamental para aqueles que estão buscando espaço, oportunidade e visibilidade.
- É procurar manter o equilíbrio emocional, a estrutura, não se deixar levar pelo deslumbramento, não desviar do foco. Esse talvez seja esse o grande erro do atleta brasileiro no geral: se esforça muito e, de repente, joga quatro anos fora, sem saber se terá outra chance de tentar ir a uma Olimpíada.
No caso dos dirigentes é hora de priorizar competições, lembra Paula. Para aquelas que forem consideradas secundárias, podem ser enviadas equipes mais jovens, para se dar experiência aos atletas.
- A Olimpíada-2016 será consequência do que fizermos agora.
Sob pressão sempre
Para exemplificar o tipo de pressão a que atletas estão submetidos, Paula lembra que a seleção de basquete passou por três Pré-Olímpicos antes de conseguir ir para os Jogos de Barcelona-1992.
- Talvez no nosso subconsciente tenha ficado gravado uma “missão cumprida”. Tanto que, em oito equipes, terminamos em sétimo [na Olimpíada seguinte, Atlanta-1996, a equipe de Paula foi vice-campeã, só perdendo para os Estados Unidos, na final].
Ex-atleta e agora cuidando de gestão de projetos ligados a esportes, Maria Paula Gonçalves hoje tem certeza da importância do treino mental, além do físico e do técnico.
- E normalmente não existe a preocupação com esse tipo de retaguarda que também tem de ser dada aos atletas, para que mantenham foco, motivação.
A maioria dos atletas “leva como bobagem” o trabalho com a mente, que é comprovadamente um diferencial, segundo Paula, e “fundamental”.
- Fizemos alguma coisa na nossa seleção, quando os soviéticos já faziam isso há 20, 30 anos.
Paula diz que essa batalha, psicológica, é “constante, diária”.
- É muita pressão e é preciso resolver situações todo o tempo, aprender a perder, a voltar a ganhar. E acredito que para a mulher ainda é mais difícil, porque ela se culpa mais, demora mais para digerir uma derrota, sofre muito. Por isso acho importante que a seleção tenha esse apoio. Ainda mais hoje, com os jovens cada vez mais voltados para dentro, para eles mesmos.

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Matéria sobre Memória Olímpica

Projeto da USP dá voz a mais de
2.000 atletas olímpicos brasileiros

Depoimentos em vídeo são coordenados por Katia Rubio, que luta por um Centro de Memória

Um projeto que começou em junho deste ano para ficar pronto por volta de 2014 deverá registrar depoimentos em vídeo de cerca de 2.240 atletas brasileiros sobre sua experiência em Olimpíadas, com apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo). A coordenação do “Atletas Olímpicos Brasileiros” está a cargo de Katia Rubio, do Grupo de Estudos Olímpicos da USP.

Com formação em Educação Física, Educação, Psicologia e Jornalismo, além de autora de diversos livros sobre o tema, a professora da Escola de Educação Física da USP também quer montar um Centro de Memória do Esporte Olímpico Brasileiro, que precisa de patrocinadores. - Até naturalmente acabamos captando todo um acervo – de público, de entrevistados... E estamos descobrimos muitas coisas – por exemplo: a primeira participação brasileira não foi em 1920 [Antuérpia, Bélgica], mas em 1900 [Paris], com o filho de um diplomata, que tinha dupla nacionalidade.
Confira matéria completa no link.

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Rumo a Londres

Já estava com saudades de postar vídeos. Como por aqui no Canadá tenho visto pouca tv, me falta matéria prima.
Agradeço a dica do vídeo ao meu irmão Rodrigo Duarte, ele também é psicólogo e vem trabalhando com um atleta do tiro que está na briga por uma vaga olímpica.




Muito legal este programa.
Gostei muito da parte(9 minutos) que fala sobre o melhor mesatenista do mundo. Sua fala demonstra o comportamento típico de um atleta que desempenha seu jogo de forma relaxada e com máximo desempenho no início dos jogos. Com seu medo de perder, ou como ele fala, sua vontade de vencer, ele tomava decisões mais conservadoras que facilitavam a vida de seus oponentes.
Logo depois ainda é citado sobre a importância da autoconfiança. Aquele cenário dos atletas chineses estarem entre os melhores do mundo lembrou-me do livro "Doing Sport Psychology" editado pelo PhD Mark Andersen. Lá ele relata uma situação semelhante chamada "Big fish in a Small pot, and Small fish in a big lake" (peixe grande em lago pequeno, peixe pequeno em lago grande). Que nada mais é do que grandes atletas regionais que dominam os treinos em seus clubes de origem, quando vão para clubes maiores sentem-se sobrecarregados pelo fim das regalias ou pela alta competitividade. No Brasil temos atletas que souberam lidar muito bem com este cenário, entre eles o César Cielo. Deu no que deu!

Abraços
Tiago Duarte

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Vídeo: Como atletas reagem sob pressão!




Pois é... já havia comentado sobre a dificuldade de postar vídeos do SPORTV, eles não disponibilizam o código para incorporar o vídeo ao blog.

Mas basta clicar no link e aproveitar direto da página deles mesmo.

O vídeo é bem legal, cita exemplos específicos como referência a problemas gerais que ocorrem com atletas de diversos países. Ainda faz uma ponte entre atletas Americanos e Brasileiros.

Aproveitem!

Internet

Olá a todos que seguem o blog.

Obrigado pela paciência! Sei que já faz algum tempo desde que não atualizo o blog. Entretanto passei por 2 mudanças de casa nos últimos 30 dias o que me deixou sem internet em casa, apenas pelo iPhone o que dificultava bastante as postagens. Por exemplo, não tinha como postar fotos ou vídeos... Mas isso é passado nas próximas horas estarei postando um vídeo bem legal que recebi.


Abraços a todos e um ótimo 2011!