sexta-feira, 31 de julho de 2009

Técnico de Cielo diz que marca durará pelo menos 2 anos


Bruno Doro
Em Roma (Itália)
Se o recorde mundial de Felipe França nos 50m peito durou pouco mais de dois meses, o de César Cielo nos 100m livre deve ter vida muito mais longa. O Mundial de Roma marca o fim da era dos supermaiôs da natação. A partir de 2010, os trajes high tech serão banidos. Com eles, opinião geral, os tempos irão regredir.


"Todos sabem que vão voltar um passo (em termos de tempo). É claro que os trajes ajudam. Mas é possível voltar a bater essa marca", afirma o australiano Brett Hawke, o australiano que transformou Cielo em campeão olímpico e no homem mais rápido do mundo.

Segundo o treinador, que foi quinto colocado nas Olimpíadas de Atenas, em 2004, a chave para que os nadadores voltem a nadar na casa dos 46 é justamente alguém já ter nadado dentro desse tempo, mesmo com trajes que ajudam na performance.

"Eles já sabem o que é preciso. O quanto é preciso treinar, qual a posição do corpo. Sem o traje, é claro que isso muda, mas a grande questão é que eles sabem o que procurar para chegar. E para um atleta, já ter feito uma marca diz que é possível", analisa.

A quebra, porém, não será imediata. "Nos dois primeiros anos, as marcas vão ser piores. Mas a partir daí, os tempos devem voltar a se igualar", espera. "Até lá, os nadadores terão de parar de se focar em recordes. Mas no final das contas, a pessoa não nada para bater recordes, nada para ser campeão olímpico, para ser campeão mundial", completa.

O próprio Cielo, porém, evita afirmar, com certeza, se sua marca poderá ser quebrada. "Eu nem pensei muito nisso, no que vai acontecer no próximo ano. Nós sabemos o que é preciso fazer (para obter a marca), agora, se vamos conseguir ou não, só saberemos no ano que vem".

A opinião de Hawke, porém, não deve ser descartada. Técnico de Cielo há três anos, ele transformou a piscina da Universidade de Auburn, no Alabama, em um dos maiores celeiros de velocistas do mundo. No Mundial, seus atletas conquistaram um ouro, com Cielo, duas pratas e um bronze.

Treinam com ele o francês Fred Bousquet, medalhista de bronze nos 100m e no revezamento 4x100m livre e recordista mundial dos 50m e o australiano Mathew Targett, prata nos 50m borboleta - além do dinamarquês Jakob Andkjaer, quarto na mesma prova.

O brasileiro e o francês, porém, são as jóias entre seus nadadores. "Eles são os mais rápidos do mundo e vão provar isso nos 50m. Vão se destacar do resto do mundo", prevê.

O segredo, segundo Hawke, é misturar sua experiência como nadador com técnicas novas e antigas de treinamento. "Acho que a experiência de meus anos de nadador ajudam. Eu uso o que eu vivi no passado, como treinei, e coloco o meu toque. E ter atletas talentosos ajuda muito. Eles (Cielo e Bousquet) são muito mais talentosos do que eu".

"CIELO TEM A LARGADA MAIS RÁPIDA DO MUNDO", DIZ TÉCNICO
Com 46s91, César Cielo bateu o recorde mundial nos 100 m livre e levou o ouro
Qual a diferença entre o Cielo que ganhou o bronze em Pequim, no ano passado, e do Cielo campeão mundial em Roma?
O César que ganhou o bronze era um garoto. O que ganhou o ouro, um homem. Ele ganhou muita confiança com a medalha de bronze. Em Pequim, ele não acreditava de verdade que poderia ser campeão olímpico nos 100m. Agora, ele tem 100% de certeza que é o melhor do mundo.

Qual o segredo de Cielo?
Ele tem a melhor saída do mundo. Os primeiros 15 metros são essenciais e o César é, facilmente, o homem mais rápido a deixar o bloco. É sempre um desafio para um velocista se recuperar quando larga pior do que seus adversários. Tentamos explorar nossas forças. Hoje, ele é o mais rápido do mundo e acho que Alain (Bernard, medalhista de prata) e Fred admitem isso.

Ele volta a treinar com você?
Ele esta livre para sempre voltar e treinar comigo. Sabe onde estou, sabe que se sente bem com o meu programa de treinos, mas ele é brasileiro. Adora viver em seu país. Ele sente falta da família e faz um sacrifício muito grande para estar em Auburn. Nunca sabemos se ele vai voltar ou não.*

* Pouco depois de Hawke colocar em dúvida a volta de Cielo, o brasileiro afirmou que em nenhum momento vai descartar Auburn como sua base de treinamento.

domingo, 26 de julho de 2009

Brasil 3 X 2 Sérvia

Minha proposta inicial era de nunca postar "achismos" sobre fatos ocorridos no cenário esportivo, afinal, não precisaria cursar 5 anos de psicologia para dar pitaco se fulano "amarelou" em tal momento... Por isso tento manter uma certa coerência com esta filosofia do Blog.

O que não posso deixar de fazer é não comentar sobre acontecimentos e suas possíveis implicações na forma como os atletas enfrentariam os mesmos. Isso é diferente de pressupor que algo aconteceu com fulano para que ele errasse. Seria uma falta de ética da parte de qualquer psicólogo julgar um atleta sem conhecer o caso a fundo. Portanto vamos aos fatos e suas possíveis implicações!

O jogo: Brasil X Sérvia final da Liga Mundial de Volei.
Local: Belgrado (Capital Sérvia)
Data: 26/07/09
Momento do jogo: 3 set, Brasil (2 sets) 21 x 21 Sérvia (1 set)

Situação: Em uma reportagem para o site terra, o levantador Bruno, disse que a torcida jogava moedas e isqueiros neles(no vídeo 2min 08)! Pressão total! Em um ataque de Ivan Miljkovic (maior pontuador pelo segundo ano consecutivo) a bola bate no nosso bloqueio e volta na cabeça do atacante sérvio! Para espanto de todos o juiz dá bola fora e ponto para a Sérvia. Bernardinho falta invadir a quadra. Todos os jogadores brasileiros reclamam da arbitragem. Quando acontece o inesperado. Os delegados do jogo chamam o juiz auxiliar e explicam que a bola bateu na cabeça do sérvio e que o ponto deve ser brasileiro.

Nas palavras do comentarista da SPORTV: "Nunca ví isso antes, a tecnologia interferindo no resultado de um jogo de volei!" O Brasil estava a frente no placar 22X21.

Pensei: - Agora vencemos o jogo! Com a Sérvia totalmente fora de si pela volta do ponto, é só marcar mais 3 pontos e fechar!

Mas quem voltou muito mais fortalecida do episódio foi a Sérvia, pois fecharam o set em 23X25. Foi isso o que mais me impressionou, a capacidade da seleção brasileira retomar o foco para o tie-break. O Brasil iniciou uma reação incrível e saiu de uma desvantagem de 5 a 8 para marcar 12 a 10. O resto é história!




Aos 2min e 40 segundos há um comentário muito bom do Murilo sobre uma técnica muito utilizada e disseminada pela Psicologia do Esporte que é a auto-fala (auto-conversação ou conversa interna) .
- Naqueles 3 segundos eu falava pra mim mesmo, muita calma, você trabalhou muito pra isso por muito tempo, o saque vai entrar!

Parabéns Seleção! É claro que não é só concentração que ganha jogo, mas nos momentos decisivos são os detalhes que decidem e este foi um detalhe muito bem trabalhado!

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Congresso AASP


Este será o Congresso da AASP (Associação de Psicologia do Esporte Aplicada).
Para quem gosta da área aplicada, sem dúvida os EUA são quem mais produz sobre o assunto. Não digo produção apenas acadêmica, mas a área para psicólogos do esporte no país é muito grande devido até a profissionalização de diversos esportes.

Quanto a Salt Lake, é uma ótima cidade, em 2002 tive oportunidade de morar a 50 min. de distância! Não sei se por serem Mormons (religião
dos Santos dos Últimos dias), mas a população é muito educada e receptiva. Belas montanhas circundam a cidade e no inverno a vista é de tirar o fôlego!

Esta foto é da época dos jogos de inverno em 2002, haviam vários prédios "envelopados" com temas esportivos. Muito legal! Vou procurar onde estão as minhas fotos... depois coloco!

Para quem puder visitar Salt Lake City, fica a dica:

AASP Annual Conference 2009

September 15-18, 2009
Sheraton City Centre
Salt Lake City, Utah


The Association for Applied Sport Psychology holds its annual conference every fall. The goals of the conference include:

  • promoting the science and practice of sport and exercise psychology,
  • providing opportunities for professional networking,
  • discussing information related to theory development and research, and
  • sharing ideas about the provision of psychological services to consumers.

Maiores informações: clique aqui.

Aproveitem!

terça-feira, 21 de julho de 2009

Psicologia do Esporte e Segurança Pública

Unicef: 33 mil jovens serão assassinados
no Brasil até 2012

Esta é a manchete no site da Rádio CBN sobre uma pesquisa divulgada no dia de hoje sobre as perspectivas de morte por arma de fogo entre adolescentes Brasileiros.

A entrevista na íntegra está no link abaixo. Porém vale ressaltar alguns pontos importantes.
Foram pesquisadas cidades com mais de 100 mil habitantes. A média brasileira foi de 2 mortes
para cada 1000 habitantes, o que representa o SEXTO lugar no mundo! Estamos falando de adolescentes entre 12 e 18 anos!

Nestes últimos dias tenho lido muito sobre música e psicologia do esporte (ver posts anteriores) e um deles me chama atenção, pois como ficou comprovado a música pode aumentar a participação e permanência em atividades físicas e por isso o autor trata a Psicologia do Esporte como questão de saúde pública!!!

Se levarmos este raciocínio mais adiante perceberemos que há diversas OnGs que desenvolvem trabalhos fantásticos seja com música (Afro Reggae), cultura (Picasso não Pichava) ou esporte (Vila Olímpica da Mangueira). Com objetivos muito mais amplos do que formar artistas, cantores ou campões, mas evitar que este índice alarmante de fatalidades cresçam!

Este é um livro que fala de um projeto de Psicologia do Esporte realizado com adolescentes da ex-Febem e que mostra como podemos utilizar esta grande metáfora para a vida que é o esporte.

Parabéns Fábio Silvestre da Silva por abrir as portas no Brasil para uma solução tão viável e um caminho tão bonito para esta área que tanto amamos!



segunda-feira, 20 de julho de 2009

Atletas deveriam beber cerveja todo dia, diz estudo

Achei uma notícia que valia a pena ser publicada em mais lugares!
Obrigado Catalina pela dica!

Abraços,
Tiago

07/07/2009 - 13h02

ANELISE INFANTE
da BBC Brasil, em Madri

Além de matar a sede e relaxar, a cerveja ajuda na recuperação após a prática esportiva. A afirmação é de um estudo --apresentado ao Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC) da Espanha-- que defende o consumo moderado da cerveja para os atletas como fonte de hidratação diária.

O estudo "Idoneidade da cerveja na recuperação do metabolismo dos desportistas", apresentado nesta terça-feira (7), foi baseado em relatórios e pesquisas de especialistas em medicina, fisiologia e nutrição da Universidade de Granada com o aval do CSIC.

Segundo o documento, os componentes da cerveja ajudam na recuperação do metabolismo hormonal e imunológico depois da prática desportiva de alto rendimento e também favorece a prevenção de dores musculares.

A tese é defendida pelo cardiologista e ex- jogador de basquete da seleção espanhola, Juan Antonio Corbalán, medalha de prata nas Olimpíadas de Los Angeles (1984).

O estudo foi realizado em dois anos e recomenda o consumo de três tulipas de 200 ml de cerveja (ou de 20 g a 24 g de álcool) para homens e duas para mulheres (10 g a 12 g) por dia; volume que os autores do relatório definem como moderada.

Cerveja ou suco de laranja

De acordo com os pesquisadores, a cerveja contém 95% de água e é a bebida alcoólica com menor gradação (5% em média). Uma tulipa de 200 ml possui 90 calorias, o mesmo que um copo de suco de laranja.

Para chegar a essa conclusão de consumo na dieta de desportistas, os cientistas fizeram pesquisas com 16 atletas universitários com idades entre 20 e 30 anos, em boa forma física e que alcançavam uma velocidade aeróbica máxima (VAM) de 14 km/h.

Além disso, todos deveriam ser consumidores habituais e moderados de cerveja, manter uma dieta mediterrânea, não ter hábitos tóxicos nem antecedentes familiares de alcoolismo.

Os testes foram feitos durante três semanas em baterias diárias de uma hora de corrida, sob calor de 35ºC, 60% de umidade relativa e duas horas de pausa para hidratação.

Nesse intervalo os atletas bebiam água ou cerveja (máximo de 660 ml), alternando as bebidas em cada pausa de hidratação para comparar resultados.

"Tão boa quanto água"

A conclusão foi que a cerveja permitia recuperar as perdas hídricas e as alterações do metabolismo tão bem quanto a água.

Os cientistas usaram parâmetros indicativos como: composição corporal, inflamatórios, imunológicos, endocrinometabólicos e psicocognitivos (coordenação, atenção, campo visual, tempos de percepção-reação, entre outros) para comprovar que o álcool não afetava a atividade de hidratação.

O estudo destaca ainda que a cerveja contém substratos metabólicos que substituem algumas substâncias perdidas durante o exercício físico como aminoácidos, minerais, vitaminas e antioxidantes.

Mas apesar desta defesa do consumo da cerveja, os pesquisadores espanhóis afirmam que o consumo nunca deve passar da moderação, porque o excesso de álcool não se metaboliza e, por isso, afeta o sistema nervoso central.

No caso dos desportistas a recomendação do relatório é beber durante as refeições. Nunca momentos antes de praticar exercícios nem logo depois.

O intervalo indicado para a cervejinha da hidratação é de duas horas antes ou depois de suar.

outra reportagem mais antiga.

domingo, 19 de julho de 2009

Dicas!!!

Há uma cena clássica na minha busca por conhecimentos na Psicologia do Esporte. Lembro-me como se fosse ontém. Fui procurar um professor da minha faculdade porque alguém havia me dito que ele gostava da área.

Ao apresentar-me a ele e relatar meu interesse sobre PE, ouço ele dizendo: "olha se você quiser conhecer mais sobre a área, comece lendo um livro chamado "Fundamentos da Psicologia do Esporte e do Exercício", não lembro bem qual o nome do autor, mas este é um bom começo"!

No princípio me senti meio frustrado, afinal já havia lido o livro, mas quando vejo alguém iniciando na área é dificil não dizer a mesma coisa.

Como o nome do tópico é DICAS, lá vai:
1a - Normalmente apenas a 3a edição deste livro é encontrado nas bibliotecas, isso não é ruim, mas a 4a edicão trás recursos interativos, lá você encontra um guia de estudos e vários vídeos!!!
2a - Acesse o site da Human Kinetics, clique em View Student Resources, informe o e-mail: weinberggould@artmed.com.br e Senha: weinberg, e clique em login.
3a - aprenda inglês... é isso mesmo, de novo este tópico. Para ler um pouco mais sobre isso clique no marcador Inglês.

Aproveite as dicas!
Abraços

Revista Abrapesp


Para quem gosta da Psicologia do Esporte tanto quanto eu, mas prefere ler no seu próprio idioma!

Vai uma notícia fresquinha...

A 4a edição da Revista Brasileira de Psicologia do Esporte já está no forno, portanto aguardem mais uma excelente oportunidade de ler sobre o estado da arte desta área no Brasil!

Uma informação muito legal sobre a revista é que em todas as edições tiveram ao menos um artigo de colaboradores internacionais!

Para acessar as edições anteriores basta clicar no link na página principal do Blog! (em Sites Interessantes)

Para quem ainda não leu a 3a edição, estes foram os artigos:

Motivação e perspectiva futura no tênis infanto-juvenil

A produção de sentidos subjetivos e as configurações subjetivas na especialização esportiva

Disposições pessoais de tenistas jovens: um estudo fundamentado na teoria bioecológica de Bronfenbrenner


O posicionamento existencial frente à dor: uma aproximação fenomenológica às experiências de atletas lesionados em tratamento


Ciência e futebol na pós-modernidade: por uma perspectiva crítica

Um olhar positivo sobre a psicologia do esporte: contribuições da psicologia positiva

Um jeito novo de jogar na medida: o futebol libertário


Duelo de titãs: considerações acerca da coesão grupal e liderança


Abraços,
Tiago

quarta-feira, 15 de julho de 2009

Aposentadoria ou Transição na carreira?


O primeiro momento onde percebi que a transição de carreira estava mais próximo do que eu  imaginava foi no I Congresso da Abrapesp em 2007. Lá fiz uma apresentação oral sobre: "O significado do corte para jovens atletas de basquetebol" foi ao fim de uma apresentação sobre aposentadoria no esporte que percebi como os temas estavam entrelaçados.
Na fundamentação teórica, havia uma clara diferenciação sobre Transição de Carreira e Transição na Carreira, onde o primeiro significa a famosa e temida (para muitos atletas) aposentadoria seja por "burnout", "dropout" ou só out e o segundo significa uma mudança nos caminhos que a carreira toma, mudanças estas caracterizadas pela entrada no time profissional, no caso de atletas recém-contratados, ou pela mudança de país o que demanda assimilações de uma nova cultura.
Daí me veio o estalo (insight), se alguns atletas jovens (16 e 17 anos) param de jogar basquetebol por terem sido cortados do time. O corte pode influenciar (para não ser maniqueísta) em como se dá a transição na ou da carreira esportiva destes jovens!
Felizmente, este é um tema que foi bem discutido ultimamente. Houve o Seminário Internacional de Destreinamento e Transição de Carreira Esportiva, um evento promovido pela Abrapesp (Associação Brasileira de Psicologia do Esporte) e pela SBME (Sociedade Brasileira de Medicina Esportiva) com apoio do Ministério dos Esportes, no mês de fevereiro em São Paulo. O evento contou com quase 15 Doutores entre eles Prof. Dr Francisco Ucha (Cuba), Prof. Dr. Ramon Alonso Lopez (Cuba/Br.).
Contou ainda com Ana Moser (ex-atleta voleibol), Lamond Murray (ex-atleta NBA), Sócrates Brasileiro Souza Vieira de Oliveira (ex-atleta futebol), Vanderlei Cordeiro de Lima (ex-atleta atletismo) entre outros.
Outra forma pela qual a discussão veio à tona foi graças ao programa Dossiê SPORTV gravado com alguns dos convidados do Seminário. Para quem quiser acompanhar o programa, ele está disponível no site do SPORTV e foi dividido em duas partes. Portanto clique em parte 1 e parte 2 e assista.
Bem, me perguntava o que eu poderia acrescentar ao assunto após ter sido discutido em alto nível durante o Seminário e de forma muito bem explorada pelo Sportv. Eis que aparece minha esposa e me conta a novidade: "Estava navegando no site do RBC ( Royal Bank of Canada) e descobri algo que vai te interessar.
Pois bem, o RBC possui uma área especializada em atletas e técnicos esportivos para assessorá-los com suas finanças, com uma equipe multidisciplinar de gestores em finanças e ex-atletas que orientam de forma personalizada as aplicações de seus clientes atletas. Favorecendo a chegada da aposentadoria sem a preocupação de que "agora a vaca foi pro brejo".
Quem quiser saber mais sobre este serviço clique em RBC.
Abraços.

segunda-feira, 13 de julho de 2009

Dando o devido crédito


Ainda não agradeci oficialmente ao apoio recebido do UniCEUB, instituição onde curso o 10 semestre de psicologia, pela qual através do Diretório Central dos Estudantes - DCE, fui agraciado com uma quantia equivalente a quase o valor de minha inscrição no Congresso da ISSP no Marrocos. O que pode não parecer muito, tão pouco deve ser desprezado, afinal a taxa do Congresso era de 200 euros para estudantes, portanto esta foi uma ajuda muito bem-vinda!

Pode até não ter sido determinante para minha participação no evento, mas certamente me mostrou que quando há bons trabalhos que representem a instituição até exceções são aceitas. Isto porque até então somente era fornecido apoio para professores ou então para o pagamento de transporte (frete de ônibus) caso houvesse no mínimo 30 alunos inscritos no evento, o que claramente não era o caso!

Muito Obrigado DCE e UniCEUB por me apoiarem na participação deste evento!

International Journal of Sport & Exercise Psychology (IJSEP)


Boas Novas!!

a partir de janeiro de 2010, a versão eletrônica do IJSEP International Journal of Sport & Exercise Psychology será disponibilizada para todos os membros da ISSP.

Isso significa que pagando a taxa que varia de U$ 10 a $40 anuais (dependendo da renda declarada), qualquer interessado terá acesso a esta revista que até pouco tempo custava $44 para estudantes e $58 para profissionais.

Mais uma oportunidade que só aproveita quem domina a língua de Shakespeare. Se você ainda está em dúvida entre aprender ou não inglês, dê uma olhadinha na minha postagem sobre isso é só clicar no marcador INGLÊS!



Esta é a mensagem dos editores da revista. Maiores informações sobre a revista: http://www.fitinfotech.com/IJSEP/IJSEPWVU.tpl
Informações sobre a ISSP: http://www.issponline.org/index.asp

Abraços!

---------------------------------------------------------------------------
Dear colleagues,

From January 1, 2010, the electronic version of the International Journal of Sport & Exercise Psychology (IJSEP) will be provided for all ISSP registered members.

Please visit the journal webpage to view submission guidelines, current and back issues and contents of future issues: http://www.fitinfotech.com/IJSEP/IJSEPWVU.tpl

Athanasios G. Papaioannou & Jean Côté

IJSEP Editors

domingo, 12 de julho de 2009

Brasileiros em Marrocos




Este é o seleto grupo de brasileiros que estiveram no 12 Congresso Mundial da ISSP no Marrocos.

Da esquerda para direita: Dra. Rossana Benck (UnB- Brasília), Roberta Domingues Duarte (minha jovem Senhora), Tiago Duarte (Eu), Dra Kátia Rúbio (USP- Sampa), Ms Alessandra Dutra (Seleção de Handebol), Dr Marquito (Dentista, por isso o Dr... esposo da Alê), Rubens (Seleção de Boxe), Priscila Mourthé (MG), Ms Newton Viana Jr. (FACSAL-MG).

Foram também as queridas Christina Faria e Dra Luci Salmela ambas de Minas e a Dra Regina Brandão (atualmente fazendo Pós Doutorado em Portugal) e Dr Ruy Krebs (SC) porém não tenho foto com eles.

Pois bem, esta é a turminha do barulho que pode aproveitar muito todas as oportunidades dadas pelo Congresso, seja para aprendizado, seja para network ou até mesmo para um pouquinho de turismo (certo Beta!).

Pensando bem... estava no meio de feras!

terça-feira, 7 de julho de 2009

Música e Desempenho Esportivo


Como um bom contador de estórias tenho que começar por uma...

em 2002 estava morando em Coal Ville, cidadezinha (põe zinha nisso) no estado americano de Utah. Isso porque estava trabalhando no Deer Valley Resort, mais especificamente no Silver Lake Restaurant, quando ao chegar em casa ligo a TV e está passando os Jogos Olímpicos de Inverno de Salt Lake City, até ai nada de novo, afinal foi justamente a oportunidade de vivenciar os jogos de inverno que me fizeram escolher a cidade de Park City para trabalhar durante minhas férias da faculdade... quando de repente vejo um snowboarder na competição de Half pipe usando fones de ouvido, não do tipo ipod (branquinho), mas uns meio grande mesmo, acho que na época nem existia ipod, lembro ter comprado um disc-man com anti-choque que evitava pular com impactos hehehe coisa de velho...

Sei que aquilo me chamou atenção!!! O porque dele utilizar a música em uma competição tão importante... ahh resultado ele arrebentou, dava pra perceber que ele estava solto na prova, curtindo o momento com o público e fazendo a parte dele. Desde então comecei a esquiar com fones de ouvido e acho que devo meus 5 pinos no ombro direito a influência que a música exerce na performance esportiva, afinal todas as vezes que eu tentava um novo salto ou "truque" colocava Dave Mathews Band e "mandava ver"!
É engraçado perceber que foi apenas 2 anos após que em outra viagem aos EUA que decidi fazer Psicologia do Esporte, afinal desde 2002 já era facinado pela influencia da mente no desempenho esportivo.

Para encerrar, este será meu tema de monografia no UniCEUB: a influencia da música no desempenho esportivo.

sábado, 4 de julho de 2009

INSCRIÇÃO - PROCEDIMENTOS

Leia atentamente as instruções e assine estar ciente das condições para que possamos efetuar sua inscrição.

1. Preencher a ficha de inscrição no formulário eletrônico.
2. Os descontos somente serão oferecidos para os Estudantes mediante a apresentação do comprovante de matrícula ou a carteirinha que possua a indicação do ano vigente.
3. Somente o associado ABRAPESP que possuir a anuidade 2009 paga poderá obter o benefício do desconto para a participação do evento.
4. O valor da inscrição deverá ser feito através de um depósito na Conta Corrente da Associação Brasileira de Psicologia do Esporte: Banco do Brasil, agência 3559-9 c/c 33.500-2
1. O depósito poderá ser feito nos caixas do Banco do Brasil com o número do CPF identificado (depósito identificado) o que garante o reconhecimento imediato do depositante.
2. Depósitos realizados nos caixas eletrônicos não possibilitam a identificação do depositante portanto requer confirmação da transação através do envio do comprovante de depósito assim como as indicação de data e horário em que foi efetuado para confirmarmos a entrada de tal valor. Não nos responsabilizando por possíveis extravios e erros no processo bancário.
3. O depósito poderá ser realizado através de Transferência entre bancos. Realizar a opção de transferência identificada e enviar o comprovante de tal transação.
5. Enviar ficha de inscrição e comprovante de depósito (caso não tenha realizado depósito identificado) para o e-mail: contato@abrapesp.org.br, indicando no campo assunto: INSCRIÇÃO II CONGRESSO.
6. Após o recebimento deste material a inscrição somente será aprovada após a confirmação do depósito.
7. Sua inscrição também depende do número de vagas disponíveis e restantes, caso após o depósito em banco for confirmada que não existem vagas devido à lotação do auditório, a ABRAPESP se responsabiliza em devolver o valor equivalente ao depósito efetuado.

Informações: contato@abtapesp.org.br

Ficha de Inscrição